APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190

Palavras-chave:

contexto online, aprendizagem online, contextos não formais

Resumo

Neste texto apresentam-se os resultados de uma investigação realizada com o objetivo de estudar as aprendizagens que são realizadas por sujeitos adultos em contextos online, de caráter não formal. Com uma abordagem investigativa de vertente qualitativa, inquiriram-se adultos utilizadores regulares da Internet através da distribuição de um questionário online. Verificou-se que, em contextos online, as aprendizagens realizadas são, na sua maioria, de caráter predominantemente declarativo, relativas ao contexto pessoal dos aprendentes, essencialmente em ambientes online relativos ao domínio da informação e realizam-se de acordo com uma estratégia centrada no processo, em que a tomada de decisões é realizada no decurso da ação e baseia-se na pesquisa e nos resultados que daí decorrem, ou seguindo orientações sob a forma de guião ou tutorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Viana, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Assistente Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e coordenadora pedagógica do projeto MOOC Técnico - desenvolvimento de cursos abertos online no Instituto Superior Técnico. É licenciada e mestre em Ciências da Educação, e doutorada em Educação, na área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa.

É investigadora associada do Núcleo de Leiria do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e investigadora colaboradora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF), no grupo Educação, Tecnologia e Sociedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem desenvolvido o seu trabalho de investigação sobre a utilização de tecnologias digitais, em contextos de aprendizagem formais e informais, área em que tem integrado diversos projetos e realizado várias publicações, nacionais e internacionais. 

 

Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Fernando Albuquerque Costa é Professor Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa onde integra o Grupo de Investigação Educação, Tecnologia e Sociedade da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. É doutorado em Ciências da Educação e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde foi docente e investigador entre 1988 e 2009.

Helena Peralta, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

É professora auxiliar, aposentada, do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, no qual continua a desenvolver atividades de investigação e a colaborar em projetos de intervenção, a nível nacional e internacional, nas áreas de «Desenvolvimento Curricular», «Avaliação», «Tecnologias Educativas» e «Didática das Línguas Estrangeiras». É doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação, pela Universidade de Lisboa, e mestre em Literatura Alemã, pela Universidade Nova de Lisboa.

Referências

AFONSO, Ana. A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem. Tese de doutoramento em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2009.

ALMEIDA, Leandro; FREIRE, Teresa. Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilíbrios Edições, 2007.

ALVES, Nuno de Almeida. Perfil dos utilizadores da Internet em Portugal. Análise Social, 43 (3), 603-625, 2008.

AMADO, João (Coord.). Investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

ANACOM. O consumidor de comunicações eletrónicas 2015, 2016. Disponível em: goo.gl/Qj5ESd. Acedido em agosto de 2016.

ANDERSON, Lorin; KRATHWOHL, David (Eds). A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing. New York: Longman, 2001.

ANDERSON, Terry. Toward a theory for online learning. In: ANDERSON, Terry; ELLOUMI, Fathi (Eds.). Theory and practice of online learning. Athabasca, AB: Athabasca UniversitY (pp. 33-60). 2004.

ANDREWS, Dorine et al. Eletronic survey methodology: a case study in reaching hard-to-involve internet users. International Journal of Human-Computer Interaction, 16(2), 185-210, 2003.

ANTUNES, Paula. Web 2.0 no desenvolvimento profissional docente do ensino não superior. Tese de doutoramento em Multimédia em Educação, Universidade de Aveiro, 2012.

ÁVILA, Patrícia. A literacia dos adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Tese de doutoramento em Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2005.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARTOLOMÉ, Antonio; STEFFENS, Karl. Are MOOCs Promising Learning Environments?. Media Education Research Journal, 44 (22), 91-99, 2015.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

COBO, Cristóbal e MORAVEC, John. Aprendizaje Invisible. Hacia una nueva ecología de la educación. Barcelona: Laboratori de Mitjans Interactius / Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2011.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. New York: Routledge, 2000.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence. Research Methods in Education. London: Routledge, 1994.

COMISSÃO EUROPEIA. Livro Branco sobre a Educação e a Formação – Ensinar e Aprender – Rumo à Sociedade Cognitiva. Bruxelas, 1995.

COMISSÃO EUROPEIA. Recommendation of the European Parliament and of the Council of 18 December 2006 on key competences for lifelong learning. Official Journal of the European Union, 2006. Disponível em: http://goo.gl/bnmVIj. Acesso em junho de 2016.

CONNER, Marcia. Introduction to Informal Learning. Informal Learning (1997-2012), 2006. Disponível em: http://marciaconner.com/resources/informal-learning. Acesso em fevereiro de 2016.

Conselho de Ministros. Resolução do Conselho de Ministros n.o 112/2012, de 31 de dezembro. Diário da República, 1a série, n.o 252, 2012. Disponível em: https://goo.gl/RK4ghQ. Acesso em junho de 2016.

COSTA, António Firmino; CARDOSO, Gustavo; COELHO, Ana Rita; PEREIRA, André (2015). A sociedade em rede em Portugal – uma década de transição. Coimbra: Almedina.

COSTA, Cristina. O Currículo numa comunidade de prática. Sísifo (Revista de Ciências da Educação), 3, 87-100, 2007b. Disponível em: goo.gl/hDDYaC. Acesso em junho de 2016.

COSTA, Cristina. Webheads in Action. O Currículo numa comunidade de prática – um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 2007a.

COSTA, Fernando Albuquerque; CRUZ, Elisabete; FRADÃO, Sandra; SOARES, Francisca; TRIGO, Vasco. Metas de Aprendizagem na área das TIC. In: DGIDC-ME. Metas de Aprendizagem. Lisboa, 2010.

COSTA, Fernando Albuquerque; MOURA SANTOS, Ana; SILVA, Alexandre; VIANA, Joana. Guiões para desenho de cursos MOOC. In: MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior. Lisboa: MEC (pp. 327-342), 2015. Disponível em: https://goo.gl/z9ZqZl. Acesso em agosto de 2016.

COSTA, Fernando Albuquerque; PERALTA, Helena. Comunidades virtuales de aprendizaje: el punto de vista de los participantes. Revista Electrónica Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 8 (3), 23-59, 2007. Disponível em: http://goo.gl/9nqpys. Acesso em agosto de 2016.

COSTA, Fernando Albuquerque. Comunidades virtuais de aprendizagem: traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas. Perspectiva, 30 (1), 59-75, 2012. Disponível em: goo.gl/G4yned. Acesso em agosto de 2016.

COSTA, Fernando Albuquerque. Digital e Currículo no início do Século XXI. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO, António (Eds.). Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho (pp. 119-142), 2011.

COSTA, Fernando; CRUZ, Elisabete; VIANA, Joana. Estratégias e dificuldades de gestão pessoal da aprendizagem em ambientes virtuais. In: GOMES, Maria João; OSÓRIO, António; RAMOS, Altina; SILVA, Bento; VALENTE, José (Eds.). Atas da VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013. Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho (pp. 231-240), 2013. Disponível em: http://goo.gl/HEZ2qp. Acesso em maio de 2016.

COSTA, Fernando; VIANA, Joana; CRUZ, Elisabete. The Management of a PLE from the Perspective of Higher Education Students. In: VRASIDAS, Charalambos; PANAOU, Petros (Eds.). Desiging Thinking in Education, Media & Society. Proceedings of the 62 International Council for Educational Media Conference. Nicósia: International Council for Educational Media (pp. 317-323), 2012. Disponível em: http://goo.gl/Xc1K7q. Acesso em maio de 2016.

CRESWELL, John. Research Design. London: SAGE Publications, 2009.

CROSS, Jay. Informal Learning – the other 80%. Internet Time Group, 2003. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2245602/The-Other-80-May-2003. Acedido em outubro de 2015.

CROSS, Jay. Informal learning. Rediscovering the Natural Pathways That Inspire Innovation and Performance. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2006.

CRUZ, João. Evolução do fosso digital em Portugal 1997-2000: uma abordagem sociológica. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2008.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Introduction: the discipline and practice of qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (Eds.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications (pp. 1-28), 2000.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DIAS, Ana. Proposta de um modelo de avaliação das atividades de ensino online – um estudo do ensino superior português. Tese de doutoramento em Multimédia da Educação, Universidade de Aveiro, 2010.

DICKS, Bella; MASON, Bruce; COFFEY, Amanda; ATKINSON, Paul. Qualitative research and hipermedia. Etnography for the digital age. London: SAGE Publications, 2006.

DUARTE, António Manuel. E-learning and approaches to learning in higher education. Sísifo. Educational Sciences Journal, 7, 37-48, 2008. Disponível em: https://goo.gl/VON6TE. Acesso em julho de 2016.

ELLIS, Robert; GOODYEAR, Peter; O'HARA, Agi; PROSSER, Michael. The university student experience of face-to-face and online discussions: coherence, reflection and meaning. ALT-J, Research in Learning Technology, 15, (1), 83-97, 2007.

ESTRELA, Teresa. Um olhar sobre a investigação educacional a partir dos anos 60. In: ESTRELA. Albano (Org.). Investigação em educação. Teorias e práticas (1960-2005). Lisboa: Educa (pp. 13-41), 2007.

EUROSTAT. Estatísticas sobre a sociedade da informação — agregados familiares e indivíduos. Eurostat. Statistics explained, 2015. Disponível em: http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Information_society_statistics _ -_households_and_individuals/pt. Acesso em junho de 2016.

EURYDICE. Números-chave sobre a aprendizagem e a inovação através das TIC nas escolas da Europa, 2011. Disponível em: http://goo.gl/3W5A0Y. Acesso em junho de 2016.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

FODDY, William. Como perguntar. Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora, 1996.

GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamnin. O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta editora, 2005.

GONÇALVES, Carolina. O desenvolvimento das comunidades de aprendizagem online: um estudo de caso na formação de professores no Amazonas. Tese de doutoramento em Ciências da Educação, Universidade do Minho, 2010.

GOODYEAR, Peter; ELLIS, Robert. Expanding Conceptions of Study, Context and Educational Design. In: SHARPE, Rhona; BEETHAM Helen; FREITAS, Sara (Eds). Rethinking Learning for a digital age. How learners are shaping their own experiences. Routledge: New York (pp. 100-113), 2010.

GUBA, Egon. The paradigm dialog. Newbury Park: Sage Publications, 1990.

HARGREAVES, Andy. O Ensino na Sociedade do Conhecimento: a educação na era da insegurança. Porto: Porto Editora, 2003.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: Mc Graw Hill, 1998.

HIBBERTS, Mary; JOHNSON, Burke. Mixed methods research. In: BRIGGS, Ann; COLEMAN, Marianne; MORISSON, Marlene (Eds.). Research methods in educational leadership & managment. London: Sage Publications (pp. 122-139), 2012.

HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo, 2009.

INE. Sociedade da Informação e do Conhecimento. Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2015. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, 2001-2015. Disponível em: https://www.ine.pt. Acesso em maio de 2016.

JONASSEN, David. Computers as Mindtools for Schools: Engaging Critical Thinking. Upper Saddle River, N.J.: Merrill, 2000.

JONASSEN, David. Thinking technology. Educational Technology, 34, 4, 34‐37, 1994.

LAURILLARD, Diana. Rethinking university teaching. A framework for the effective use of educational technology. London: Routledge Falmer, 2002.

LAZAR, Jonathan; PREECE, Jennifer. Designing and implementing web-based surveys. Journal of Computer Information Systems, 34 (4), 63-7, 1999.

LEECH, Nancy; ONWUEGBUZIE, Anthony. A typology of mixed methods research designs. Quality & Quantity, 43 (2), 265-275, 2009.

LIMA, Jorge Ávila. Por uma análise de conteúdo mais fiável. Revista Portuguesa de Pedagogia, 47 (1), 7-29, 2013.

LÓPEZ, Bernardo. Procedimentos. Estrategias de aprendizaje. Su naturaleza, enseñanza y evaluación. Valencia: turant lo blanch, 2000.

MARKTEST. 5,6 milhões de utilizadores de Internet em Portugal, 2016. Disponível em: http://www.marktest.com/wap/a/n/id~209b.aspx. Acedido em maio de 2016.

MCAULEY, Alexander; STEWART, Bonnie; SIEMENS, George; CORMIER, Dave. The MOOC Model for Digital Practice. University of Prince Edward, 2010.

MIRANDA, Luisa. Educação Online: Interação e Estilos de Aprendizagem de Alunos do Ensino Superior numa Plataforma Web. Tese de doutoramento em Educação, Universidade do Minho, 2005.

MONEREO, Carles et. al. Estrategias de enseñanza y aprendizaje. Formación del professorado y aplicación en la escuela. Barcelona: Colección El Lápiz, Grão Editorial, 1995.

MOREIRA, João. Questionários: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2004.

OCDE. Are Students Ready for a Technology-Rich World? What PISA Studies Tell Us. Paris: OECE Publishing, 2005.

OCDE. Connected Minds: Technology and Today’s Learners. Educational Research and Innovation. Paris: OECD Publishing, 2012.

OCDE. New Millennium Learners. Initial findings on the effects of digital technologies on school-age learners. OECD/CERI International Conference “Learning in the 21st Century: Research, Innovation and Policy”. Paris: OCED Publishing, 2008b.

OCDE. The future of the Internet Economy: a statistical profile. OECD Ministerial Meeting on the future of the Internet economy. Seoul, Korea: Korea Communications Commission, 2008a.

ONWUEGBUZIE, Anthony; JOHNSON, Burke. The validity issue in mixed research. Research in the schools, 13 (1), 48-63, 2006.

PAPERT, Seymour. A Família em Rede. Lisboa: Relógio d'Água, 1997.

PAPERT, Seymour. Technology in Schools: To Support the System or Render it Obsolete? Educational Technology, 2005. Disponível em: http://goo.gl/eTBCkg. Acesso em julho de 2016.

PATRÍCIO, Maria Raquel. Aprendizagem Intergeracional com Tecnologias de Informação e Comunicação. Tese de doutoramento em Ciências da Educação, Universidade do Minho, 2014.

PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. Newbury, Califórnia: Sage Publications, 1990.

PERALTA, Helena; RODRIGUES, Pedro. Programas comunitários de intercâmbio universitário: aprendizagens e desenvolvimento de competências. Estudo exploratório na Universidade de Lisboa. In: FIGARI, Gérard et al (Eds.). Avaliação de Competências e Aprendizagens Experienciais. Saberes, modelos e métodos. Lisboa: Educa, 2006.

PORDATA. Indivíduos que utilizam computador e Internet em % do total de indivíduos: por nível de escolaridade mais elevado completo – Portugal. PORDATA, 2002-2014. Disponível em http://goo.gl/ESvLZv. Acesso em agosto de 2016.

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio Revista Pedagógica, 8 (31), 8-11, 2004.

PRENSKY, Mark. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9 (5), 1-6, 2001. Disponível em: http://goo.gl/jP7yN. Acesso em junho de 2015.

REA, Louis; PARKER, Richard. Designing and conducting survey research. A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1992.

REDECKER, Christine; ALA-MUTKA, Kristi; PUNIE, Yves. Learning 2.0 – The impact of social media on learning in Europe. Institute for Prospective Technological Studies. Luxembourg: European Comission, 2010.

SELWYN, Neil. Em defesa da diferença digital: uma abordagem crítica sobre os desafios curriculares da Web 2.0. In: DIAS, Paulo; OSÓRIO, António (Orgs.). Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011.

SHARPE, Rhona; BEETHAM Helen; FREITAS, Sara (Eds). Rethinking Learning for a digital age. How learners are shaping their own experiences. Routledge: New York, 2010.

SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 2009.

TASHAKKORI, Abbas; TEDDLIE, Charles (Eds). Handbook of mixed methods in social & behavioral research. Thousand Oaks: Sage Publications Inc, 2003.

TUCKMAN, Bruce. Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

VIANA, Joana. O papel dos ambientes on-line no desenvolvimento da aprendizagem informal. Dissertação de Mestrado, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2009.

WENGER, Etienne. Communities of practice. Learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

VIANA, Joana; COSTA, Fernando Albuquerque; PERALTA, Helena. APRENDIZAGENS PESSOAIS EM CONTEXTOS INFORMAIS: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 190–231, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p190. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3527. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático