EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793

Palavras-chave:

Educação para o trânsito, Método, Universidade da Maturidade

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, deve-se compreender e conviver com idosos de maneira a proporcionar-lhes um trânsito mais seguro. O problema exposto consiste em descrever a elaboração de um método desenvolvido na disciplina de Educação para o Trânsito aos velhos da Universidade da Maturidade. Objetivo: Descrever o método de interação entre as gerações. Metodologia: Essa é uma pesquisa qualitativa que assumiu a forma de pesquisa ação. Resultados: Houve compreensão do respeito quanto ao limite do outro, e o exercício da cidadania. Conclusão: Acreditou que, com o desenvolvimento desse método diversos estudos podem ser elaborados a fim de sistematizar ações pedagógicas dos projetos intergeracionais, em especial nas universidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Cleide de Sousa Morais, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Ciências Matemática (UFT). E-mail: cleidemorais@zipmail.com.br.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS. Docente do Mestrado em Educação da UFT. E-mail: neilaosorio@uft.edu.br.  

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

MORAIS, Cleide de Sousa; OSÓRIO, Neila Barbosa. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: metodologia e estratégias para atuação junto aos acadêmicos da universidade da maturidade na cidade de Araguaína/TO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 793–815, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p793. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4120. Acesso em: 19 abr. 2024.

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