DEMOCRATIZAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS: elementos estruturantes de um plano de ação mobilizador da gestão democrática para um currículo inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a36pt

Palavras-chave:

Sistema educacional, Gestão Democrática, Plano de Ação Democrático-Participativo, Currículo e Ensino de Qualidade.

Resumo

O artigo aborda a gestão dos sistemas educacionais destacando as concepções de administração gerencial e democrático-participativa. Como indagação de partida problematiza a tensão entre o gerencialismo e a democratização dos sistemas educacionais e escolas e seus impactos para os Sistemas Municipais de Educação (SME). O objetivo, a partir da problematização em pauta, consistiu em identificar os aspectos – estratégico-gerencial ou democrático-participativo – que sustentam o processo de gestão dos SME, em geral, e como ilustração do estudo, a repercussão para o sistema educacional de Lagoa da Confusão/Tocantins na percepção institucional. Resultou do estudo o entendimento de que: os sistemas educacionais estão em processo de constituição e, por conseguinte, os SME também se encontram em movimento de institucionalização e gestão; a gestão dos SME em pauta encontra obstáculos diversos para sua efetivação na perspectiva democrática que possa contribuir com a elaboração e implementação de um processo educativo proporcionador de ensino de qualidade. Frente aos obstáculos apresentados foi elaborado um plano de ação ilustrado com o sistema educacional de Lagoa da Confusão buscando contribuir efetivamente com a democratização da gestão dos SME do Tocantins.

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Biografia do Autor

Núbia Mária Soares de Souza, Sistema Municipal de Educação de Lagoa da Confusão/TO

Mestra em Educação pela UFT. Professora da Educação Básica do Estado do Tocantins/TO e do SME de Lagoa da Confusão/TO. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural.  

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação (UFG/Brasil); Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos Cursos de Filosofia e Teatro e Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação Profissional e Educação (PPPGE/UFT).  Pesquisador vinculado: ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; ao Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE); e à Rede Universitas/Br.

Hermínia Nunes da Silva, Sistema Estadual de Educação do Tocantins

 

Especialista em Gestão Pública pela UFT. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Cursando Mestrado Profissional em Educação (UFT). Professora do Sistema Municipal de Educação de Dianópolis Tocantins; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural.

Doracy Dias Aguiar de Carvalho , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB/Brasil). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB).

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

SOUZA, Núbia Mária Soares de; CARVALHO, Roberto Francisco de; NUNES DA SILVA, Hermínia; CARVALHO , Doracy Dias Aguiar de. DEMOCRATIZAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS: elementos estruturantes de um plano de ação mobilizador da gestão democrática para um currículo inclusivo. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a36, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a36pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20320. Acesso em: 1 abr. 2025.