A PUBLICIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA SENSAÇÃO: um formato comunicacional e a relação percepção/cognição em foco

Palavras-chave: Sociedade da sensação, Publicidade, Percepção/cognição, Síntese, Diagrama

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a cognição em meio a um contexto permeado por choques audiovisuais e no qual as representações visuais estão incessantemente em cena. Para tanto, consideram-se as transformações da relação percepção/sensação no contexto da sociedade da sensação, na perspectiva de Christoph Türcke, bem como conceitos da arquitetura filosófica de Charles Sanders Peirce, principalmente a classificação dos signos em hipoícones e suas diversas modalidades e o movimento  percepção/cognição nos diversos níveis de consciência Da confluência dessas ideias conjeturamos sobre a importância da síntese e da construção de signos (objetos) que problematizem a relação ícone/índice, tarefa esta que cabe aos produtores (forjadores) de signos, entre eles, os designers e os publicitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Educação Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba (UNISO).  Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Kassel (Alemanha). Coordenadora do GPIM -Grupo de Pesquisa em Imagens Midiáticas. E-mail: maria.ogecia@gmail.com.

Referências

DRIGO, Maria O. e SOUZA, Luciana. C. P. de. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.

LOSSO, Eduardo Guerreiro Brito. Sacralização e profanação modernas: leituras de Marx por Christoph Türcke. Revista de Estudos Universitários (REU), Sorocaba, SP, v. 40, n. 1, p. 189-203, jun. 2014.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PEIRCE, Charles S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. C. Harsthorne & P. Weiss Ed. (Vols. I-VI). Cambridge, Mass. Harvard University Press, 1931-1958.

______________. Antologia Filosófica. Portugal: Casa da Moeda, 1998.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos. São Paulo: Ática, 1995.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2010.

Publicado
2017-04-08
Como Citar
DRIGO, M. A PUBLICIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA SENSAÇÃO: um formato comunicacional e a relação percepção/cognição em foco. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 415-440, 8 abr. 2017.