REDEFININDO AS PROPOSTAS DO LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA VII CONFINTEA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt

Palavras-chave:

Diversidade, Inclusão, CONFINTEAS, Representatividade

Resumo

A proposta desse artigo foi analisar uma coleção de livros de Ensino Médio a partir das convergências e divergências da VII Conferência Internacional de Adultos, referente ao protagonismo da pessoa com deficiência. A metodologia empregada foi uma revisão bibliográfica qualitativa feita em bases de dados e em três livros que fazem parte da coleção Diálogos. Os resultados apontam que falta representatividade das pessoas com deficiências e concluímos que os livros devem trazer mais narrativas sobre estas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Farias Barros, Universidade Lusófona

Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutora em Estudos de Linguagem, Educação e Filosofia da Linguagem, pela UFF (2013/2014). Estudando Clínica e Psicanálise, pelo SEPAI. Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.E. São Domingos Sávio, do Instituto de Educação de Niterói e do CEM Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China onde também exerceu a função de Diretora Adjunta Pedagógica. Hoje, atua como docente da Língua Portuguesa e da Literatura, no Estado, como Professora Titular do Ensino Superior (desde 2008), ministrando as disciplinas de Linguística, Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Narrativa Brasileira, Poesia, Literatura Africana, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia da Pesquisa, História da Língua e Literatura Portuguesa na Graduação da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro, situada em São Gonçalo, onde exerceu, também, a função de Coordenadora do Instituto de Educação da Faculdade de Letras, de 2016 até 2017. Na Lusófona do RJ, ministra a todos os cursos (Direito, Letras, Pedagogia, Tecnólogos e Administração). Professora Especialista do Ensino Especial do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, FME, onde compõe a equipe de Educação e Cultura (CECULT). Em 2013, foi professora conteudista da Faculdade Unyleya (AVM) desenvolvendo material pedagógico para as disciplinas de Teoria da Literatura, Latim e Filologia Românica. De 2011 a 2013, exerceu atividade como bolsista conteudista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, (CECIERJ/CEDERJ), realizando as revisões curriculares estaduais dos Currículos Mínimos de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda produziu o Currículo Mínimo de Produção Textual do Ensino Regular e foi Articuladora Acadêmica do Currículo de Língua e Literatura do Ensino Normal, Formação de Professores. Permaneceu como conteudista, elaborando materiais pedagógicos para a Nova Eja e todo o material de Orientação Pedagógica Curricular para o ensino médio e fundamental da SEEDUC. Hoje, permanece no quadro contratado do CEDERJ como tutora/mediadora dos Cursos de Atualização para Professores das redes. Teve sua tese de doutorado selecionada para publicação em livro pela EDUFF, Niterói, publicada, em 2017, sob o título TRILOGIA DE SOMBRAS: Saramago, Santo Agostinho e Heidegger. Publicou, recentemente, nova obra, agora, ficcional, sob o título "Contos de resistência". Tem experiência nas áreas de: Letras, Pedagogia, Turismo e Direito, com ênfase em Língua Portuguesa, Produção Textual, História da Língua, Literatura Portuguesa, História da Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, análise, José Saramago, conto, arte, poesia, educação e cinema.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- universitário em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão.

Referências

BIGATE, T. F; WILLE LIMA, N. R.; REDOVALIO FERREIRA, R. M.; MARIANI BRAZ, R. M. Museu Do Amanhã: Recursos de Acessibilidade para eficientes Visuais. RevistAleph, n. 29, 13 dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3zg9T4n

BRAGA, Paola Gianotto; GOMES, Vera Lucia. A historicidade da pessoa com Deficiência: da Invisibilidade à inclusão. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 2,n. 6, p. 51-62, 2018. Disponível em: https://bityli.com/PrGYKJeo

Brasil - Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil – www.forumeja.org.br. 2008 Disponível em https://bityli.com/YCduACca

BRASIL Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília : SDH-PR/SNPD, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3nz79Zg

BRASIL- LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Presidência da República,

Secretária-geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: (https://bityli.com/QGrcCP)

DE ALBUQUERQUE, Roberto Chacon. A lei de prevenção de doenças hereditárias e o programa de eutanásia durante a Segunda Guerra Mundial. Revista CEJ, p.43-51, 2008. Disponível em: https://bityli.com/faJWWoVD

DE LIMA, Luciene M.; HUR, Domenico Uhng. As inscrições corporais no diagrama das alianças. Lugar Comum–Estudos de mídia, cultura e democracia, n. 50, p. 174-193. Disponível em: https://bityli.com/nyExZmsXF

FERNANDES, João Eduardo dos Santos et al. Importância do braille no início do ciclo ensino-aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão. 2014. Dissertação de Mestrado, Universidade Portucalense. Disponível em: https://bit.ly/3v1M8e5

IRELAND, Timothy D. 3. Sessenta anos de CONFINTEAs: uma retrospectiva. Educação de adultos em retrospectiva , p. 31. Disponível em: https://bityli.com/WZMsGzEn

GUEDES, Carine Schenekenberg; LOUREIRO, Armando de Paulo Ferreira. Educação de adultos: de onde viemos e para onde vamos?. Laplage em revista , v. 2, n. 1, pág. 7-21, 2016.Disponível em: https://bityli.com/bfIcMDlH

LAURENTI, Ruy; MELLO JORGE, Maria Helena Prado de; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson. Características da mortalidade infantil e da natimortalidade da Baixada Santista. 1982. p. 28-28. Disponível em: https://bit.ly/3RO1hsW

OLIVEIRA, Alessandra Furtado, A História que na História não consta: Um livro de História para contar as trajetórias e narrativas das pessoas com deficiências. Dissertação de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, UFF, 2022.

PINTO, Fabiana de Souza et al. Rubéola congênita: aspectos audiológicos e a importância da vacinação. Anais, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3PjmXM0

SILVA; Ana Beatriz Ribeiro Barros. Acidentes, adoecimento e morte no trabalho como tema de estudo da História. Oliveira TB, org. Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba [Internet]. Campina Grande: EDUEPB, p. 215-40, 2015.Grande: EDUEPB, 2015, pp. 215-240. ISBN 978-85-7879-333-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org Disponível em: https://bityli.com/qvtLMwUS

SILVA, O. M. A Epopéia Ignorada- A pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1986.Disponível em: https://bityli.com/uTdxLEuD

SILVA JUNIOR, G. E.; FERRAZ, D. P. de À. O uso dos Recursos em Tecnologia Assistiva para a Permanência de Servidores com Deficiência no Ambiente de Trabalho. Trabalho & amp; Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 89–104, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.9892. Disponível em:https://bit.ly/3OdKahq . Acesso em: 13 maio. 2022.

UNESCO, CONFINTEA VII Marco de Acción de Marrakech Aprovechar el poder transformador del aprendizaje y la educación de adultos, 2022). Disponivel em: https://bityli.com/RWZSvcgh

VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019. Disponível em: https://bityli.com/UJBFX

WANZINACK, Clóvis. Bullying e Cyberbullying: faces silenciosas da violência. In: Diversidade e educação: Intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia, WANZINACK, C.; SIERRA, J.; SIGNORELLI, M. p. 67-81, 2014. Disponível em: https://bityli.com/vQkVzSjY

Publicado

2023-12-31

Como Citar

FURTADO DE OLIVEIRA, Alessandra; DE FARIAS BARROS , Jacqueline; MARIANI BRAZ, Ruth Maria. REDEFININDO AS PROPOSTAS DO LIVRO DIDÁTICO SOB A LUZ DA VII CONFINTEA. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a27pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15768. Acesso em: 19 nov. 2024.