O significado e os sentidos das práticas escolares, nos dizeres de seis estudantes surdos, concluintes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202307Palavras-chave:
Surdez, Práticas escolares, Análise do discurso, LIBRAS, Constituição dos estudantes surdosResumo
O artigo trata de um recorte de pesquisa que propôs analisar a proposta do Ensino Fundamental no que tange ao significado e sentidos dessas práticas escolares, constitutivas dos dizeres de seis estudantes surdos, concluintes do Ensino Fundamental. Foram utilizados como suportes teóricos e metodológicos: Análise do Discurso de abordagem francesa (Pêcheux, 2012). sobre a construção do corpus da pesquisa foram realizadas duas entrevistas, com cada um dos participantes, seis jovens surdos de faixa etária entre 13(treze) e 26(vinte e seis) anos, alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), de uma escola da rede pública de Uberlândia – MG. As entrevistas foram realizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), interpretadas, simultaneamente em português (oral) e registradas em áudio e vídeo. As informações tratadas pela pesquisa sugerem que a constituição dos estudantes surdos resulta: primeiro, da relação do surdo com a sua surdez e segundo, da necessidade de acesso a uma língua para que a comunicação possa ser estabelecida, desenvolvida e ampliada na vida familiar, social, incluindo a instituição escolar.
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