A EDUCAÇÃO SEXUAL NA VERTENTE BIOLÓGICA: PERSPECTIVA DE DIRIGENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Carla Vieira
  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia

Palavras-chave:

Educação Sexual, Abordagem Biológica, Dirigentes Escolares

Resumo

A educação sexual deve fazer parte do conhecimento escolar como um direito a informação, mas sua inserção nas escolas continua sendo escassa no ensino público e privado e, ainda, em todos os ciclos. Grande parte das escolas tem como estratégia para a educação sexual a perspectiva biológica, ou seja, a transmissão de informações a respeito de aspectos como reprodução, hormônios e doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo da pesquisa foi analisar como as dirigentes de uma escola de ensino fundamental da rede pública percebem a educação sexual biológica e quais são os entraves, em suas opiniões, para a implantação da educação sexual emancipatória. Utilizando o método de entrevista semi-estruturada, posteriormente transcrita e analisada a partir da análise de conteúdos de Bardin (2009), concluímos que a escola em questão possui a educação sexual centrada na visão biológica e que as dirigentes reconhecem a falha que este método representa na educação e desenvolvimento dos alunos. Elas indicam a pouca idade dos estudantes, que tem entre 07 e 12 anos aproximadamente, como um obstáculo para tratar estes assuntos e afirmam que intervêm de forma informal quando os mesmos apresentam questões. Por fim, destacam que para desenvolver novas perspectivas sobre educação sexual, elas e os professores da escola precisam de apoio, e levantam a possibilidade de uma capacitação continuada a ser oferecida pela prefeitura da cidade. 

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

VIEIRA, Ana Carla; BORTOLOZZI MAIA, Ana Cláudia. A EDUCAÇÃO SEXUAL NA VERTENTE BIOLÓGICA: PERSPECTIVA DE DIRIGENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 67–79, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13513. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos