PERCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO JUNTO A CRIANÇA, A MÃE E O PSICÓLOGOEM UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA

Autores

  • Thaís Miani
  • Juliene de Cássia Leiva

Palavras-chave:

Deficiência visual, Desenvolvimento infantil, Psicologia

Resumo

A presente pesquisa busca analisar a importância da percepção dos cuidadores sobre os conceitos de capacidade de desenvolvimento da criança, sobre autonomia nas trocas interativas e principalmente sobre contextos de estimulação para seu desenvolvimento. Busca-se também refletir sobre a atuação do profissional da Psicologia junto a mãe e a criança com deficiência visual, baseando-se em um estudo de caso. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, com uma psicóloga, com uma criança com deficiência visual e sua mãe, as quais foram analisadas qualitativamente. Este estudo permitiu observar que a influência dos estímulos está diretamente ligada à capacidade de desenvolvimento da criança, assim como as baixas expectativas sobre as atividades da criança com deficiência visual , considerando suas aquisições diárias como algo extraordinário. Em relação ao papel da psicóloga, pode-se concluir que a atuação dela, está focada no comportamento da criança, associando-os às influências que este pode sofrer diante da percepção dos cuidadores, assim como atuando indiretamente com os pais de modo a evitar atitudes de superproteção.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

MIANI, Thaís; CÁSSIA LEIVA, Juliene de. PERCEPÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO JUNTO A CRIANÇA, A MÃE E O PSICÓLOGOEM UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 04–24, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13476. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos