PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Monica Silva Aikawa
  • Lucinete Gadelha da Costa

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Saberes docentes, Práticas Pedagógicas de educação infantil

Resumo

Neste artigo trazemos um resumo geral da dissertação de mestrado com foco na educação em ciências dentro de uma perspectiva de reinserção da ciência na cultura geral, que busca a participação dos aprendizes como sujeitos e contextualização conceitos científicos. Especialmente nesta pesquisa, direcionamos essa discussão às especificidades da educação infantil, tendo as crianças como atores de sua aprendizagem. Entendemos que a relação das crianças pequenas com as ciências contribui com a ampliação da compreensão de mundo e de si, com o desenvolvimento de seu pensamento imaginativo, investigativo e vontade de conhecer. Ao se tratar desse trabalho com a educação infantil no contexto da escola pública, emergiu o problema de pesquisa: De que modo os professores de educação infantil compreendem a educação em ciências e como esse saber se reflete na prática  edagógica? O objetivo geral visou analisar as compreensões docentes sobre educação em ciências e seus reflexos nas práticas pedagógicas da educação infantil. Apoiamos a investigação na abordagem qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas e observações de prática pedagógica. Os sujeitos foram dez docentes de uma instituição educativa da rede pública de educação de Manaus. Entre os resultados, percebemos que as compreensões docentes acerca da educação em ciências apontam aos elementos de educação ambiental e suas práticas pedagógicas enfocam a reinserção da ciência na cultura de modo a fortalecer a formação do cidadão. Podemos dizer que há experiências das crianças pequenas com as ciências, entretanto a base teórico-metodológica precisa ser fortalecida dentro dessa construção de pesquisa com a criança pequena.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

SILVA AIKAWA, Monica; GADELHA DA COSTA, Lucinete. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 86–100, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13505. Acesso em: 22 dez. 2024.