EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: um estudo sobre a Aprendizagem Virtual de estudantes com Deficiência Auditiva na Universidade Eduardo Mondlane
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a25ptPalavras-chave:
Educação Inclusiva, Deficiência auditiva, Ensino Superior Moçambicano, Universidade Eduardo MondlaneResumo
Este estudo investiga a educação inclusiva no ensino superior em Moçambique, com foco na aprendizagem virtual dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais, especialmente os com deficiência auditiva, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O estudo se valeu de análise documental e entrevistas com 27 estudantes com deficiência auditiva sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta, como resultados, dentre outros, a presença de fragilidades das políticas orientadoras da Educação Inclusiva em Moçambique, marcadas pela ausência de disposições específicas sobre aprendizagem virtual para estudantes com Necessidades Educativas Especiais, fato que abrange a Estratégia de Educação Inclusiva da UEM.
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