EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: um estudo sobre a Aprendizagem Virtual de estudantes com Deficiência Auditiva na Universidade Eduardo Mondlane

Autores

  • Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás
  • Clódio Elija André Guambe Universidade Eduardo Mondlane https://orcid.org/0000-0002-1449-4166
  • Xavier Muianga Universidade Eduardo Mondlane https://orcid.org/0000-0002-1605-6231
  • José Salinas Reginaldo Universidade Pedagógica de Maputo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a25pt

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência auditiva, Ensino Superior Moçambicano, Universidade Eduardo Mondlane

Resumo

Este estudo investiga a educação inclusiva no ensino superior em Moçambique, com foco na aprendizagem virtual dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais, especialmente os com deficiência auditiva, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O estudo se valeu de análise documental e entrevistas com 27 estudantes com deficiência auditiva sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta, como resultados, dentre outros, a presença de fragilidades das políticas orientadoras da Educação Inclusiva em Moçambique, marcadas pela ausência de disposições específicas sobre aprendizagem virtual para estudantes com Necessidades Educativas Especiais, fato que abrange a Estratégia de Educação Inclusiva da UEM.

Downloads

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), Goiás, Brasil. Professor Associado da UFG.

Clódio Elija André Guambe, Universidade Eduardo Mondlane

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo Moçambique. Professor da Faculdade de Educação da UEM.

Xavier Muianga, Universidade Eduardo Mondlane

Possui doutorado em Ciências de Computação e Sistemas pela Universidade de Estocolmo - Suécia. Professor dos programas de graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação ducação - Universidade Eduardo Mondlane. 

José Salinas Reginaldo, Universidade Pedagógica de Maputo

Possui doutorado em Educação/Currículo pela Universidade Pedagógica de Moçambique [Conv. USP/Brasil]. Professor Auxiliar e Pesquisador na área de Educação Inclusiva, Diversidade e Emergencial (EiE) - Intervenção em SMAPS e Psicopedagógica; Psicólogo. E-mail: jreginaldo.rh@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0790-7061.

Referências

CHERINDA, N. A. I. E. P; ROSÁRIO, L. S. H. C. Do; MALULEQUE, C. M. A. Covid-19 e os Desafios do Ensino Remoto: o caso da Universidade Eduardo Mondlane. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Biomédicas e Saúde Pública. UEM: Maputo, 2021.

CRUZ, M. S.; OLIVEIRA, L. R de; CARANDINA, L.; LIMA, M. C. P.; CÉSAR, C. L. G.; BARROS, M. B. A.; ALVES, M. C. G. P. & GOLDBAUM, M. Prevalência de deficiência auditiva referida e causas atribuídas: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(5), 2009, p.1123-1131.

FREITAS, G. R.; MARANHÃO, T. L. G; Félix, W. M. A Deficiência Auditiva e a possibilidade de Inclusão no Mercado de Trabalho. Id on Line Rev. Psic, 11(34), 2017, p. 185-218.

GUAMBE, C. E. A. Experiências e Desafios da Educação Inclusiva durante o Ensino Remoto Emergencial: o que relatam os estudantes com deficiência auditiva da Universidade Eduardo Mondlane? Artigo submetido para publicação na Revista Científica da UEM, 2022.

HAMBURG, I; LÜTGEN, G. Digital Divide, Digital Inclusion and Inclusive Education. Advances in Social Sciences Research Jornal, v.6, 2019, p. 193-206.

LOPES, B. D.; FRANCISCO, F. E.; FRANCISCO, V. F. M; DINIS, T. F. Educação Inclusiva em Moçambique: um olhar crítico sobre as variáveis de sucesso. Revista Onis Ciência, Braga, 5(8), 2020, p. 17-29.

LUANGRUNGRUANG, T.; KOKAEW, U. E-Learning Model to Identify the Learning Styles of Hearing-Impaired Students. Sustainability, 14 (13280), 2022, p. 1-19.

MANDLATE, E.; D. NIVAGARA. Políticas de acesso ao ensino superior em Moçambique: progressos e desafios da sua implementação. EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 22(1), 7-34, p. 2019.

MOÇAMBIQUE, Assembleia da República. Constituição da República de Moçambique. Imprensa Nacional de Moçambique: Maputo, 2004.

MOÇAMBIQUE, Assembleia da República. Constituição da República de Moçambique. Imprensa Nacional de Moçambique: Maputo, 2018.

MOÇAMBIQUE, Assembleia da República. Lei no 18/2018, de 28 de Dezembro – Lei do Sistema Nacional de Educação. Imprensa Nacional de Moçambique: Maputo, 2018.

MOÇAMBIQUE. Programa Quinquenal do Governo 2020 – 2024. Conselho de Ministros: Maputo, 2020.

NHANCALE, A. C. Perceções sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem Remoto em Tempo da Pandemia da COVID-19 na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. RECIMA 21 – Revista Científica Multidisciplinar, 3, 2022, p. 1-11.

NHAPUALA, G. Formação psicológica inicial de professores: atenção à educação inclusiva em Moçambique. Tese de Doutoramento. Universidade Metodista do Minho – Instituto de Educação: Braga, 2014.

NHAPUALA, G.; ALMEIDA, L. S. Formação de Professores e Inclusão em Moçambique. JORSEN – Journal of Research in Special Educational Needs, 16(1), 2016, p. 520-523.

PEREIRA, L. B. de M. A. Contributos para a inclusão de estudantes com surdez em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho: Braga, 2023.

SAMBOCO, M. R. T. Políticas de Acesso e Inclusão de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais ao/no Ensino Superior Moçambicano: Desafios e Possibilidades. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto: Porto, 2020.

SANTOS, E. O.; OKADA, A. L. (ed). A Construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço, 2014.

SONIVA, R. G. J. Políticas Públicas de Educação Inclusiva em Moçambique: reflexão dos documentos legais internacionais e nacionais. Web Artigos, 2021.

TOMAZ, C. O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Aprendizagem Bilingue do Surdo. In: Anais do V Congresso sobre Tecnologia na Educação. SBC: Porto Alegre, 336-345. doi:10.5753/ctrle, 2020, p. 11411.

TOMO, C. D. M. Educação Inclusiva: Construção de um Modelo para Identificação e Atendimento de Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Natureza Intelectual-Desenvolvimental em Escolas Regulares do Ensino Primário em Moçambique. Tese de Doutoramento. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçalmbique, 2022.

UEM, Universidade Eduardo Mondlane. Estratégia de Educação Inclusiva da Universidade Eduardo Mondlane (2018 – 2022). Maputo: DC Autor, 2017a.

UEM, Universidade Eduardo Mondlane. Plano Estratégico da Universidade Eduardo Mondlane (2018 – 2028). DC Autor: Maputo, 2017b.

UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, 7 a 10 de Junho, 1994.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; GUAMBE, Clódio Elija André; MUIANGA, Xavier; REGINALDO, José Salinas. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: um estudo sobre a Aprendizagem Virtual de estudantes com Deficiência Auditiva na Universidade Eduardo Mondlane. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a25, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a25pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19058. Acesso em: 1 abr. 2025.