SERIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A RESPOSTA PARA UMA ÉPOCA DE PANDEMIA?

Autores

  • Luciana Rosenau IFPR
  • Michele Simonian Dÿck IFPR
  • Diana Gurgel Pegorini IFPR
  • Sandra Urbanetz IFPR

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a15pt

Palavras-chave:

Educação a Distância Emergencial, Políticas Educacionais, Formação Docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas educacionais, para o ensino superior, decretadas em período de pandemia de Coronavírus e as condições para a oferta da Educação a Distância (EaD) em caráter emergencial da melhor qualidade. As pesquisadoras buscam refletir neste trabalho se seria a EaD a resposta para uma época de pandemia. A metodologia está baseada em Bogdan e Biklen (1994) e Creswell (2010; 2014) sendo o paradigma qualitativo. Gil (2008) contribui com a abordagem exploratória. Como fonte de dados têm-se as bases legais educacionais, pesquisas já consolidadas em EaD e o cotidiano do trabalho das autoras como docentes em instituições públicas federais, bem como, o processo por elas vivenciado no enfrentamento da pandemia do coronavírus no que se refere às práticas de educação remota/online/ a distância, criadas a partir da legislação que permitiu que atividades a distância pudessem ser substituídas pelas aulas presenciais. 

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Biografia do Autor

Luciana Rosenau, IFPR

Doutorado e Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia. Docente do Instituto Federal do Paraná – IFPR. 

Michele Simonian Dÿck, IFPR

Doutorado e Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia. Docente do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Diana Gurgel Pegorini, IFPR

Doutorado e Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia, Língua Inglesa e Secretariado Executivo. Docente do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Sandra Urbanetz, IFPR

Doutorado e Mestrado em Educação, Graduação em Pedagogia. Docente do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

ROSENAU, Luciana dos Santos; SIMONIAN DŸCK, Michele; GURGEL PEGORINI, Diana; URBANETZ, Sandra Terezinha. SERIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A RESPOSTA PARA UMA ÉPOCA DE PANDEMIA?. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a15pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a15pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9479. Acesso em: 5 nov. 2024.