EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793Palavras-chave:
Educação para o trânsito, Método, Universidade da MaturidadeResumo
Com o aumento da expectativa de vida, deve-se compreender e conviver com idosos de maneira a proporcionar-lhes um trânsito mais seguro. O problema exposto consiste em descrever a elaboração de um método desenvolvido na disciplina de Educação para o Trânsito aos velhos da Universidade da Maturidade. Objetivo: Descrever o método de interação entre as gerações. Metodologia: Essa é uma pesquisa qualitativa que assumiu a forma de pesquisa ação. Resultados: Houve compreensão do respeito quanto ao limite do outro, e o exercício da cidadania. Conclusão: Acreditou que, com o desenvolvimento desse método diversos estudos podem ser elaborados a fim de sistematizar ações pedagógicas dos projetos intergeracionais, em especial nas universidades brasileiras.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro Republicano. 2ª ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1993. In: RODRIGUES, Juciara. 500 anos de trânsito no Brasil: convite a uma viagem. Brasília: ABDETRAN, 2000.
BEAUVOIR, Simone de. A velhice. trad.: Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BOTH, Agostinho; PASQUALOTTI, Adriano; BOTH, Tatiana Lima. Gerontologia, Longevidade e Educação: Fundamentos, Práticas e Processos. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia – 3ª ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro. Lei nº 9.503 de setembro de 1997. Brasília. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/legislacao.htm.> Acesso em: 09 mai. 2015.
CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento. Universidade da Terceira Idade. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia - 3.ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
CONTRAN. Resolução nº 314, de 08 de maio de 2009. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_314_09.pdf> Acesso em: 25 de maio de 2016.
MONTEIRO-SOUSA, Domingas. Universidade da Maturidade: “UMA” metodologia de atenção ao processo de envelhecimento humano na Universidade Federal do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/ Universidade Federal do Pará. Belém, 2013.
OSÓRIO, Neila Barbosa. Uma Proposta de Instrumentalização para jovens Universitários atuarem junto a Idosos Institucionalizados, Inspirada na Pedagogia Salesiana. Doutorado em Ciência do Movimento Humano. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM: Brasil, 2002.
PESSINI, Leo; SIQUEIRA, José Eduardo de. Bioética, Envelhecimento Humano e Dignidade no Adeus à Vida. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia – 3ª ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
RETONDAR, Anderson Moebus. A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades. IN: Sociedade e estado. vol. 23 no.1 Brasília Jan./Apr. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922008000100006> Acesso em: 20 de junho de 2016.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 19ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RODRIGUES, Juciara. 500 anos de trânsito no Brasil: convite a uma viagem. Brasília: ABDETRAN, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.