ALCANCES E LIMITES DA PUBLICIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL DE NIKLAS LUHMANN

Palavras-chave: Niklas Luhmann, publicidade, Publicidade, pensamento comunicacional, Pensamento Comunicacional, autopoiese, heterorreferência.

Resumo

Este artigo tem como contexto a publicidade e o pensamento comunicacional e objetiva avaliar os alcances e limites da publicidade, no contexto contemporâneo, sob a perspectiva da Teoria Social de Niklas Luhmann, a qual permite o redimensionamento da relação entre comunicação e sociedade, bem como da noção de representação, colocando-se, portanto, na contramão de teorias da comunicação bem assentadas na área da comunicação. Para tanto, apresentam-se reflexões sobre a publicidade na confluência do pensamento comunicacional e aspectos da teoria mencionada, com ênfase no conceito de heterorreferência, seguido de exemplos envolvendo o sistema das marcas e a publicidade. A importância desse artigo está na possibilidade de repensar a publicidade e seus atributos em função do fluxo das diversas correntes do pensamento comunicacional estabelecidas.

 

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; pós-doutora pela ECA/USP; Docente do PPG em Comunicação e Cultura da Uniso e Coordenadora do GPIM - Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas. E-mail: maria.ogecia@gmail.com.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade do consumo. Lisboa: Edições 70, 2011.

__________. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo, Ática, 2007.

DRIGO, Maria Ogécia; GONZAGA, Márcia F. N. A publicidade e o câncer de mama com a marca “Avon”: a heterorreferência na comunicação em foco. ALAIC, 2014. Disponível em:<http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/grupos-tematicos/gt-13-comunicacion-publicitaria/>. Acesso em: 10 mar. 2015.

ECO, Umberto. A estrutura ausente. São Paulo: Perspectiva, 2001.

ELKINGTON, John. Canibais com Garfo e Faca. São Paulo: Makron Books, 2001.

GONZAGA, Márcia F. N. Publicidade e marca: heterorreferência na comunicação a partir da campanha publicitária Câncer de mama/Avon. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Orientadora: Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo. Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.

__________. Introdução à Teoria dos Sistemas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

_________. No fundo das aparências. Petrópolis (RJ): Vozes, 2005.

MIÈGE, Bernard. O pensamento comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2000.

ROMESÍN, Humberto M. e GARCÍA, Francisco J. Varela. De máquinas e seres vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 2001.

SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Thompson, 2002.

SÃO LEANDRO, Renata. M. V. Publicidade e sustentabilidade: a proposta do “Itaú” em foco. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Comunicação e cultura. Universidade de Sorocaba. 2015. Orientadora: Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado
2016-10-30
Como Citar
Drigo, M. (2016). ALCANCES E LIMITES DA PUBLICIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL DE NIKLAS LUHMANN. Revista Observatório, 2(4), 280-300. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p280