NYAH! FANFICTION E AS TRANSFORMAÇÕES DO AMOR

Autores

  • André Luís dos Santos Universidade de Sorocaba
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a8en

Palavras-chave:

Fan Fiction; Comunidade de Inquirição; Amor; Semiótica; Análise de Conteúdo.

Resumo

Este artigo tem como objetivos explicitar como o amor se atualiza em romances produzidos pelos fãs do Nyah! FanFiction, bem como avaliar se tal comunidade configura-se como uma Comunidade de Inquirição. Apresentamos reflexões sobre o conceito de Comunidade de Inquirição, proposto por Peirce e sobre as transformações da intimidade na contemporaneidade, com Giddens, as quais também permeiam a análise de um romance via análise de conteúdo, conforme Bardin. O romance analisado amalgama especificidades do amor apaixonado, romântico e puro, e devido à interação empreendida na comunidade, os fãs podem ressignificar suas crenças relativas ao amor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís dos Santos, Universidade de Sorocaba

Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso -, Graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade de Sorocaba, Sorocaba /SP (SP-270, km 92,5, Vila Artura, SP, 18023-000), bolsista da CAPES

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; pós-doutora pela ECA/USP; Docente e coordenadora do PPG em Comunicação e Cultura da Uniso e integrante  de Pesquisa em Imagens Midiáticas GPIM) e vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.

Referências

Alves, L. M., & Lima, S. C. de. (2016). Análise da comunidade discursiva leitora e escrita de Fanfictions. ANAIS - Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH – SEPE O cenário econômico nacional e os desafios profissionais, 2. https://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/issue/view/228

Apel, K.-O. (1997). El camino del pensamiento de Charle S. Peirce. Visor.

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Black, R. (2008). Adolescents and Online Fan Fiction. Peter Lang.

Cavalcanti, L. (2015). Leitura nos gêneros digitais: Abordando as fanfics. Anais do III Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação, 1(1), 1–15.

Derecho, A. (2006). Archontic Literature: A Definition, a History, and Several Theories of Fan Fiction. In Fan Fiction and Fan Communities in the Age of the Internet (1o ed). McFarland & Co.

Dunne, G. (1997). Lesbian Lifestyles: Women’s Work and the Politics of Sexuality. MacMillan.

Fidelis, A. C. S., & Azzari, E. F. (2016). Literatura, Ciberliteratura e a formação de Alunos-Leitores: Diálogos com o cânone e a ficção de fãs. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Línguas e culturas em contato, 26 (53), 547–565.

Giddens, A. (1993). A transformação da intimidade: Sexualidade, amor & erotismo nas sociedades modernas. Editora da Universidade Estadual Paulista.

Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade (2o ed). Jorge Zahar Editora.

Ibri, I. A. (2015). Kósmos Noetós: A arquitetura filosófica de Charles S. Peirce (1o ed). PAULUS Editora.

Jamieson, L. (1999). Intimacy Transformed? A Critical Look at the “Pure Relationship”. Sociology, 33(3), 477–494.

Jenkins, H., Kelley, W., Clinton, K., McWilliams, J., Pitts-Wiley, R., & Reilly, E. (Orgs.). (2013). Reading in a participatory culture: Remixing Moby-Dick in the English classroom. Teachers College, Columbia University.

Kurdek, L. (1993). The Allocation of Household Labour in Gay, Lesbian, and Hetero- sexual Married Couples. Journal of Social Issues, 1(49), 127–140.

Melo, U. M. dos S. (2017). Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergência [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-08032017-154845/pt-br.php

Mitterauer, M., & Sieder, R. (1982). The European Family. Blackwell.

Nöth, W. (1995). Panorama da Semiótica: De Platão a Peirce. Annablume.

Peirce, C. S. (1931-1958). The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Edited by C. Hartshorne & P. Weiss (vol. I-VI); edited by A. Burks (vol. VII-VIII). Cambridge: Harvard University Press. Referenced as CP, followed by the volume number, period and paragraph number.

Peirce, C. S. (1992-1998) The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings. Edited by N. Houser & C. Kloesel (vol. I-II). Bloomington: Indiana University Press. Referenced as EP, followed by the volume number, period and page number.

Placido, C. E. de A. (2016). Gêneros e Subgêneros Fanficcionais. Rehutec, 5(1), 179–191.

Santaella, M. L. (1993). A percepção: Uma teoria semiótica. Experimento.

Swales, J. M. (1990). Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge University Press.

Watt, I. (2001). The rise of the novel. University of California.

Weston, K. (1991). Families We Choose: Lesbians, Gays, Kinship. Columbia University Press.

Wilson, J. D. (1972). Tirso, Moliere, and Byron: The Emergence of Don Juan as Romantic Hero. The South Central Bulletin, 32(4), 246.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

LUÍS DOS SANTOS, André; DRIGO, Maria Ogécia. NYAH! FANFICTION E AS TRANSFORMAÇÕES DO AMOR . Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a8en, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a8en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12471. Acesso em: 25 abr. 2024.