COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA E ETNOEDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1edptKeywords:
educação, ensino, formaçãoAbstract
Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.
Downloads
References
AZEVEDO, A. D. M.; NEIVA, C. R. N.; CHAGAS JUNIOR, E. M. C. J.; ARROYO, M. B. DE C. F. A. O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA). Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a1pt, 1 jan. 2021.
BORGES, A. K. P.; BRITO, A. G. F.; BATISTA, I. B.; MARINHO, J. DA S.; COSTA, E. B. DA S.; MELO, M. F. X. DE. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a10pt, 1 jan. 2021.
CANÇADO, A. C.; BARROS, F. S.; BARROS, F. S. POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: revisão sistemática da literatura . Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a14pt, 1 jan. 2021.
EME, J. B.; BAPTISTA , M. L. C. JORNALISMO LITERÁRIO AVANÇADO E NARRATIVAS ARTESÃS: sinalizadores para a pesquisa em Turismo. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a15pt, 1 jan. 2021.
FERREIRA, W. A. DE A.; ZONIZOKEMAIRÔ, N. EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a4pt, 1 jan. 2021.
MACIEL, E. DA S.; GOTARDELO, M. P. S.; RODRIGUES, A. L. M.; QUARESMA, F. R. P.; BARASUOL, A. M.; NASCIMENTO, L. R. DO. NOVO CORONAVÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS EM SEU ENFRENTAMENTO. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a9pt, 1 jan. 2021.
MORAES, N. R. DE; GUALBERTO PEREIRA BERNIERI, C.; FÔLHA, J. G. P.; ALVES, L. G. P. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a6pt, 1 jan. 2021.
PORTO JÚNIOR , F. G. R.; ALVES , V. B.; SANTOS DA COSTA OLIVEIRA, I.; COSTA , J. S. DA. UM OLHAR SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL DOS POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA LEGAL. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a3pt, 1 jan. 2021.
PORTO JÚNIOR, F. G. R.; MARTINS, V. C.; MORAES, N. R. DE; MARCHETTI, C. T. B.; LACERDA, A. DA C. ECONOMIA DO GRUPO KAINGANG DO OESTE PAULISTA NA TERRA INDÍGENA VANUÍRE. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a8pt, 1 jan. 2021.
QUADRADO, J. C.; LIMA, E. A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a11pt, 1 jan. 2021.
QUIXABEIRA , A. P. DA S.; SILVA, A. R. A.; ARAÚJO, B. C. DE; SILVA, B. C.; ABREU, V. P. L.; BORGES, A. K. P.; FERREIRA, R. K. A. METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a12pt, 1 jan. 2021.
RODRIGUES, H.; MELO, I. “PLANTÃO DA CIDADE”: um estudo da participação política local e constituição de subjetividades por meio do Facebook. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a13pt, 1 jan. 2021.
SEFANE, A. F.; GOMES, J. DOS S. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS: Etnias Moçambicanas. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a7pt, 1 jan. 2021.
VICENTE, E. F.; GOMES, S. C. V.; LIMA, P. G. QUILOMBOS PAULISTAS: A política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em sua interface com as comunidades tradicionais frente ao projeto de lei estadual nº 529 de 2020. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a5pt, 1 jan. 2021.
ZOIA, A.; CURVO, L. F. S. O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a2pt, 1 jan. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.