METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Ana Kleiber Pessoa Borges
  • Ana Gabriela Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Ilaíse Brilhante Batista
  • Jéssica da Silva Marinho
  • Erenilde Barbosa da Silva Costa
  • Mislene Ferreira Xavier de Melo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a10pt

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Sa´úde, Idoso

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as práticas em metodologias ativas utilizadas no ensino de saúde do idoso. Realizou-se a busca da amostra nas bases de dados LILACS, SciELO, Periódicos CAPES e buscador Google Scholar. Foram selecionados 07 artigos e sua análise resultou nas categorias “o uso de metodologias ativas para o ensino em saúde ao idoso” e “o uso das principais metodologias ativas na formação de acadêmicos, profissionais e cuidadores”. As demandas sociais atuais exigem metodologias de ensino que possibilitem uma formação crítica, reflexiva e problematizadora. Sugere-se a necessidade de mais pesquisas sobre esse tema, tanto no âmbito acadêmico, quanto em outros contextos de ensino, como a educação em saúde e permanente.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia ativa; Saúde; Idoso.

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Biografia do Autor

Ana Kleiber Pessoa Borges

Bióloga, Mestre e Doutora pela UNESP/Rio Claro, SP. Docente na Graduação de Enfermagem na UFT (Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO). anakleiber@uft.edu.br.

0000-0003-1865-2595

Ana Gabriela Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Graduada em Psicologia (CEULP/ULBRA). anagfbrito@gmail.com.

0000-0002-8533-7176

Ilaíse Brilhante Batista

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Pós Graduada em Urgência e Emergência/UTI (INESPO). Graduada em Enfermagem (UFMA). ilaisebrilhante@gmail.com.

0000-0001-5705-5254

Jéssica da Silva Marinho

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Graduada em Enfermagem (UFT).

jess.smarinho@gmail.com.

0000-0001-8950-7083

Erenilde Barbosa da Silva Costa

Erenilde Barbosa da Silva Costa

Graduada em Farmácia (CEULP/ULBRA). erenildebarbosa@hotmail.com.

0000-0001-5188-7930

Mislene Ferreira Xavier de Melo

Mislene Ferreira Xavier de Melo

Graduada em Enfermagem (UFT). mislene_melo@mail.uft.edu.br.

0000-0002-9099-3960

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

BORGES, Ana Kleiber Pessoa; BRITO, Ana Gabriela Ferreira; BATISTA, Ilaíse Brilhante; MARINHO, Jéssica da Silva; COSTA, Erenilde Barbosa da Silva; MELO, Mislene Ferreira Xavier de. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a10pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9931. Acesso em: 22 dez. 2024.

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