A NEUROPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Palavras-chave:

Neurociência, Neuropedagogia, Formação de professores

Resumo

O papel da Neuropedagogia, área da neurociência aplicada à educação, como ciência fundamental a ser estudada na formação de professores.  O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. O levantamento de dados científicos e a sistematização das informações são oriundas de livros e outras produções científicas publicadas de 2010 a 2020 no idioma português, indexadas em diversas bases de dados, com enfoque nos conceitos de Neuropedagogia, formação de professores e processo de ensino e aprendizagem. A Neuropedagogia é a junção entre a neurociência e a educação, dois campos científicos distintos, porém unidos se adequaram à pedagogia contemporânea. Dentro da sala de aula existe um conglomerado de pessoas que possuem configurações em sua biologia neurológica distintas, dotadas de particularidades. A Neurociência possui vasto conteúdo para auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem, a Neuropedagogia, se torna um campo científico de bastante relevância para a integração no currículo da formação docente.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

SILVA, Danielle Ferreira da; ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. A NEUROPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01–23, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13594. Acesso em: 5 nov. 2024.