Informação para Autores

Condições para submissão

A revista RELPE constitui de um espaço democrático de divulgação dos temas e problemas relacionados à Educação. Com esta ênfase publica estudos e pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil e do exterior e pretende, assim, contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão do conhecimento científico. 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em 'Comentários ao Editor'.

O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

O texto está diagramado no Template https://drive.google.com/file/d/1DuUKA71xUggpG82On5BRQpYe-XWRsRc-/view?usp=sharing indicado pela Revista.

Diretrizes para Autores

  1. Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista RELPE.
  2. Informamos que todos os textos submetidos à revista RELPE são escrutinados para o impedimento de plágio.
  3. A Revista RELPE aceita para publicação artigos inéditos.
  4. A Revista RELPE aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstractkeywords em inglês. Todos os artigos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista, disponível aqui.
  5. Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hocModelo de ficha de avaliação
  6. Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à Revista.
  7. Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.
  8. Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.
  9. Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 30% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal do Tocantins . Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.
  10. Os textos submetidos à Revista deverão ser digitados no "Template da Revista RELPE" e conforme as orientações a seguir. 

 

Das normas para a apresentação dos originais

 

As matérias deverão atender às seguintes configurações (baixar folha de estilo da revesta):

Tamanho do papel: A4;

Margens: superior e inferior (3 cm), direita e esquerda (2,5 cm);

Fonte: Times New Romam;

Tamanho: corpo 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Citações acima de 3 linhas: recuo de 4 cm, tamanho 11, espaçamento simples;

Citações abaixo de 3 linhas: no corpo do texto, entre aspas;

Citações diretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação e da indicação do número de página (ALVES, 2020, p.93.).

Citações indiretas: Após as citações apresentar entre parênteses sobrenome em maiúscula, separado por vírgula da data de publicação (ABREU, 2006).

Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, tamanho 10;

Notas de rodapé: sem recuo, tamanho 10. As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

Financiamento: referências a agencias de fomento que apoiam os trabalhos devem ser apresentadas em nota de rodapé na primeira página do texto.

 

Art. 21º Os trabalhos deverão respeitar a seguinte estrutura:

  1. a) Título centralizado, seguido da tradução do título para o inglês, centralizada (no caso de um artigo em inglês, tradução para o português);
  2. b) Resumo, no idioma do texto (entre 100 e 250 palavras), duas linhas abaixo do título, sem adentramento e em espaçamento simples;
  3. c) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, em maiúscula, separadas por ponto;
  4. d) Abstract keywords duas linhas abaixo das palavras-chave, no caso de textos em inglês, a tradução seria para o português.
  5. e) Texto:duas linhas abaixo das keywords, em espaçamento 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, sendo numerados (numeração romana) desde o início (com exceção da introdução e das referências).
  6. f) Referências duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto, seguindo as normas da ABNT. Após as referências, é facultativo apresentar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica, seguindo as normas da ABNT.Quando se tratar de trabalhos (artigos de periódico, dissertações, teses, dentre outros) com DOI, este deve constar nas referências na forma de link.
  7. h) Número de páginas. O texto deve conter de 15 a 20 páginas.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livros

FREUD, S. O Mal-estar na civilização e outros textos (1930-1936).  São Paulo: Companhia da Letras. 2010. 

 

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S (Org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

 

Dissertações e teses

GONDIM, O. A. Quando incluir é excluir: um estudo discursivo do surdo na escola. 2011. 248f. Dissertação [Mestrado em Estudos Linguísticos]. Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia,  Uberlândia, 2011.

 

 

Artigos de periódicos

 CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p.5-15, set/dez, 2003.

PASQUALINI, J. C; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 2, p. 361-370, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362

 

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. AnaisSão Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

 

Publicação On-line - Internet

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O GloboRio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em: http://www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

 

 

A RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação – ISSN 2447-6293 - é um periódico científico semestral articulado ao Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário Prof. Dr. Sérgio Jacinto Leonor.

Aceita artigos, predominantemente, resultantes de pesquisa em educação, bem como ensaios e resenhas que privilegiem obras de relevância na área. Os ensaios destinam-se somente às questões teóricas e metodológicas relevantes às seções. Estudos sobre o estado da arte acerca de temáticas voltadas ao campo educativo também são aceitos.

Os trabalhos recebidos para publicação são submetidos à seleção prévia do editor científico da seção a que se destina o texto. As seções estão circunscritas às seguintes temáticas: Cultura Escolar e Formação de Professores; Educação, Poder e Cidadania; Educação e Psicologia; Educação Ambiental; História da Educação; Educação em Ciências e Matemática.

A publicação de um artigo ou ensaio implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à RELPE.

A exatidão das ideias e opiniões expressas nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

O autor deve indicar, quando for o caso, a existência de conflitos de interesse.

Resenha

Resenhas de livros devem conter 4 (quatro) páginas e respeitar as seguintes especificações técnicas: dados bibliográficos completos da publicação resenhada no início do texto. Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final. Comunicações de pesquisa e outros textos, com a mesma quantidade de páginas serão publicados por decisão do Conselho Científico. Resenhas, informes ou comunicações, com revisões textuais devem conter título em inglês, ou francês ou em língua de origem.

Artigo

Os procedimentos para análise e aprovação dos manuscritos centram-se em critérios como:

  1. a) Máximo de quatro autores por artigo, sendo um deles necessariamente com título de doutor. Cada autor deverá aguardar um intervalo de dois anos para nova publicação.
  2. b) A Introdução deve indicar sinteticamente antecedentes, propósito, relevância, pesquisas anteriores, conceitos e categorias utilizadas;
  3. c) Originalidade (grau de ineditismo ou de contribuição teórico-metodológica para a seção a que se destina o manuscrito);
  4. d) Material e método (critérios de escolha e procedimentos de coleta e análise de dados);
  5. e) Resultados (apresentar descrição clara dos dados e sua interpretação à luz dos conceitos e categorias);
  6. f) Conclusão (exposição dos principais resultados obtidos e sua relação com os objetivos e limites);
  7. g) A correção formal do texto (a concisão e a objetividade da redação; o mérito intrínseco dos argumentos; a coerência lógica do texto em sua totalidade);
  8. h) O potencial do trabalho deve efetivamente expandir o conhecimento existente;
  9. i) A pertinência, diversidade e atualidade das referências bibliográficas e cumprimento das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
  10. j) Conjunto de ideias abordadas, relativamente à extensão do texto e exaustividade da bibliografia pertinente é fundamental ao desenvolvimento do tema;
  11. l) Como instrumento de intercâmbio a Revista prioriza mais de 70% de seu espaço para a divulgação de resultados de pesquisa externos à UFT. São aceitos também artigos em idiomas de origem dos colaboradores.
  12. m) Os artigos, incondicionalmente inéditos e resultantes de pesquisas empíricas devem ser submetidos à RELPE somente mediante cadastro realizado por meio deste mesmo endereço eletrônico:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe

 

1)      Para submissão, devem ser observados os seguintes critérios:

  1. a) Título do artigo (conciso contendo no máximo 15 palavras). Utilizar maiúsculas somente na primeira letra, nomes próprios ou siglas. Título em Inglês entram logo após o título em português.
  2. b) Resumo, em português, contendo até 100 palavras; digitado entrelinhas simples, ressaltando objetivo, método e conclusões. Resumo em língua estrangeira também deverá ser entregue, preferencialmente em inglês (abstract);
  3. c) Palavras-chave (até quatro palavras) devem ser esclarecedoras e representativas do conteúdo. Tratando-se de resumo em língua estrangeira deverão ser encaminhados o keywords, ou equivalente na língua escolhida;
  4. d) Informações no texto ou referências que possam identificar o(s) autor(es) devem ser suprimidas do texto e enviadas separadamente via documento suplementar. Uma vez aceito o trabalho, tais dados voltarão para o texto na revisão final.

Marcas de identificação do autor no texto, impossibilitarão o manuscrito de seguir para o trâmite de avaliação.

Formatação

Para a formatação do texto utilizar o processador o formato Word for Windows.

  1. a) Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, inclusive nos parágrafos, margens superior/esquerda 3,0 cm; margem direita/inferior 2,0 cm; papel A4.
  2. b) Em caso de ênfase ou destaque no corpo do texto usar apenas itálico.
  3. c) Para as citações diretas com mais de três linhas, usar fonte 10, observando-se um recuo de 4 cm da margem esquerda. Utilizar 1 (um) espaço antes e depois de citação.

As citações devem obedecer a NBR da ABNT, indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. As citações diretas (transcrições textuais de parte da obra do autor consultado), de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas indicadas por chamadas assim: (FREIRE, 1974, p. 57). As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem indicar apenas o autor e o ano da obra.

  1. d) As ilustrações e tabelas deverão ser enviadas no corpo do texto, claramente identificadas (Ilustração 1, Tabela 1, Quadro 1, etc.). No caso de fotografias, somente aceitas em preto e branco, é necessário o nome do fotógrafo e autorização para publicação, assim como a autorização das pessoas fotografadas. Tais informações devem ser anexadas ao arquivo.

As tabelas, figuras, fotos, ilustrações e diagramas a serem inseridos no corpo do texto deverão conter:

- Tamanho equivalente a mancha da página (12x18);

- Qualidade de impressão (300 dpi);

- Guardar legibilidade e definição.

Os artigos devem conter no mínimo 10 e máximo de 20 páginas. Necessariamente deverão ter passado por revisão textual.

 

As Referências, digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir a NBR 6023 (2002). Eis alguns casos mais comuns:

  1. LIVRO:

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. 150 p. (Série Ecumenismo e Humanismo).

  1. EVENTO:

OLIVEIRA, G. M. S. Desenvolvimento cognitivo de adultos em educação a distância. In: Seminário Educação 2003. Anais... Cuiabá: UNEMAT, 2003, p. 22-24.

  1. ARTIGO EM PERIÓDICO:

GADOTTI, M. A eco-pedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 12, n. 21, p. 11-24, jan./jun. 2003.

  1. DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE:

MATO GROSSO. Presidência da Província. Relatório: 1852. Cuiabá, 20 mar. 1853. Manuscrito. 26 p. In: APMT, caixa 1852.

UNIVERSIDADE FEDERALDO TOCANTINS. Relatório: 2013, Cuiabá, 2014. 96 p.

  1. CAPÍTULO DE LIVRO:

FARIA FILHO, L. M. O processo de escolarização em Minas: questões teórico-metodológicas e perspectivas de análise. In: VEIGA, C. G.; FONSECA, T. N. L. (Org.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 77-97.

  1. ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM E OUTROS EM MEIO ELETRÔNICO:

CHARLOT, Bernard. A produção e o acesso ao conhecimento: abordagem antropológica, social e histórica. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 14, n. 25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/revista>. Acesso em: 10 nov. 2006.

As notas explicativas, restritas ao mínimo, deverão ser apresentadas no rodapé.

Revista de Leituras em Pedagogia e Educação -RELPE

Universidade Federal do Tocantins –UFT

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.