SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Giancarlo Quagliarello UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a8pt

Palavras-chave:

Covid-19; EaD; educação; ensino; internet.

Resumo

A pandemia advinda da doença do coronavírus 2019 (Covid-19) tornou a vida uma verdadeira epopeia e algumas perguntas estão sendo feitas sobre a vida e o comportamento após essa pandemia: (a) Como devemos e como teremos de nos comportar a partir de então?; (b) Como será a vida depois que essa pandemia terminar?; (c) Como pode ser a comunicação com as pessoas?; (d) Como ensinar nossos filhos?; (e) Como será a educação, quando a pandemia terminar? Perguntas semelhantes serão feitas sobre a Educação. A quarentena é uma das armas mais eficientes no combate ao Covid-19, mas sua duração não foi considerada que seria por mais de meses. Escolas e universidades vêm enfrentando uma situação muito difícil de como promover a educação por meio do Sistema de Educação a Distância (EAD). Usar o EAD para que os alunos não fiquem sem estudar/aprender foi a maneira mais rápida e segura de manter a saúde e a educação do aluno até o momento. Este artigo discute o momento atual e como a situação pode ser reinventada diante do ensino e de novos desafios. Que problemas serão enfrentados? Uma análise será realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o novo cotidiano de professores e alunos, diante de EAD, seus desafios e enfrentamentos. A funcionalidade, capacidade e sociabilidade do método pela internet, as leis das diretrizes básicas de ensino e a socialização de alunos/professores serão estudadas. 603 norte Al 14 APM 11. Cep 77001-864 Palmas TO Brasil

Palavras-chave: Covid-19; EaD; educação; ensino; internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). CENSO.EAD.BR, 2018. CensoEAD.BR - 2018/2019. Copyright Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED -. 20/10/2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/1644/2019/10/censoeadbr_-_2018/2019. Acesso em: 3 abr. 2020.

BATISTA, Gelinton. APP-Sindicato (Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná). Projeto de lei quer proibir substituição de aulas presenciais por ensino a distância. Paraná, 7 de abril de 2020. Disponível em: https://appsindicato.org.br/projeto-de-lei-quer-proibir-substituicao-de-aulas-presenciais-por-ensino-a-distancia/amp/. Acesso em: 22 abr. 2020.

CAPPELLETTI, Isabel Franchi. Avaliação a serviço da aprendizagem: um inédito viável. In: Avaliação da aprendizagem: discussão de caminhos. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola, 2007, p. 41-56. In: BOTH, Ivo José; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Interferência pedagógica na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância com o uso de tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 807-821, 2018. DOI 10.21723/riaee.v13.n2.2018.9924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9924/7375. Acesso em: 11 abr. 2020.

BRASIL. [Constituição Brasileira (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil DE 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 abr. 2020.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDBE). Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 abr. 2020.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (ECA). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 14.abr. 2020.

______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Aprovado em 01/06/98, 110p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 14 abr. 2020.

______. Presidência da República. Secretária-geral. Decreto nº. 9.057, de25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 26 de maio de 2017. Edição: 100, Seção 1,| p.3. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_ publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 14 abr. 2020.

FELIX, Paula. Novo normal deve incluir ead no ensino superior presencial avalia entidade. Jornal Estadão, São Paulo, 21 maio 2020. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,novo-normal-deve-incluir-ead-no-ensino-superior-presencial-avalia-entidade,70003310753. Acesso em: 22 maio 2020

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: https://www.academia.edu/36045615/Adeus_professor_Adeus_professora_J.C._Lib%C3%A2neo_Did%C3%A1tica_Geral. Acesso em: 15 mar. 2020.

MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Aluno aprendiz em educação a distância: material didático e avaliação, [s.l.], 2017. DOI http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9899. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9899/6811. Acesso em: 3 maio 2020.

MENOS de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena. Folha de São Paulo, Caderno Equilíbrio e Saúde, 14 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml. Acesso em: 14 maio 2020.

MÜLLER, Fernanda. Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar em Revista [online], Setor de Educação - Campus Rebouças – UFPR 2008, n.32, p.123-141. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602008000200010&scrip t=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 abr. 2020.

NIC.BR/CETIC.BR. Comitê gestor da internet no Brasil (Brazilian Internet Steering Committee).. Tic domicílios: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/.Acesso em: 11 maio 2020.

OLIVEIRA, Betty Antunes de. DUARTE, Newton. Sociologia do Saber Escolar. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1987.

PINHO, Angela. Ensino remoto na rede pública de SP estreia com dúvidas e bagunça virtual. In: Ensino remoto na rede pública de SP estreia com dúvidas e bagunça virtual. São Paulo, 27 abr. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/04/ ensino-remoto-na-rede-publica-de-sp-estreia-com-duvidas-e-bagunca-virtual.shtml. Acesso em: 28 abr. 2020

PINTO. Diego de Oliveira. Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Ranking de educação mundial: entenda os dados do Brasil. Publicado em 05/12/2019, atualizado em 26/07/2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/ranking-de-educacao-mundial-posicao-do-brasil/. Acesso em: 27 abr. 2020.

PRETO PEREIRA, Raphael. Ensino fundamental a distância precisa de 3G melhor e professor capacitado. Ecoa por um Mundo Melhor, Eco Educação, São Paulo, 09/04/2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/04/09/ensino-fundamental-a-distancia-precisa-de-3g-melhor-e-professor-capacitado.htm. Acesso em: 27 abr. 2020.

PROFESSORES, pais e entidades procuram Justiça contra obrigatoriedade do ensino remoto. Folha de São Paulo, Educação, www1.folha.uol.com.br 2020/05, May 1, 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/professores-pais-e-entidades-procuram-justica-contra-obrigatoriedade-do-ensino-remoto.shtml. Acesso em: 02 maio 2020.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

QUAGLIARELLO, Giancarlo. SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. a8pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a8pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12858. Acesso em: 24 nov. 2024.