AUTONOMIA DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: fundamentos, condições e possibilidades

Autores

  • José Carlos da Silveira Freire Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p321

Palavras-chave:

autonomia, práxis moral, trabalho docente, universidade, emancipação

Resumo

Este trabalho discute os fundamentos ontológicos da autonomia docente na perspectiva da emancipação humana. O conceito de autonomia como práxis moral é problematizado a partir do referencial teórico de Marx, para quem a autonomia emerge como uma práxis sócio-histórica e crítica cultural de transformação das condições do trabalho alienado. A questão norteadora desse trabalho foi saber o sentido sócio-historico de autonomia, suas condições e possibilidade na sociedade contemporânea. Postula-se a autonomia como práxis de emancipação presente no horizonte do trabalho como realização humana.

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Biografia do Autor

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Tocantins, atuando na formação de professores. É membro fundador do Núcleo de Estudos em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas – NEPED. E-mail: cfreire@uft.edu.br

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

FREIRE, José Carlos da Silveira. AUTONOMIA DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: fundamentos, condições e possibilidades. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 321–345, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p321. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5127. Acesso em: 22 dez. 2024.