As dificuldades ensinam em cursos online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p100

Palavras-chave:

Gestão da aprendizagem, autonomia, aprendizagem online

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão da aprendizagem e a construção da autonomia a partir dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação. São questionamentos sobre o modelo tradicional de educação e as dificuldades para superar o desafio de construir uma educação que atenda as necessidades dos jovens do século XXI. Neste contexto, apresentamos o resultado da pesquisa em 402 memoriais elaborados por professores que frequentaram, na condição de alunos, um curso online, tendo-se verificado que os professores não apresentaram dificuldades relevantes no que respeita ao uso e ao acesso da tecnologia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Filosofia, mestrado e doutorado em Ciências da Educação. Professor no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins. Brasil. E-mail: jlauro@uft.edu.br. 

 

 

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga, Portugal. Licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. E-mail: bento@ie.uminho.pt

Referências

ALMEIDA, F. Tecnologia e escola: nossas aliadas. In J. A. Valente et al., Formação de professores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

ALMEIDA, M. E. & Valente, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

BARBERO, J. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Rev. Nómadas, Nº 5, 1996.

BELLONI, M. Educação à distância. Campinas: Autores associados, 2003.

BORGES, M. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. São Paulo: PUC (Tese de Doutorado em Educação), 2009.

HASSMANN, H. Redes digitais e metamorfoses do aprender. Petropolis-RJ: Vozes, 2005.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: O ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LÉVY, P. As Tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.

LION, C. Mitos e Realidade da Tecnología Educacional. In E. Litwin, Educação á Distância: Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MORAN, J., Masetto, M. & Behrens, M. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas: Papirus, 2003.

OKADA, A. Memorial reflexivo em cursos on-line: um caminho para avaliação formativa emancipadora. In J. A. Valente et al., Formação de professores a distância e integração de midias. São Paulo: Avercamp, 2007.

POSTMAN, N. O fim da educação: Redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.

SANTOS, E. & Alves, L. Praticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

SILVA, B. Educação e Comunicação. Braga: CEEP - Universidade do Minho, 1998.

SILVA, B. A tecnologia é uma estratégia. In Paulo Dias & Varela de Freitas (org.). Actas da II Conferência Internacional Desafios - 2001. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 839-859, 2001.

SILVA, B. A inserção das tecnologias de informação e comunicação no currículo. In A. M. Flávio & E. Macedo (Orgs) Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades. Pp. 65-91. Porto: Porto Editora, 2002.

SILVA, B. & Pereira, M. Reflexões sobre dinâmicas e conteúdos da cibercultura numa comunidade de prática educacional. In M. Silva (org.) Formação de Professores para Docência online. Pp 29-51. S. Paulo: Loyola, 2012.

TAPSCOTT, D. A geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Vol. 40 (92), pp. 10-19, 1963.

Publicado

2015-12-26

Como Citar

MARTINS, José Lauro; DA SILVA, Bento Duarte. As dificuldades ensinam em cursos online. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 100–118, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p100. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1662. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)