Orientações e Práticas Pedagógicas para Escolas Quilombolas
Palavras-chave:
Comunidades Quilombolas, Educação Escolar, Práticas PedagógicasResumo
O processo escolar aplicado a Comunidades Quilombolas e a práticas educativas orientadas para esse setor vem se tornando cada vez mais discutido por diversos setores sociais e públicos. É de extrema importância, em uma sociedade que se torna cada vez mais moderna e globalizada, trazer aspectos que refletem e delineiam a inclusão de todos os grupos sociais, sobretudo os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social. Vivemos grandes avanços nos últimos anos, no que diz respeito a legislações que chamam atenção para setores negros na sociedade brasileira, sobretudo, por meio de políticas públicas afirmativas aplicadas à educação, mas nem sempre o processo educativo e as práticas pedagógicas acompanham os avanços e desejos promovidos pelos movimentos sociais organizados. Levantamos, neste artigo, o impasse gerado pelas pretensões dos movimentos sociais negros, sobretudo do Movimento Negro pela educação em relação ao que chega de fato aos estudantes nas escolas, principalmente nas que são classificadas como Escolas Quilombolas, o que nos desafia constantemente a repensar o sistema educacional brasileiro até que ele consiga de fato incorporar, de forma digna, os grupos sociais que herdaram um lugar específico na sociedade brasileira, como é o caso de negros quilombolas. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva refletir sobre a Educação Escolar Quilombola como uma política pública inclusiva e analisar o funcionamento de práticas educativas, desenvolvidas em escolas que atendem esse público. Buscamos ainda pensar a educação e saberes das Comunidades Quilombolas e seus processos educativos orgânicos. Assim, o artigo direciona-se para uma reflexão que se soma ao debate das relações étnico-raciais, aplicados à uma educação emancipatória.
Referências
ALMEIDA, A. W. Os quilombos e as novas etnias. In: O’DWYER, E. (Org.). Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
ALMEIDA, A.; CORSO. A. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. XII Congresso Nacional de Educação. Grupo de Trabalho - Educação de Jovens e Adultos. 2015.
ALVES, A. J. O Planejamento de Pesquisas Qualitativas em Educação. Caderno Pesquisa, São Paulo (77); 53-71, maio 1991.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf> Acesso em 01 nov. 2021.
BRASIL. Casa Civil. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil . Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm> . Acesso em: 16 out. 2021.
JARDIM, Jamila Paula. FERREIRA, Ana Paula Fernandes. PIUZANA, Daniele. CIRCULAÇÃO GERAL DA ATMOSFERA: proposta da construção de um globo terrestre como prática de ensino. Revista Eletrônica Geoaraguaia. Barra do Garças-MT. V 6, n.1, p. 57 a 70. Janeiro/julho. 2016.
LARA, S. Do singular ao plural: Palmares, capitães-do-mato e o governo dos escravos. In: REIS, J. J.; GOMES (Orgs.). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LEITE, G. Políticas Públicas e olhares sobre a diferença: a criança quilombola na instituição escolar e em outros espaços educativos de Lagoa Trindade, Jequitibá, Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2009.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro/São Paulo: ABRASCO/HUCITEC, 2012.
MIRANDA, S. A. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Rev. Bras. Educ. 17 (50), ago. 2012. Acesso em: 13 de setembro de 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200007>
MOURA, G. Proposta pedagógica em educação quilombola. In: GOMES, A. Experiências inovadoras no ensino quilombola. Salto para o Futuro, Boletim 10. Junho, 2007. Acesso em: 13 de setembro de 2021.
SILVA, T. D. Educação escolar quilombola no censo da educação básica, Texto para Discussão, N. 2018, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília: 2015. Acesso em: 13 de setembro de 2021. Disponível em
SOARES, E. G. Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa. Reunião Científica Regional da ANPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. UFPR: Curitiba, Paraná. 2016.
TRINDADE, Azoilda Loretto e SANTOS, Rafael (org.). Multiculturalismo – mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
______. Racismo no Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: FGV/IESAE, 1994. Dissertação de
Mestrado em Educação.
______. Programa 2. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil, 2012.