A EDUCAÇÃO SEXUAL NA VERTENTE BIOLÓGICA: PERSPECTIVA DE DIRIGENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Sexual, Abordagem Biológica, Dirigentes EscolaresResumo
A educação sexual deve fazer parte do conhecimento escolar como um direito a informação, mas sua inserção nas escolas continua sendo escassa no ensino público e privado e, ainda, em todos os ciclos. Grande parte das escolas tem como estratégia para a educação sexual a perspectiva biológica, ou seja, a transmissão de informações a respeito de aspectos como reprodução, hormônios e doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo da pesquisa foi analisar como as dirigentes de uma escola de ensino fundamental da rede pública percebem a educação sexual biológica e quais são os entraves, em suas opiniões, para a implantação da educação sexual emancipatória. Utilizando o método de entrevista semi-estruturada, posteriormente transcrita e analisada a partir da análise de conteúdos de Bardin (2009), concluímos que a escola em questão possui a educação sexual centrada na visão biológica e que as dirigentes reconhecem a falha que este método representa na educação e desenvolvimento dos alunos. Elas indicam a pouca idade dos estudantes, que tem entre 07 e 12 anos aproximadamente, como um obstáculo para tratar estes assuntos e afirmam que intervêm de forma informal quando os mesmos apresentam questões. Por fim, destacam que para desenvolver novas perspectivas sobre educação sexual, elas e os professores da escola precisam de apoio, e levantam a possibilidade de uma capacitação continuada a ser oferecida pela prefeitura da cidade.
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