A PUBLICIDADE NA TELEVISÃO E A OBESIDADE INFANTIL: Características e revisão de literatura no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p503

Palavras-chave:

Obesidade infantil, televisão, publicidade infantil

Resumo

A obesidade infantil é um problema social no Brasil e em todo mundo, com sérios riscos à saúde das pessoas e com gastos superlativos disponibilizados pelo poder público no tratamento de doenças oriundas da obesidade infantil, com agravamento na idade adulta. Parte da culpa pela má alimentação das crianças e, consequente, do excesso de peso, costuma ser atribuída à publicidade de alimentos, por induzi-las à ingestão de produtos altamente calóricos. Este estudo propõe o aprofundamento da discussão da relação da publicidade, veiculada na televisão, com a obesidade infantil, no contexto brasileiro. Selecionou-se a plataforma CAPES como fonte principal para a pesquisa, por se tratar da plataforma com maior representatividade de pesquisadores brasileiros. Por fim, à luz da revisão da literatura, percebe-se a desmistificação da publicidade como responsável direta pela obesidade infantil. Nota-se também o interesse emergente, sobre a midiatização como uma questão cultural.

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Biografia do Autor

Helder de Melo Moraes, Universidade de São Paulo e UNASP

Master in Communication and Market –Doctorate in Communication Management – University NOVA-Lisbon/ECA-USP. Email: eldermoraes@ucb.org.br.

Cristina Galamba Marreiro, Universidade de Évora

PhD byUniversity of Nova-Lisboa. E-mail:cristina@evora.pt.

Eneus Trindade Barreto Filho, Universidade de São Paulo

Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq. Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009) e Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP. E-mail: eneustrindade@usp.br.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

MORAES, Helder de Melo; MARREIRO, Cristina Galamba; BARRETO FILHO, Eneus Trindade. A PUBLICIDADE NA TELEVISÃO E A OBESIDADE INFANTIL: Características e revisão de literatura no contexto brasileiro. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 503–523, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p503. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3411. Acesso em: 24 dez. 2024.