ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES: um estudo de caso de pensamento computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a36pt

Palavras-chave:

Altas Habilidades ou Superdotação, Atendimento Educacional Especializado, Pensamento Computacional

Resumo

Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação constituem um número expressivo nas classes escolares, embora sejam invisibilizados pela comunidade escolar. Com o objetivo de expandir as reflexões acerca dessa temática, esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre um adolescente diagnosticado com Altas Habilidades e que apresenta Pensamento Computacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, em que foi aplicado ao adolescente um questionário contendo sete perguntas e um campo para observações. Os resultados obtidos apontam para um dado sensível de falta de Atendimento Educacional Especializado para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos espaços escolares. Isso nos leva a concluir que estamos perdendo a possibilidade de encontrar, estimular e desenvolver talentos e potenciais nesses estudantes. 

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Biografia do Autor

Thiago Corrêa Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Tem experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade trabalho com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. Já em Ensino me dedico a novas metodologias e práticas experimentais que permitam o melhor acesso do aluno às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. Sou, atualmente, professor de Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, onde atuo no nível superior e em cursos técnicos de nível médio, e estou credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) da Universidade Federal Fluminense com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes e altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais.

Neyse de Carvalho Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). neyse.ribeiro@iff.edu.br.

Ivani da Silva Soares, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). ivanisoares@id.uff.br

Kátia Arruda Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (PGCTIn/UFF). katia.dias@ifrj.edu.br.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

CORRÊA LACERDA, Thiago; DE CARVALHO RIBEIRO, Neyse; DA SILVA SOARES, Ivani; ARRUDA DIAS, Kátia. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALTAS HABILIDADES: um estudo de caso de pensamento computacional. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a36pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a36pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15578. Acesso em: 19 nov. 2024.