A NEUROPEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DA NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Neurociência, Neuropedagogia, Formação de professoresResumo
O papel da Neuropedagogia, área da neurociência aplicada à educação, como ciência fundamental a ser estudada na formação de professores. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica. O levantamento de dados científicos e a sistematização das informações são oriundas de livros e outras produções científicas publicadas de 2010 a 2020 no idioma português, indexadas em diversas bases de dados, com enfoque nos conceitos de Neuropedagogia, formação de professores e processo de ensino e aprendizagem. A Neuropedagogia é a junção entre a neurociência e a educação, dois campos científicos distintos, porém unidos se adequaram à pedagogia contemporânea. Dentro da sala de aula existe um conglomerado de pessoas que possuem configurações em sua biologia neurológica distintas, dotadas de particularidades. A Neurociência possui vasto conteúdo para auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem, a Neuropedagogia, se torna um campo científico de bastante relevância para a integração no currículo da formação docente.
Referências
BARTOSZECK, A. B. Neurociência na educação. Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Neurociência & Educação, 2013. Disponível em: https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/. Acesso em: 28 jun. 2021.
BORTOLI, B.; TERUYA, T. K. Neurociência e educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção. Revista Imagens da Educação, v. 7, n. 1, p. 70-77, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/32171. Acesso em 14 jul. 2021.
COSTA, A. R.; SILVA, P. L. O; JACÓBSEN, R. T. Plasticidade cerebral: conceito (s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de letras. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 457-476, 2019. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1445. Acesso em 29 jun. 2021.
CRUZ, L. H. C. Bases neuroanatômicas e neurofisiológicas do processo ensino e aprendizagem. In: III Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio – A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende? 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6744/1/PRODU%C3%87%C3%83OTECNICA_Neuroci%C3%AAnciaEduca%C3%A7%C3%A3oCerebro.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
FERNANDES, R. M.; MARINS, J. H. N. Estudo das bases neuropedagógicas e o papel do educador na construção da aprendizagem frente à educação emocional e cognitiva do aluno. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, n. 202, 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd202/bases-neuropedagogicas-e-o-educador.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.
GOMES, A. L. L.; BATISTA, M. I. B.; FIGUEIREDO, R. V. Psicomotricidade relacional: contribuições para a inclusão, alfabetização e promoção da saúde socioemocional de crianças de escolas públicas de fortaleza. In: XII Congresso Nacional de Educação, Paraná, n. 12, p. 41710-41727, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21981_9906.pdf. Acesso em 14 jun. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º edição - São Paulo, Atlas, 2002.
LIMA, E. S. As contribuições da neuropedagogia no processo ensino e aprendizagem. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 3. 2016. Disponível em: http://icg.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID3757_17082016182854-1.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. UNIVASP, Petrolina, 2019.
Moonshot Educação. Neuropedagogia: conectando emoção e aprendizagem. 2021. Disponível em: https://moonshotedu.com.br/neuropedagogia-conectando-emocao-e-aprendizagem/.
NERI, K. P. Neurociência aplicada à educação: teorias da aprendizagem. Revista Maiêutica, Indaial, v. 5, n. 01, p. 27-34, 2017. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1696. Acesso em 6 jul. 2021.
RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
RELVAS, M. P. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
SANTOS, L. P. As contribuições da neuropsicopedagogia para o insucesso escolar: possibilidade de restauração da escola e família. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 7. 2020. Maceió, 2020, 11p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID1123_01092020002732.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
SOUSA, A. M. O P.; ALVES, R. R. N. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v34n105/09.pdf. Acesso em 14 jul. 2021.
VILELA, F. A. S. Depressão e ansiedade infantil. In: III Curso de atualização de professores da educação infantil, ensino fundamental e médio – A neurociência e a educação: como nosso cérebro aprende? 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6744/1/PRODU%C3%87%C3%83OTECNICA_Neuroci%C3%AAnciaEduca%C3%A7%C3%A3oCerebro.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.