A PUBLICIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA SENSAÇÃO: um formato comunicacional e a relação percepção/cognição em foco
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p415Palavras-chave:
Sociedade da sensação, Publicidade, Percepção/cognição, Síntese, DiagramaResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a cognição em meio a um contexto permeado por choques audiovisuais e no qual as representações visuais estão incessantemente em cena. Para tanto, consideram-se as transformações da relação percepção/sensação no contexto da sociedade da sensação, na perspectiva de Christoph Türcke, bem como conceitos da arquitetura filosófica de Charles Sanders Peirce, principalmente a classificação dos signos em hipoícones e suas diversas modalidades e o movimento percepção/cognição nos diversos níveis de consciência Da confluência dessas ideias conjeturamos sobre a importância da síntese e da construção de signos (objetos) que problematizem a relação ícone/índice, tarefa esta que cabe aos produtores (forjadores) de signos, entre eles, os designers e os publicitários.
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