O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p276

Palavras-chave:

Pensamiento computacional; Economía doméstica y financiera; Software Scratch; Tecnologías de Información y Comunicación Digitales (TDIC).

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a integração do software Scratch para promover o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino superior. Para tal, foram explorados os conteúdos da Economia Doméstica e da Educação Financeira como cenário no ensino dos conceitos básicos de Computação, como os algoritmos, a linguagem e arquitetura da programação, atrelados à resolução de problemas do cotidiano, destinados à formação do cidadão. O referencial teórico está articulado com os conceitos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação e do Pensamento Computacional, além dos conteúdos específicos das áreas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. A investigação é de natureza qualitativa e foi aplicada nos cursos de Bacharelado em Economia e de Engenharia Civil, em Universidade do Sul da Bahia, no ano de 2017. A metodologia englobou técnicas do estudo exploratório, estudo empírico e estudo de desenvolvimento, com o intuito de elaborar atividades contextualizadas no software Scratch, que envolvem os temas da Economia Doméstica e da Educação Financeira. Foi evidenciada, assim, a construção dos artefatos utilizando a linguagem de programação do Scratch e das TDIC, de forma a propiciar a aprendizagem dos conceitos computacionais e a disseminação do conceito de pensamento computacional nos cursos de ensino superior.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Computacional; Economia Doméstica e Financeira; Software Scratch; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

 

 

ABSTRACT

This article aims to analyze the integration of software Scratch to promote the development of computational thinking at higher education. For such, the contents of Domestic Economy and Financial Education were explored as scenario at the instruction of Computation basic concepts, being them algorithms, speech and programming architecture tied to the resolution of daily problems, allowing the citizen's formation. The theoretical referential is articulated with Information and Communication Digital Technologies (ICDT) at Education and Computational Thinking concepts, apart from specific contents from Domestic Economy and Financial Education area. The investigation is of qualitative nature and was made at the Economics and Civil Engineering courses in an University of the South of Bahia in 2017. The methodology used the exploratory study techniques, empiric study and development study with the intent of elaborating activities contextualized in the software Scratch that involve Domestic Economy and Financial Education themes. On that base, it was highlighted the artefacts construction using the programming speech of Scratch and the ICDT, providing the learning of computational concepts and the dissemination of the computational thinking concept at the higher education courses.

 

KEYWORDS: Computational Thinking; Domestic and Financial Economy; Software Scratch; Information and Communication Digital Technologies (ICDT).

 

 

RESUMEN

El objetivo de este artículo es analizar la integración del software de scratch para promover el desarrollo del pensamiento computacional en la educación superior. Para esto se exploraron los contenidos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera como escenario en la enseñanza de conceptos básicos de la Computación, que son algoritmos, lenguaje y arquitectura de programación vinculados a la resolución de problemas cotidianos que permitan la formación del ciudadano. El referencial teórico se articula con los conceptos de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en Educación y Pensamiento Computacional, además de los contenidos específicos del área de Economía Doméstica y Educación Financiera. La investigación es de carácter cualitativo y se realizó en las carreras de Economía e Ingeniería Civil en una Universidad del Sur de Bahia en el año 2017. La metodología empleó las técnicas del estudio exploratorio, el estudio empírico y el estudio del desarrollo con el fin de elaborar actividades contextualizadas en Software de Scratch que involucren a los sujetos de la Economía Doméstica y la Educación Financiera. A partir de esto, se evidenció la construcción de los artefactos utilizando el lenguaje de programación de Scratch y TDIC, proporcionando el aprendizaje de conceptos computacionales y la difusión del concepto de pensamiento computacional en los cursos de educación superior.

 

PALABRAS CLAVE: Pensamiento computacional; Economía doméstica y financiera; Software Scratch; Tecnologías de Información y Comunicación Digitales (TDIC).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana dos Santos Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação: Currículo - PUC/SP com período Sanduiche na Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Educação e licenciada em Matemática pela FCT/UNESP. Atualmente é docente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus/Bahia atuando como docente nos cursos de graduação e pós-graduação.  E-mail: flavianadss@gmail.com.

Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Coordenadora do PIBID. Possui mestrado em Tecnologia da Comunicação e Informação em EaD pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atua nas áreas da Educação com ênfase em Tecnologia Educacional, informática educativa, objetos de aprendizagem, tecnologia educacional e educação à distância. E-mail: alisandra.cavalcante@ifce.edu.br. 

Katia Alexandra Godoi e Silva, Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran Capital)

Professora da Faculdade Unigran Capital no curso de Design de Interiores. Possui Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2009-2013), mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2007-2009. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atua na área de Educação (com ênfase em Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processo de formação de professores para a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais, tecnologia integrada ao currículo e educação a distância) e de Design (com ênfase em Design de Interiores, Design de Informação, Interação Humano-Computador e Usabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interiores; avaliação de design pedagógico e de usabilidade). E-mail: katigodoi@gmail.com. 

Publicado

2019-01-14

Como Citar

SILVA, Flaviana dos Santos; ALMEIDA, Alisandra Cavalcante Fernandes de; GODOI E SILVA, Katia Alexandra. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 276–298, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p276. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4740. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II