PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA SOBRE FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a35ptPalavras-chave:
Educação Superior, Educação a Distância, Egressos, FormaçãoResumo
No contexto da expansão do Ensino Superior, a Educação a Distância (EaD) tornou-se uma realidade, possibilitando a democratização do ensino ao longo dos anos. Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a percepção de ex-alunos de cinco cursos de graduação EaD oferecidos por uma instituição pública federal. O estudo buscou identificar dados sobre a inserção profissional no mercado de trabalho. A metodologia incluiu revisão de literatura, análise documental, dados secundários de avaliação institucional e pesquisa de campo, surveys online e entrevistas. Os resultados indicaram desafios na inserção profissional inicial, avaliação positiva da formação recebida e a necessidade de superar obstáculos para garantir uma EaD de qualidade.
Downloads
Referências
Referências
ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2016. Curitiba: InterSaberes, 2017. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/ Censo_EAD_2016_portugues.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2018.
AFONSO, A. J. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.53, pp.267-284.
ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina E. Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, jul./set. 2015.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Educação, v. 43, p. 823-842, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTOS, Adriana Teixeira; NUNES, João Batista Carvalho; FREITAS, Ana Augusta Ferreira de. Educação para a sustentabilidade em cursos de graduação a distância: Análise de uma IES pública do Nordeste do Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 147-163, 2014. Disponível em: <http://www.reveduc. ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1000>. Acesso em 02 mai. 2021.
BELLONI, M. L. et al. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Brasília, 11 fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cciViL_03/decreto/D2494.htm>. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 2005. Disponível em:<https://bityli.com/jOgL3 >. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jun. 2006. Disponível em: < https://bityli.com/XCFxM >. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2007. Brasília, 2009 Disponível em: < https://bityli.com/ELHr7 >. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2017. Brasília, 2018 Disponível em: < https://bityli.com/BSnPs >. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2018. Brasília, 2019 Disponível em: < https://bityli.com/ybHES >. Acesso em: 24 jun. 2020.
BRASIL. Diretoria de Avaliação da Educação Superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília, 2015.
CAETANO, F. S. C.; QUAGLIA, I. A utilização da ferramenta moodle em cursos presenciais em uma instituição de ensino superior. EAD em foco, v. 4, n. 2, 2014.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de gestão do exercício de 2016. Brasília: MEC/CAPES, 2017. Disponível em: <https://bityli.com/kuGXy >. Acesso em: 24 jun. 2020.
CORRADI, W. J. B.; QUIRINO, R.; MACHADO, M. R. L. Resultados, desafios e perspectiva do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFMG. In: FIDALGO, F. S. R. et al. (Org.). Educação a Distância: meios, atores e processos. Belo Horizonte: Editora CAED-UFMG, 2013. v. I, p. 163-182.
FRAGOSO, António; VALADAS, Sandra T.; PAULOS, Liliana. Ensino superior e empregabilidade: percepções de estudantes e graduados, empregadores e acadêmicos. Educ. Soc. [online], vol.40, 2019, e0186612.
FREIRE, Freire. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, S. S. et al. . Avaliação Institucional nos Cursos de Graduação a Distância: Experiências Desafios e Perspectivas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2., 2016, São João del-Rei. Anais… São João del-Rei: Editora UFSJ, 2016. v. 1. p. 1000-1014.
GOMES, Suzana dos S.; PEREIRA, Carolina M.; CORRADI, Wagner J. Relatório de Avaliação Institucional dos Cursos a Distância. Belo Horizonte: Centro de de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
INEP. Política Institucional de integração e de avaliação do egresso na melhoria da IES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior –
REZENDE, Paula Andréa de Oliveira e Silva. Discursos e práficas que embaçam/embasam o taylorismo nos cursos de pedagogia a distância na Universidade Aberta do Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2017. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_RezendePA_1.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2020.
SINAES. INEP, Brasília, 2015. Disponível em: <https://bityli.com/L5cJz>. Acesso em: 24 jun. 2020.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Rev. Contab. Finanç., São Paulo, v. 16, n. 37, p. 73-84, abr. 2005.
NASCIMENTO, Alberico Francisco do. Educação a distância e fetichismo tecnológico: Estado e capital no projeto de ensino superior no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, 2011.
NUNES, Paula Martins; ALVES, Roberto Carlos. Perfil de distribuição dos egressos do curso de graduação em Ciências Econômicas EaD/UFSC/UAB. Revista Gestão Universitária, v. 9, ed. 2018
PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Cad. CRH [on-line], v. 28, n. 74, p. 309-326, 2015.
SANTANA, Otacílio Antunes. Alunos egressos das licenciaturas em EAD (consórcios setentrionais e UAB: 2001-2012), sua empregabilidade e absorção pelo mercado. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 12, p. 119-130, 2013. Disponível em: < https://bityli.com/y1w8d >. Acesso em: 24 jun. 2020.
VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel; MONTEIRO, Maria Iolanda. Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 319-335, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2167> . Acesso em 01 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Observatório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.