REFLEXÕES SOBRE OS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS – OGMs E O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO BIODIREITO
Palavras-chave:
Biodireito, OGM, Princípio da precauçãoResumo
Neste artigo será feita uma abordagem sobre os Organismos Geneticamente Modificados - OGMs, delimitando-se a abrangência do termo, sendo também abordado o histórico dos OGMs e seus impactos sociais, econômicos e ambientais. Será tecida uma breve explanação dos diversos tipos de OGMs em estudo, passando pela área dos micro-organismos modificados, dos vegetais, e animais, e em cada um dos casos, elencando argumentos favoráveis e contrários a aplicação destas pesquisas na sociedade atual, mostrando a relevância que tem tal tema na atualidade, cada dia mais presente nos vários segmentos essenciais à vida humana. Serão analisados os riscos da utilização dos OGMs sem estudos prévios, e a necessidade da adoção do Princípio da Precaução como balizador para a liberação da utilização destes organismos na natureza e na utilização pelo homem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedade da Revista sem qualquer ônus para a mesma. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.
O conteúdo dos trabalhos publicados na Revista Jurídica eletrônica Vertentes do Direito - inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa - é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições da Revista nem da Universidade Federal do Tocantins.