EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793

Palavras-chave:

Educação para o trânsito, Método, Universidade da Maturidade

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, deve-se compreender e conviver com idosos de maneira a proporcionar-lhes um trânsito mais seguro. O problema exposto consiste em descrever a elaboração de um método desenvolvido na disciplina de Educação para o Trânsito aos velhos da Universidade da Maturidade. Objetivo: Descrever o método de interação entre as gerações. Metodologia: Essa é uma pesquisa qualitativa que assumiu a forma de pesquisa ação. Resultados: Houve compreensão do respeito quanto ao limite do outro, e o exercício da cidadania. Conclusão: Acreditou que, com o desenvolvimento desse método diversos estudos podem ser elaborados a fim de sistematizar ações pedagógicas dos projetos intergeracionais, em especial nas universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide de Sousa Morais, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Ciências Matemática (UFT). E-mail: cleidemorais@zipmail.com.br.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS. Docente do Mestrado em Educação da UFT. E-mail: neilaosorio@uft.edu.br.  

Referências

ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A vocação do prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro Republicano. 2ª ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1993. In: RODRIGUES, Juciara. 500 anos de trânsito no Brasil: convite a uma viagem. Brasília: ABDETRAN, 2000.

BEAUVOIR, Simone de. A velhice. trad.: Maria Helena Franco Monteiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BOTH, Agostinho; PASQUALOTTI, Adriano; BOTH, Tatiana Lima. Gerontologia, Longevidade e Educação: Fundamentos, Práticas e Processos. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia – 3ª ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro. Lei nº 9.503 de setembro de 1997. Brasília. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/legislacao.htm.> Acesso em: 09 mai. 2015.

CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento. Universidade da Terceira Idade. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia - 3.ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

CONTRAN. Resolução nº 314, de 08 de maio de 2009. Disponível em: <http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_314_09.pdf> Acesso em: 25 de maio de 2016.

MONTEIRO-SOUSA, Domingas. Universidade da Maturidade: “UMA” metodologia de atenção ao processo de envelhecimento humano na Universidade Federal do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/ Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/ Universidade Federal do Pará. Belém, 2013.

OSÓRIO, Neila Barbosa. Uma Proposta de Instrumentalização para jovens Universitários atuarem junto a Idosos Institucionalizados, Inspirada na Pedagogia Salesiana. Doutorado em Ciência do Movimento Humano. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM: Brasil, 2002.

PESSINI, Leo; SIQUEIRA, José Eduardo de. Bioética, Envelhecimento Humano e Dignidade no Adeus à Vida. IN: FREITAS, Elizabete Viana de. [et al.]. Tratado de geriatria e gerontologia – 3ª ed. - [Reimpr.] - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

RETONDAR, Anderson Moebus. A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como "contexto social" de produção de subjetividades. IN: Sociedade e estado. vol. 23 no.1 Brasília Jan./Apr. 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922008000100006> Acesso em: 20 de junho de 2016.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 19ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RODRIGUES, Juciara. 500 anos de trânsito no Brasil: convite a uma viagem. Brasília: ABDETRAN, 2000.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

MORAIS, Cleide de Sousa; OSÓRIO, Neila Barbosa. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 793–815, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4120. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)