THE EFFECTIVENESS OF THE LEARNING MANAGEMENT CONCEPT DESCRIBED IN THE LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a6ptKeywords:
Gestão da aprendizagem, metacognição, autorregulaçãoAbstract
A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizada em torno da aprendizagem, a partir do protagonismo do aprendente. Este estudo teve por objetivo identificar a efetividade do conceito de Gestão da Aprendizagem descrita na literatura científica. Foi realizada Revisão Sistemática da literatura Publicada entre 2010 e 2020. O protocolo PRISMA foi utilizado, e foram selecionados 50 artigos. A literatura científica aponta que a gestão da aprendizagem é tratada de forma indireta e fragmentada nos estudos deste conceito e estabelece pouca relação entre os seus princípios norteadores. Fica evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
References
BANDURA, Albert. Social Foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1986.
CAMPOS, L. R. G.; RIBEIRO, M. R. R.; DEPES, V. B. S. Autonomia do graduando em enfermagem na (re) construção do conhecimento mediado pela aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 5, p. 818-824, 2014.
CLARK, Ian. Formative assessment: Assessment is for self-regulated learning. Educational Psychology Review, v. 24, n. 2, p. 205-249, 2012.
CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 2, p. 517-534, 2018.
DEFFENDI, Luma Tiziotto; SCHELINI, Patrícia Waltz. O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 3, pp. 1-8, 2016.
FERNANDES, Maria Petrília Rocha et al. Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação física na educação básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 23, n. 2, p. 306-320, 2019.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906 – 911, 1979.
GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.
HOLIC, Henry. Autonomy in foreign language learning. Oxford: pergamon, 1981.
KOMISSAROUK, Svetlana; HARPAZ, Gal; NADLER, Arie. Dispositional differences in seeking autonomy- or dependency-orientedhelp: Conceptual development and scale validation. Personality and Individual Differences, v. 108, p. 103-112, 2017.
LIMA FILHO, Raimundo Nonato; LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco; BRUNI, Adriano Leal. Aprendizagem autorregulada em Contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review, v. 12, n. 1, p. 38, 2015.
LINDE K, Willich SN. How objective are systematic reviews? Differences between review son complementary medicine. J R Soc Med, v. 96, n. 1, p. 17-22, 2003.
LÜFTENEGGER, Marko et al. Lifelong learning as a goal–Do autonomy and self-regulation in school result in well prepared pupils? Learning and Instruction, v. 22, n. 1, p. 27-36, 2012.
MARTINS, J. L. Enquanto uns ensinam outros navegam. Porto Alegre: Fi, 2017.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 2002.Cortez, São Paulo.
PACHECO, J. A. Currículo, Aprendizagem e Avaliação: Uma abordagem face à agenda globalizada. Revista Lusófona de Educação, n. 17, p. 75-90, 2018.
PEREIRA, Suellen Silva; ALVES, Telma Lúcia Bezerra; CABRAL, Laíse Do Nascimento. Recursos midiáticos e geografia escolar: propostas metodológicas em busca da renovação no ensino. Geo UERJ, v. 2, n. 24, 2013.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do erro. Roteiro, v. 37, n. 2, p. 265-294, 2012.
SAMPAIO, Mancini. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev bras fisioter, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
SULTANA, Sharmin. Need Analysis: An Invaluable Step for Successful Autonomous Learning. English Language Teaching, v. 11, n. 7, p. 37-47, 2018.
VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia; NOGUEIRA, Jaana Flavia Fernandes. Gestão da aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 31, n. 1, p. 85-106, 2015.
ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. Self-regulated learning and academic achievement: theoretical perspectives. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.