POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi

Autores

  • Fagno da Silva Soares Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972

Palavras-chave:

AVALIAÇÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM, ATO PEDAGÓGICO

Resumo

Entrevista realizada durante o X Encontro Técnico-Pedagógico IFMA/Campus Açailândia em 23 de janeiro de 2019, com o teórico da educação Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Destacado teórico nos estudos em Avaliação da Aprendizagem Escolar há 5 décadas de reflexões seminais sobre o tema. Durante a entrevista, o teórico Cipriano Luckesi falou de sua trajetória profissional, e fez reflexões acerca da avaliação da aprendizagem como ato pedagógico, passando pela avaliação como ato amoroso, a distinção entre avaliar e examinar até o processo de consolidação dos estudos em Avaliação da Aprendizagem no Brasil. Por fim, tratou dos desafios da educação para o professor do século XXI, bem como, das trajetórias, experiências e perspectivas da Avaliação da Aprendizagem Escolar.

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Biografia do Autor

Fagno da Silva Soares, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade de São Paulo/USP.

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e Geografia do Brasil pela UNIFIA, Planejamento-Implementação e Gestão da EaD pela UFF, TICs para Educadores pela UFRGS, Direitos Humanos pela UFMA, Metodologias Inovadoras Aplicadas à EaD pela FACINTER, Orientação-Supervisão-Gestão e Inspeção Escolar pela UNINTER, Docência do Ensino Superior pelo IESF e MBA em Gestão e Ensino de TICs e Inovação pelo IBMEC. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA, do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira CNPq/UNIFESSPA. É membro filiado a Associação Nacional de História ANPUH-MA, Associação Brasileira de História Oral-ABHO e Presidente da Academia Açailandense de Letras-AAL Biênio 2014-2016. Atualmente é professor de história do IFMA/Campus Açailândia e SEEDUC. Consultor Ad Hoc do Comitê de Avaliação de Projetos IFAL. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de escravização contemporânea na Pré-Amazônia. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente e mais recentemente ensino de história. E-mail: fagno@ifma.edu.br

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

SOARES, Fagno da Silva. POR UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO ATO AMOROSO: 50 anos da oficina pedagógica de Cipriano Luckesi. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 972–993, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p972. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7031. Acesso em: 22 dez. 2024.

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