METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a12ptPalavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino, Aprendizagem, Educação FísicaResumo
Nesta pesquisa abordamos o uso das Metodologias Ativas no ensino da Educação Física. O objetivo geral é conhecer quais as contribuições das metodologias ativas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizado nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi elaborada em uma linha crítica de investigação a abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo bibliográfico com as etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, analise textual interpretativa e problematização. Encontra-se estruturado em subtópicos que discorrem acerca da temática. Ressalta-se que as metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social em diferentes contextos, pois, se baseiam em estratégias de ensino fundamentadas na concepção pedagógica crítico e reflexiva que permitem leitura e intervenção sobre a realidade favorecendo a interação entre os diversos atores do processo e valorizando uma construção coletiva do conhecimento e de seus diferentes saberes e cenários de aprendizagem. Além disso, são práticas que estimulam a criatividade na construção de soluções de problemas e promovem a liberdade no processo de pensar e agir.
Downloads
Referências
ABRÃO, K. R.; DEL PINO, J. C. Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1776-1798, 2016.
BASTOS, Robson dos santos. A educação para a cidadania global da UNESCO e seus nexos com a formação de professores de educação física no Pará. Tese (Doutorado) em Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém-PA 2019. 279 p.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FERNANDES, Kessiane Brito. Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectiva de docentes do ensino superior. Dissertação (Mestrado) em Educação. Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – Ceará, 2017. 156, p.
METZNER, Andreia Cristina. Legislação sobre a formação em Educação Física no Brasil: formando professores ou profissionais? Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro. Rio Claro, 2019. 253 p.
MIRANDA, Cristiano José Martins de. O processo de aprendizagem significativa de conceito em aulas de educação física do ensino médio. Tese (Doutorado) em Ensino em Biociências e Saúde. Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro 2019. 322 p.
MARTINS, Poliana Carvalho. A organização da educação física na educação infantil no DEI/CEPAE/UFG. Dissertação (Mestrado) Ensino na Educação Básica. Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO, 2019. 136 p.
NUNES, Tayna Christine Fontenele. Metodologias de ensino em cursos de licenciatura em educação física: uma discussão necessária. Dissertação (Mestrado) Profissional Ensino na Saúde. Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará, 2018. 94 p.
SAVICZKI, Sheila Caroline. Prática pedagógica de professores em cursos técnicos de nível médio: Aplicação de Metodologias Ativas. Dissertação (Mestrado) em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019. 151 p.
TRIANI, André Pereira. Condições de trabalho e atuação docente dois-pontos a realidade dos professores de educação física de Boa Vista – RR. Tese (Doutorado) em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. 143 p.
VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. Indicadores de metodologias ativas com suporte das tecnologias digitais: estudo com docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tese (doutorado) em Educação. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2019. 194 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.