Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: Diálogo necessário e urgente

Autores

Palavras-chave:

EJA; Acesso à educação; Educação Popular; Evasão; Educação do Campo.

Resumo

A escola é responsável por propiciar a permanência de educandos desejosos a estudar. A evasão é uma preocupação na Educação de Jovens e Adultos – EJA –e deve ser pensada no contexto do trabalho, pois educandas e educandos desse segmento encontram-se nessa etapa da vida, na qual a garantia de sua sobrevivência é prioridade. Contudo, trabalho também é um conceito muito genérico, portanto, contextualizar a escola à especificidade de seu público torna-se relevante. O Brasil é muito diverso, mas possui características econômicas muito associadas à uma vocação agrária, o trabalho do campo, ou rural, exige adequações teórico-metodológicas. Entre elas o rompimento com o histórico descaso com as populações rurais no oferecimento da escolarização. Portanto, sugere-se nesse trabalho de conclusão de curso aliar os debates da Educação de Jovens e Adultos à Educação do Campo, áreas de discussão com nascedouros muito semelhantes que se desdobraram e podem se aliar e trazer luzes aos desafios escolares cotidianos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir da articulação de campos teórico-metodológicos distintos.

Biografia do Autor

Camila Zucon Ramos de Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Manoel Bandeira, número 2520, bairro São José, Divinópolis, MG, Brasil, CEP: 35501-278. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0046-1950  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157880794731462. E-mail: camila.siqueira@uemg.br.

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

SIQUEIRA, Camila Zucon Ramos de. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: Diálogo necessário e urgente. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 196–209, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14797. Acesso em: 5 nov. 2024.