“APRENDER A LER 'PRA' ENSINAR MEUS CAMARADAS”: Reflexões sobre literacia e educação na pós-modernidade

Autores

  • Marcos Cajaíba Mendonça Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p570

Palavras-chave:

Literacia, Media, Pós-Modernidade, Educacão a Distância

Resumo

Este artigo procura desenvolver a relflexão acerca da literacia na pós-modernidade a partir da experiência da educação a distância no Instituto Federal Baiano. Apresenta elementos epistemológicos que pretendem investigar os aspectos da literacia no processo de criação, elaboração e execução do curso Técnico em Secretaria Escolar do Programa PROFUNCIONÁRIO, bem como a análise das propostas de estratégias de utilização dos media pelos professores formadores e equipe pedagógica. Ressaltando a atuação da EAD em vinte e seis polos de apoio presencial no extenso território geográfico do estado da Bahia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Literacia. Media. Pós-Modernidade. Educacão a Distância.

 

 

ABSTRACT

This article seeks to develop a reflection on literacy in postmodernity from the experience of distance education at the Institute Federal of Bahia. It presents epistemological elements that intend to investigate the processes of creation, elaboration and execution of the PROFUNCIONÁRIO Program, as well as an analysis of the proposals of strategies of use of the means for teacher educators and pedagogical team. It is worth mentioning an EAD performance in twenty six poles of face-to-face support in the extensive geographical state of Bahia.

 

KEYWORDS: Literacy. Media. Postmodernity. Distance Education.

 

 

RESUMEN

En este artículo se trata de desarrollar una relflexão en la literacia en la posmodernidad de la experiencia de la educación a distancia en el Instituto Federal de Bahía. Presenta elementos epistemológicos, que investigará los procesos de creación, desarrollo y ejecución del actual programa PROFUNCIONÁRIO, así como un análisis de las propuestas para el uso de estrategias de media  formadores de maestros y profesores.

 

PALABRAS CLAVE: Literacia. Medios de comunicación. Postmodernidad. Educación a distancia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cajaíba Mendonça, Universidade do Minho

Doutorando em Estudos da Comunicação Cultura e Sociedade   – Programa de Doutoramento em Excelência promovido pela Fundação da Ciência e Tecnologia portuguesa,Universidade do Minho. Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Especialista em Filosofia Contemporânea (UESC), possui graduação em Filosofia (UCSAL). E-mail: professormarcoscajaiba@gmail.com.

Referências

BABO, Maria Augusta., Literacia para a cidadania. Revista Comunicação e Sociedade, vol 14, Novos Territórios da Literacia. Braga: Humus, 2008.

BAUMAN, Z., Globalização: as consequências humanas / Zygmunt Bauman; tradução Marcus

Penchel. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999

DAMÁSIO, Manuel J. C. de A., Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: 33 utilização de tecnologia digital em contextos de ensino. Revista Comunicação e Sociedade, vol 14, Novos Territórios da Literacia. Braga: Humus, 2008.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; posfácio: Silvano Santiago - 8ª edição – Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

L YO T AR D . O pós-moderno explicado às crianças. Correspondência 1982-1985. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

MARTINS, M. L., Crise no castelo da cultura. Das estrelas para os ecrãs. Grácio Editor: Coimbra, 2011.

MOURA, P., PEREIRA, S., PINTO, M., Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12o ano. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho Braga – Portugal: 20015.

PINTO., M. Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do MinhoRolo & Filhos II, S.A. – Indústrias Gráficas, 2011.

Projeto Pedagógico de Curso – PPC - Técnico em SECRETARIA ESCOLAR. PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, 2015.

Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Sara Pereira, Manuel Pinto, Eduardo Jorge Madureira, Projeto “Público na Escola” T e r e s a P o m b o , D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o M a d a l e n a G u e d e s , D i r e ç ã o - Ge r a l d a EducaçãoMinistério da Educação e Ciência, 2014. Disponível em: http://diretorias.ifbaiano.edu.br/portal/ead/

Publicado

2018-04-01

Como Citar

MENDONÇA, Marcos Cajaíba. “APRENDER A LER ’PRA’ ENSINAR MEUS CAMARADAS”: Reflexões sobre literacia e educação na pós-modernidade. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 570–595, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p570. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3338. Acesso em: 16 abr. 2024.