DIÁRIO ONLINE NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: uma experiência de pesquisa multirrreferencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p158

Palavras-chave:

docência

Resumo

O presente artigo discute a importância de inventariarmos outros espaçostempos de pesquisa e formação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa teve como principal objetivo: compreender as narrativas sobre as práticas docentes no Pibid/Pedagogia/UFS relatadas nos diários online da Web 2.0. No percurso metodológico foi desenvolvida uma etnopesquisa-formação visando compreender o modo como os sujeitos experimentam e interpretam as suas experiências nos diferentes contextos da formação. As informações levantadas foram analisadas a partir da abordagem multirreferencial que propõe uma leitura plural dos objetos, textos e contextos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Docência; Diário online; Narrativas digitais; Web 2.0

 

ABSTRACT

This article discusses the importance of creating others research and formative spaces in the Institutional Program of Initiation Scholarships (Pibid) of the Pedagogy course of the Federal University of Sergipe. This research had as the main objective: to understand how the narratives about pedagogical practices in Pedagogy Pibid UFS were reported in the Web 2.0 online sites. The methodological path was developed as an ethnological research to understand how the subjects experience and interpret their experiences in the different contexts of the formation. The information collected was analyzed from the multi-referential approach that provides a plural reading of objects, texts, and contexts

 

KEYWORDS: Digital Narratives. Online Journal. Teaching. Web 2.0.

 

 

RESUMEN

El presente artículo discute la importancia de que hagamos inventarios de otros espacios-tiempos de investigación y formación en el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID) del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe. La investigación tuvo como principal objetivo: comprender las narrativas sobre las prácticas docentes en PIBID/Pedagogía/UFS relatadas en los diarios online de la Web 2.0. Se desarrolló una etnoinvestigación-formación en el trayecto metodológico con la pretensión comprender el modo como los sujetos prueban e interpretan sus experiencias en los diferentes contextos de formación. Se analizaron las informaciones recogidas a partir del abordaje multirreferencial que propone una lectura plural de los objetos, textos y contextos.

 

PALABRAS CLAVE: Docencia; Diario online; Narrativas digitales; Web 2.0

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Lucena, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) http://grupoecult.blogspot.com.br/. e-mail: sissilucena@gmail.com 

Arlene Araújo Domingues Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Graduada em Pedagogia pela UFS. Licenciada em Informática pela Universidade Tiradentes (Unit). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) http://grupoecult.blogspot.com.br/. e-mail: arlene.morena@gmail.com

Publicado

2019-01-14

Como Citar

LUCENA, Simone; OLIVEIRA, Arlene Araújo Domingues. DIÁRIO ONLINE NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: uma experiência de pesquisa multirrreferencial. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 1, p. 158–181, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p158. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6467. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.