Diálogos entre a Ludicidade e a Decolonialidade

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade; Decolonialidade; Educação

Resumo

Este artigo se constitui com base na revisitação do ensaio teórico “Giro Lúdico: construindo uma decolonização do saber/ser”, corporificado a partir da ressignificação da ludicidade como perspectiva heterogênea anunciada para potencializar a resistência contra os processos da colonialidade. A elaboração textual também orienta-se nas reflexões oriundas dos encontros formativos do grupo de pesquisa “Saberes, Educação, Interculturalidade e Variações Temáticas na Amazônia”, sobretudo, na linha “Ludicidade, Práticas Corporais e Educação”, vinculada ao Instituto Federal de Educação do Pará. Concomitantemente, inspirado nas vivências no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. O objetivo apóia-se em compreender a interface entre a ludicidade e a decolonilidade, no sentido de enfatizar a virada epistemológica, buscando visibilizar conhecimentos outros inferiorizados pela ciência moderna. Trata-se de uma pesquisa substancialmente qualitativa, cujos referenciais mais representativos são: Cipriano Luckesi (2002), Mônica Massa (2021), Nelson Maldonado-Torres (2007) e Walter Mignolo (2004). Como resultado, comprova-se que a ludicidade se apresenta como um processo subjetivo - intimamente relacionada às experiências socioculturais de cada ser - os significados atribuídos são compartilhados coletivamente, assumindo diversas formas e interpretações conforme cada contexto, bem como o seu alcance político-pedagógico diante dos mecanismos da modernidade/colonialidade presentes nas instituições educativas.

Biografia do Autor

Lyandra Lareza da Silva Matos , Universidade do Estado do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA). Bolsista CAPES pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG- Amazônia Legal), Belém, Pará, Brasil. Tv. Djalma Dutra, s/n , Bairro Telégrafo, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66050-540.ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0852-5579 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3661018191743817 .E-mail: lyandramatos.uepa@gmail.com

Shirley Silva do Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pára

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA. Professora efetiva de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA/Castanhal), Castanhal, Pará, Brasil. BR 316, Km 61 - Saudade II - Cristo Redentor, Castanhal - PA, 68740-970. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0753-2128. E-mail: nascimento.ss@yahoo.com.br

Tânia Regina Lobato dos Santos , Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA) do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGED-UEPA), Belém, Pará, Brasil. Tv. Djalma Dutra, s/n , Bairro Telégrafo, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66050-540. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8997-0562 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3661018191743817 E-mail: tania02lobato@gmail.com

Referências

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

MATOS , Lyandra Lareza da Silva; NASCIMENTO , Shirley Silva do; SANTOS , Tânia Regina Lobato dos. Diálogos entre a Ludicidade e a Decolonialidade. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 133–147, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14793. Acesso em: 25 abr. 2024.