A constituição do sujeito e educação possível para a criança atípica: Uma perspectiva psicanalítica

Autores

  • Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202302

Palavras-chave:

Educação, Criança atípica e Psicanálise

Resumo

O presente texto tem como objetivo discorrer acerca das fases de constituição do sujeito na Psicanálise, enfatizando a discussão proposta pelas psicanalistas Mannoni (1990),  Kupfer (2001) e Mrech (2009), que introduz  a possibilidade de um diálogo, de uma interseção/interlocução entre pedagogia e psicanálise, de uma inter-relação entre o educacional e o terapêutico, que gera um terreno fértil para a produção de pesquisas e intervenções no contexto da educação especializada e inclusiva.  

Biografia do Autor

Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Curso de Pedagogia- Campus de Arraias-TO. Email: mcbfabreu@uft.edu.br

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. A constituição do sujeito e educação possível para a criança atípica: Uma perspectiva psicanalítica . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202302, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202302. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/17155. Acesso em: 29 abr. 2024.