A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A COR PRETA NA PUBLICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a15pt

Palavras-chave:

cor., cor preta., publicidade., analise semiótica.

Resumo

Com o objetivo geral de contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, na publicidade, apresentamos conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, e análise semiótica, na perspectiva peirceana, de uma peça publicitária que compõe uma amostra de interesse, com peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word e do Clube de Criação. A cor preta, na peça selecionada, gera significados vinculados à sobriedade e à funcionalidade, e ora vinculados ao mal, mesclando assim significados cristalizados no meio social com os significados do preto moderno do design.

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Biografia do Autor

Graziella Andreia Malagó, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP. Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, SP. Docente na Universidade de Sorocaba (Uniso).

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; pós-doutora pela ECA/USP; Docente e coordenadora do PPG em Comunicação e Cultura da Uniso e integrante  de Pesquisa em Imagens Midiáticas GPIM) e vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

MALAGÓ, Graziella Andreia; DRIGO, Maria Ogécia. A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A COR PRETA NA PUBLICIDADE. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a15, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a15pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16986. Acesso em: 1 abr. 2025.