A INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PEÇA ARTESANAL DE CAPIM DOURADO

Autores

  • Flavio Augustus da Mota Pacheco UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0001-8580-3723
  • Francisco Gilson Rebouças Rebouças Porto Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a40pt

Palavras-chave:

Inovação, Internacionalização, Artesanato, Capim Dourado

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento de pequenas empresas produtoras de capim-dourado em relação à inovação e internacionalização. A pesquisa segue uma abordagem quantitativa e é considerada uma investigação exploratória e descritiva com pesquisa de campo, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas. A unidade de análise para este estudo foi um grupo de 16 artesãos. O instrumento foi aplicado digitalmente e formulado através do Google Forms, e o pré-teste envolveu 7 artesãos. Este estudo conclui que, devido ao baixo grau de inovação entre os artesãos, a exportação tem sido negativamente impactada. Além disso, à luz da literatura revisada, infere-se que, dado o baixo nível de comportamento inovador, a exportação entre artesãos é frágil. Palavras-chave: Inovação; Internacionalização; Artesanato; Capim Dourado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Augustus da Mota Pacheco, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduado em Administração, Especialista em Planejamento Estratégico, Especialista em Marketing e Inteligência de Mercado, Especialista em Psicologia Positiva e Coach, Especialista em Processos Educacionais Inovadores, Mestre em Administração, Doutor em Administração e Pós-Doutorando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação. Possui 19 anos como Professor Universitário, destes, 12 anos como Coordenador e professor de Cursos de pós-graduação, 7 anos como Coordenador de Curso de Graduação, em instituições como UniCatólica, UFT, Instituto Presidente Antônio Carlos-ITPAC e Faculdade Guaraí no Estado do Tocantins. Foi consultor empresarial, Palestrante e Conferencista por 7 anos nas áreas de Motivação, Liderança e Gestão Estratégica pela TFC Educacional, onde foi sócio-consultor. Foi sócio-diretor do Alvo Centro de Estudos Avançados, onde foi Diretor Pedagógico e de Marketing do Ensino Médio, e também de cursos de pós-graduação Lato Sensu - Atividade esta que durou 7 anos. Na UniCatólica, permaneceu por 15 anos, além de professor no curso de Administração, criou e coordenou o curso superior em Gestão Ambiental por 5 anos, além de fazer parte/coordenar a comissão de planejamento estratégico por 3 anos, e membro da comissão de Gestão da Qualidade por 2 anos. Na Fundação Universa foi professor em cursos de pós-graduação e coordenador de cursos executivos de curta de duração por 4 anos. Foi Presidente do IBIIS - Instituto Brasileiro de Inserção e Integração Social, por 4 anos, onde desenvolveu, capacitou e encaminhou centenas de jovens para o mercado de trabalho. Na Faculdade Guarai, criou e coordenou a Empresa Junior, e desenvolveu vários projetos em parceria com o comercio local. Atuou também como coordenador do curso de Administração por 4 anos, onde desenvolveu os primeiros eventos e projetos de extensão do curso naquela IES. NA UFT Coordenou o curso de Administração, e também criou e coordenou/ coordena os cursos de pós-graduação Lato Sensu: MBA Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental, MBA Gestão Financeira e Orçamentária, MBA Marketing, MBA Marketing e Inteligência de Mercado, e o MBA Liderança e Formação de Gestores. Nesta mesma instituição é professor do curso de Administração e também do Mestrado em Administração Pública. Nesses anos como professor e pesquisador, desenvolveu e publicou em parceria com colegas professores e pesquisadores, alunos, ex-alunos mais de 100 artigos, mais de 120 capítulos de livros, 25 organizações de livros e 3 livros de única autoria. As suas áreas de atuação são: Gestão de Pessoas e Liderança, Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Hoje, além de atuar na Docência, empreende na construção civil e ministra palestras

Francisco Gilson Rebouças Rebouças Porto Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT, 2018-atual) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIN-UFF, 2021-atual). É Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Foi bolsista Produtividade (UFT, 2016-2017), tendo recebido o Prêmio Hilton Japiassu de Excelência em Pesquisa (UFT, 2018) e o Prêmio UFT de Divulgação Científica (UFT, 2019). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação, inovação tecnológica e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Tem experiência como editor científico (Revista de Pedagogia - UnB, 1999-2007; Revista Observatório, UFT-UNESP, 2015-atual; Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, UFT-UFRR-UNIR-UFPA,2017-atual). Coordena a International Researchers Network for Bologna (Rebol) (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha) (desde 2015) e participa nas redes: RedeCT - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais (desde 2017, onde assumiu a vice-coordenação entre 2017-2022), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa - RENOI (desde 2015, onde assumiu a coordenação para o período de 2022-2024), REDE AMLAT - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (desde 2019) e RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação (desde 2020).

Referências

ANDERSEN, O. On the Internationalization Process of Firms: A Critical Analysis. Journal of International Business Studies, 209-231. 1993.

BOISOT, M., and B. MCKELVEY. “Integrating Modernist and Postmodernist Perspectives on Organizations: A Complexity Science Perspective,” Academy of Management Review: 35, 415–433 (2010).

BOSO, N., V. M. STORY, J. W. CADOGAN, J. ANNAN, S. KADIĆ-MAGLAJLIĆ, and M. MICEVSKI. “Enhancing the Sales Benefits of Radical Product Innovativeness in Internationalizing Small and Medium-sized Enterprises,” Journal of Business Research 69(11), 5040–5045 (2016).

CASSIMAN, B., and E. GOLOVKO “Innovation and Internationalization Through Exports,” Journal of International Business Studies. 42(1), 1–20. (2010)

CHIVA, R., P. GHAURI, and J. ALEGRE. “Organizational Learning, Innovation and Internationalization: A Complex System Model,” British Journal of Management (2014) 25, 687–705.

CHRISTENSEN, C. The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Watertown, MA: Harvard Business Review Press. (2013).

FILIPESCU, D. A., A. RIALP, and J. RIALP. “Internationalization and Technological Innovation: Empirical Evidence on their Mutual Relationship,” Advances in International Marketing 20, 125–154. (2009).

FILIPESCU, D. A., S. PRASHANTHAM, A. RIALP, and J. RIALP. “Technological Innovation and Exports: Unpacking their Reciprocal Causality,” Journal of International Marketing 21(1), 23–38. (2013).

FREIXANET, J. “Export Promotion Programs: Their Impact on Companies’ Internationalization Performance and Competitiveness,” International Business Review 21 (6), 1065–1086 (2012).

GOLOVKO, E., and G. VALENTINI. “Exploring the Complementarity between Innovation. and Export for SMEs Growth,” Journal of International Business Studies 42(3), 362–380. (2011).

JAVALGI, R. G. GRIFFITH, D. A. WHITE, D. S. An empirical examination of factors influencing the internationalization of service firms Journal of Service Marketing, 17(2), 185-201. 2003.

JOHANSON, J., and J. VAHLNE. “The Mechanism of Internationalization,” International Marketing Review 7(4), 11–24 (1990).

KAFOUROS, M., P. BUCKLEY, J. SHARP, and C. WANG. “The Role of Internationalization in Explaining Innovation Performance,” Technovation 28, 63–74. (2008).

NOOTEBOOM, B., C. COEHOORN, and A. V. DER ZWAAN. “The Purpose and Effectiveness of Technology Transfer to Small Businesses by Government-Sponsored Innovation Centres,” Technology Analysis & Strategic Management 4(2), 149–166 (1992).

ORGANIZAÇÃO para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. Ed. Paris. OCDE: 2005.

PATEL, P. C., G. CRIACO, and L. NALDI. “Geographic Diversification and the Survival of Born-Globals,” Journal of Management 44, 2008–2036: (2016).

PITTIGLIO, R., E. SICA, and S. VILLA. “Innovation and Internationalization: The Case of Italy,” Journal of Technology Transfer 34, 588–602: (2009).

REID, S.D. Firm Internationalization, Transactions Costs and Strategic Choice. Journal of International Business Studies 1983.

REINDERS, M. J., R. T. FRAMBACH, and J. P. SCHOORMANS. “Using Product Bundling to Facilitate the Adoption Process of Radical Innovations,” Journal of Product Innovation Management 27(7), 1127–1140: (2010).

Publicado

2023-12-31

Como Citar

PACHECO, Flavio Augustus da Mota; REBOUÇAS PORTO JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças. A INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PEÇA ARTESANAL DE CAPIM DOURADO. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a40pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a40pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18085. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)