COVID-19 E A EDUCAÇÃO NOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO DA REGIÃO NORTE: primeiras lições

Autores

  • Katia Cristina Custodio Ferreira Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade federal de Goiás (UFG)/Anpae
  • Ana Gabriela Ferreira Brito Universidade Federal do Tocantins (TO).
  • Lêda Lira Costa Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6pt

Palavras-chave:

COVID-19; Sistemas Estaduais de Ensino; Região Norte; Educação; Ensino remoto

Resumo

O artigo apresenta e analisa o nível de desenvolvimento das ações e deliberações dos Sistemas Estaduais de Ensino da Região Norte a partir da ocorrência do primeiro caso de contaminação pelo COVID-19 no Brasil desvelando potencialidades, tendências e lacunas. Utiliza-se de análise documental a partir de três categorias: suspensão das aulas, deliberações a respeito das possibilidades de ensino remoto e destinação da alimentação escolar. Identificou-se que as deliberações têm sido provisórias e indicam uma tendência predominante de utilização de ferramentas de educação a distância embora se identifique parcas condições de acesso e aprendizagem a partir das soluções apresentadas.

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Biografia do Autor

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade federal de Goiás (UFG)/Anpae

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atualmente, atua como professora de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO). E-mail: melucia26@hotmail.com. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6735648604184569. Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-1237-6422

Ana Gabriela Ferreira Brito, Universidade Federal do Tocantins (TO).

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (TO). Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. E-mail: anagfbrito@gmail.com. ID Lattes http://lattes.cnpq.br/1232228878683918. Orcid iD https://orcid.org/0000-0002-8533-7176..

Lêda Lira Costa Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação (PPPGE/UFT). Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Administração Escolar pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Atualmente, é técnica na Unidade Técnica Executiva em Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. 0. E-mail: costa.lira@mail.uft.edu.br Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7163363624278376 Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0003-2701-2848.

 

Referências

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

BRITO, Katia Cristina Custodio Ferreira; SILVA, Meire Lúcia Andrade da; BRITO, Ana Gabriela Ferreira; BARBOSA, Lêda Lira Costa. COVID-19 E A EDUCAÇÃO NOS SISTEMAS ESTADUAIS DE ENSINO DA REGIÃO NORTE: primeiras lições. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9426. Acesso em: 28 abr. 2024.

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