Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

  1. Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista RELPE.
  2. Informamos que todos os textos submetidos à revista RELPE são escrutinados para o impedimento de plágio.
  3. A Revista RELPE aceita para publicação artigos inéditos.
  4. A Revista RELPE aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstractkeywords em inglês. Todos os artigos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista, disponível aqui.
  5. Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hocModelo de ficha de avaliação
  6. Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.
  7. Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.
  8. Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.
  9. Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 30% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal do Tocantins . Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.
  10. Os textos submetidos à Revista deverão ser digitados no "Template da Revista RELPE" e conforme as orientações a seguir. 

 

Das normas para a apresentação dos manuscritos

Os manuscrito deverão atender às seguintes configurações (baixar folha de estilo da revista):

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3 cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Fonte: Times New Romam;

Tamanho: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações acima de 3 linhas: recuo de 4 cm, tamanho 11, espaçamento simples;

Citações abaixo de 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas;

Citações diretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação e da indicação do número de página (ALVES, 2020, p.93.).

Citações indiretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação (ABREU, 2006).

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, tamanho 10;

Notas de rodapé: sem recuo, tamanho 10. As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Financiamento: referências a agencias de fomento que apoiam os trabalhos devem ser apresentadas em nota de rodapé na primeira página do texto.

Número de Página - 15 a 20 Páginas

 

Os trabalhos deverão respeitar a seguinte estrutura:

  1. a) Títulocentralizado, seguido da tradução do título para o inglês, centralizada (no caso de um artigo em inglês, tradução para o português);
  2. b) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do título, sem adentramento e em espaçamento simples;
  3. c) Palavras-chave(até cinco), uma linha abaixo do resumo, em maiúscula, separadas por ponto;
  4. d) Abstract keywordsduas linhas abaixo das palavras-chave, no caso de textos em inglês, a tradução seria para o português.
  5. e) Texto:duas linhas abaixo das keywords, em espaçamento 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítuloscorrespondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, sendo numerados (numeração romana) desde o início (com exceção da introdução e das referências).
  6. f) Referências duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto, seguindo as normas da ABNT. Após as referências, é facultativo apresentar a bibliografia,com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica, seguindo as normas da ABNT.

Quando se tratar de trabalhos (artigos de periódico, dissertações, teses, dentre outros) com DOI, este deve constar nas referências na forma de link.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livros

FREUD, S.  O Mal-estar na civilização e outros textos (1930-1936) São Paulo: Companhia da Letras, 2010.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S (Org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

 Dissertações e teses

GONDIM, O. A. Quando incluir é excluir: um estudo discursivo do surdo na escola. 2011. 248f. Dissertação [Mestrado em Estudos Linguísticos]. Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia,  Uberlândia, 2011.

Artigos de periódicos

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.5-15, set/dez, 2003.

PASQUALINI, J. C; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 2, p. 361-370, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. AnaisSão Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line - Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O GloboRio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em: http://www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

Artigos

Até oito artigos por edição. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.