EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p25

Mots-clés :

EaD

Résumé

O dossiê especial “Educação Mediada por Tecnologias Digitais: perspectivas, contextos e práticas” reúne um conjunto de pesquisas e estudos de cunho interdisciplinar, embora mantendo um eixo comum de abordagem nas interfaces entre educação e tecnologias digitais no espectro do Ensino a Distância (EaD). As tecnologias da informação e comunicação acrescentaram novas diretrizes à educação, alterando processos de ensino e tornando cada vez mais dinâmicas as atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, os artigos trazem múltiplas dimensões e enfoques, considerando as tecnologias não apenas como método/recurso de ensino, mas também como conteúdo/objeto de ensino. Referem-se, sobretudo, a estudos que descrevem, discutem e refletem experiências do uso social e pedagógico das tecnologias/ferramentas de comunicação e interação no âmbito da EaD, bem como aspectos conceituais da tecnologia como linguagem/conteúdo na consubstanciação de uma pedagogia a distância inovadora e crítica. Nesse sentido, esse recorte temático pretende, assim, contribuir para reflexões teórico-práticas em torno da educação mediada por tecnologias, bem como destacar os desafios que se colocam em relação aos papeis e às práticas dos sujeitos envolvidos no processo. Além disso, a perspectiva abrangente, transdisciplinar e crítica dos artigos, articulam saberes e práticas que ajudam a consolidar conhecimento sobre a educação a distância, área que tende a ganhar cada vez mais espaço na contemporaneidade.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie), mestre em gestão da qualidade (UNICAMP), graduada em administração (PUC-Goiás). Professora do curso de administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br.

Marluce Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (PUC/Go). Mestre em Ciências da Comunicação (USP); especialista em Gestão da Comunicação (USP) e Graduada em Jornalismo (UFG). Professora adjunta do curso de Jornalismo da UFT; Professora do Mestrado Profissional em Educação (UFT); coordenadora do grupo de pesquisa CNPq Comunicação, Sociedade e Meio ambiente; vice-coordenadora do PPPGE/UFT e coordinadora do NUJOR. marluce@uft.edu.br.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Publié-e

2019-05-01

Comment citer

NUNES, Suzana Gilioli da Costa; ZACARIOTTI, Marluce; MORAES, Nelson Russo de; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: notas introdutórias. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 25–32, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p25. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7006. Acesso em: 18 avr. 2025.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Articles similaires

1 2 3 4 5 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.