METODOLOGIAS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR EAD: contribuições dos MOOCS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p579

Palavras-chave:

Metodologia. Difusão .Conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada durante a realização do Estágio Doutoral Sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal, sobres as contribuições das metodologias utilizadas nos MOOCs para o processo de difusão do conhecimento no Ensino Superior EAD. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos MOOCs operacionalizados em três Universidades de Portugal para a construção de uma metodologia de difusão de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagens. A metodologia de abordagem qualitativa ocorreu por meta-análise das produções postadas no repositório aberto de Portugal; estudo bibliográfico; e entrevistas semiestruturadas com pesquisadores das Universidades investigadas. Os resultados do estudo mostraram que o MOOC traz contribuições significativas ao Ensino Superior EAD, como: acesso e partilha do conhecimento produzido na universidade; aproximação entre o ensino informal e formal e valorização do ensino à distância.

 

PALAVRAS-CHAVE: MOOC; Difusão de conhecimento; Ensino superior EAD; Metodologias.

 

 

ABSTRACT

This article presents a research carried out during the Sanduíche PhD in the University of Coimbra / Portugal, about the contributions of the methodologies used in the MOOCs to the process of diffusion of knowledge in Higher Education EAD. It has as general objective to investigate the contributions of the operational MOOCs in three Universities of Portugal for the construction of a methodology of diffusion of knowledge in virtual learning environments. The methodology of qualitative approach occurred by meta-analysis of the productions posted in the open repository of Portugal; bibliographic study; and semi-structured interviews with researchers from the investigated universities. The results of the study showed that the MOOC brings significant contributions to Higher Education EAD, such as: access and sharing of the knowledge produced in the university; informal and formal education and valuing distance learning.

 

KEYWORDS: MOOC. Diffusion of knowledge. Higher education EAD. Methodologies.

 

 

 

RESUMEN

En este artículo se presenta un estudio llevado a cabo durante el curso del sándwich formación de doctorado de la Universidad de Coimbra / Portugal, perdona a los aportes de las metodologías utilizadas en MOOCs para el proceso de difusión del conocimiento en EAD Educación Superior. Es para investigar las contribuciones de MOOCs operacionalizar de tres universidades en Portugal para construir una metodología de difusión del conocimiento en entornos virtuales de aprendizaje. La metodología cualitativa producido por el meta-análisis de producciones publicadas en repositorio abierto de Portugal; estudio bibliográfico; y entrevistas semiestructuradas con investigadores de las Universidades investigadas. Los resultados del estudio mostraron que el MOOC aporta contribuciones significativas a la Enseñanza Superior EAD, como: acceso y reparto del conocimiento producido en la universidad; aproximación entre la enseñanza informal y formal y la valorización de la enseñanza a distancia.

 

PALABRAS CLAVE: MOOC. Difusión de conocimiento. Enseñanza superior EAD. Metodologías.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Mendonça Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado  em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional(UNEB); Graduação em Pedagogia(UFBA). Professora Assistente UNEB. Pesquisadora Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Libras/ GETEL. E-mail: cris_mendonca@hotmail.com.

Maria Teresa Ribeiro Pêssoa, Universidade de Coimbra

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciencia da Educação da Universidade de Coimbra. E-mail: tpessoa@fpce.uc.pt.

Maria de Fatima Hanaque Campos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorado em História da Arte Universidade do Porto/Portugal. Mestre em História da Arte, São Paulo. Graduação em Artes Plásticas UFBA. Professora Titular da UNEB. Professora Colaboradora do DMMDC/UFBA. E-mail: fatimahanaque@hotmail.com.

Referências

ALBUQUERQUE, Rita Pereira. O PRIMEIRO MOOC EM LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE CRÍTICADO SEU MODELO PEDAGÓGICO. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Aberta, Lisboa, 2013.

BAETA, Patrícia Isabel Pereira. MOOCS DESENVOLVIDOS NO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS: ANÁLISE DE MODELOS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO UTILIZADOS. Dissertação de Mestrado, Lisboa, 2016.

BASTOS, Rogério e BIAGIOTTI, Breno. MOOCS: uma alternativa para democratização do ensino. Revista Novas Tecnologias na Educação. V 12.N 1/Julho, 2014

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, vol.3, SP: Paz e Terra, 2010.

CORMIER, D. What is a MOOC? 2010. Disponível in http://www.youtube.com/watch?v=eW3gMGqcZQc#!Acesso agosto 2017.

FORNO Forno, J. P. e Knoll G. F.O MOOCs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 178-194, set./dez. 2013.

GONÇALVES, Vitor & GONÇALVES, Bruno. Avaliação de plataformas para criação e distribuição de MOOC para a formação contínua de professores. INNODOCT/13-15 Maio-Espanha.2015.

INAMORATO, A. O conceito de abertura em EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos. (Orgs). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p.290-296.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP, Papirus Editora, 2013.

PESSOA, Teresa, VIEIRA, Celeste, SILVA, João Costa & Graça Capinhain.(2016) O MOOC: escrita criativa: “ a outra tadição”: uma experiência pedagógica

inovadora na Universidade de Coimbra.IN: Ambientes virtuais no ensino superior. Coimbra.

RIEDO, C.; Pereira, E.; Wassem, J. & Garcia, Marta (2014). O desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) de educação geral voltado para a formação continuada de professores: uma breve análise de aspectos tecnológicos, económicos, sociais e pedagógicos. Proceedings of SIED and EnPED, Qualidade na Educação: convergências de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias, setembro 2014.

SIEMENS, G. (2010). What’s wrong with (M)OOCs? [Blog post]. elearnspace. December 19, 2010. http://www.elearnspace.org/blog/2010/12/19/whats-wrong-withmoocs.

TEIXEIRA, Antonio; MOTA, José, MORGADO, Lina, SPILKER, Maria João. iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs).IN: Revista Educação, Formação & Tecnologias (janeiro-junho, 2015), 8 (1), 4-12

YUAN, L.; POWELL, S. MOOCs and Open Education: Implications for Higher Education. Bolton, UK: CETIS/University of Bolton, 2013. Disponível em: http://publications.cetis.ac.uk/2013/667. Acesso em: 23 ago. 2013.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

SANTOS, Ana Cristina de Mendonça; PÊSSOA, Maria Teresa Ribeiro; CAMPOS, Maria de Fatima Hanaque. METODOLOGIAS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR EAD: contribuições dos MOOCS. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 579–612, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p579. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6175. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)