ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES: um estudo de caso de pensamento computacional
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a36ptPalavras-chave:
Altas Habilidades ou Superdotação, Atendimento Educacional Especializado, Pensamento ComputacionalResumo
Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação constituem um número expressivo nas classes escolares, embora sejam invisibilizados pela comunidade escolar. Com o objetivo de expandir as reflexões acerca dessa temática, esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre um adolescente diagnosticado com Altas Habilidades e que apresenta Pensamento Computacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que foi aplicado ao adolescente um questionário contendo sete perguntas e um campo para observações. Os resultados obtidos apontam para um dado sensível de falta de Atendimento Educacional Especializado para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos espaços escolares. Isso nos leva a concluir que estamos perdendo a possibilidade de encontrar, estimular e desenvolver talentos e potenciais nesses estudantes.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Almedina, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica, 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica, Resolução, nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
DELOU, Cristina de Carvalho. Informativo Altas Habilidade ou Superdotação. MEC/Semesp/DEE. DF: Brasília, 2020.
DIAS, Kátia; FERNANDES, Edicléa; SALGADO, Patricia. Inclusão como Política Pública na Rede Federal: um olhar sobre o IFRJ. Curitiba: CRV, 2021. p.150.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MACHADO, A. B. L.; QUEIROZ, L. T. da C. Contribuições do AEE para estudantes com indicadores de superdotação: o olhar dos educadores, das famílias e das crianças. Aprender - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 2021. p.43-62. DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8733
QUADROS, C.E.P.; BICHO, A.L.; ADAMATTI, D.F. A teoria das Inteligência múltiplas contextualizada com educação, neurociência e pensamento computacional: uma revisão de literatura. Revista de Informática da Educação, 23 (2), 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.103787
REMOLI, T.C.; CAPELLINI, V. M. F. Relação entre Criatividade e Altas Habilidades/Superdotação: uma análise crítica das produções de 2005 a 2015. Revista Brasileira de Educação Especial. 23(3), 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382317000300010
RENZULLI, J. S. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. 2014 In: Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Angela M.; Rodrigues Virgolim; Elisabete Castelon Konkiewitz (Orgs.). Campinas, SP: Papirus, 2014.
RIBEIRO, et al. Ressignificando o pensamento computacional na perspectiva inclusiva. Research, Society and Development. 2021.
RODRIGUES, Elisângela Valevein; SOUZA, Leandro Delgado de. Instituto de Hackers: o pensamento computacional aplicado ao Ensino Médio Integrado Profissionalizante. Informática na educação teoria & prática, Vol. 24, nº 1, 2021. ISSN digital ISSN impresso 1982-1654 1516-084X. Acesso em: 14 jun. 2022.
SOARES, I. DA S.; LACERDA, T. C.; ALVES, A. C. C. Altas habilidades ou superdotação com paralisia cerebral: indicação de ausência literária. Cenas Educacionais, v. 4, 2021. p.11752.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Observatório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.