PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a35pt

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a Distância, Egressos, Formação

Resumo

No contexto da expansão do Ensino Superior, a Educação a Distância (EaD) tornou-se uma realidade, possibilitando a democratização do ensino ao longo dos anos. Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a percepção de ex-alunos de cinco cursos de graduação EaD oferecidos por uma instituição pública federal. O estudo buscou identificar dados sobre a inserção profissional no mercado de trabalho. A metodologia incluiu revisão de literatura, análise documental, dados secundários de avaliação institucional e pesquisa de campo, surveys online e entrevistas. Os resultados indicaram desafios na inserção profissional inicial, avaliação positiva da formação recebida e a necessidade de superar obstáculos para garantir uma EaD de qualidade.

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Biografia do Autor

Thiago Belchior Pinto , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre). 

 

 

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de MInas Gerais - UFMG

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo 

Referências

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

PINTO , Thiago Belchior; GOMES, Suzana dos Santos. PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL . Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a35, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a35pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19230. Acesso em: 1 abr. 2025.