Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: Diálogo necessário e urgente

Autores

Palavras-chave:

EJA; Acesso à educação; Educação Popular; Evasão; Educação do Campo.

Resumo

A escola é responsável por propiciar a permanência de educandos desejosos a estudar. A evasão é uma preocupação na Educação de Jovens e Adultos – EJA –e deve ser pensada no contexto do trabalho, pois educandas e educandos desse segmento encontram-se nessa etapa da vida, na qual a garantia de sua sobrevivência é prioridade. Contudo, trabalho também é um conceito muito genérico, portanto, contextualizar a escola à especificidade de seu público torna-se relevante. O Brasil é muito diverso, mas possui características econômicas muito associadas à uma vocação agrária, o trabalho do campo, ou rural, exige adequações teórico-metodológicas. Entre elas o rompimento com o histórico descaso com as populações rurais no oferecimento da escolarização. Portanto, sugere-se nesse trabalho de conclusão de curso aliar os debates da Educação de Jovens e Adultos à Educação do Campo, áreas de discussão com nascedouros muito semelhantes que se desdobraram e podem se aliar e trazer luzes aos desafios escolares cotidianos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir da articulação de campos teórico-metodológicos distintos.

Biografia do Autor

Camila Zucon Ramos de Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Manoel Bandeira, número 2520, bairro São José, Divinópolis, MG, Brasil, CEP: 35501-278. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0046-1950  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157880794731462. E-mail: camila.siqueira@uemg.br.

Referências

ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos; SANTOS, Sônia Maria dos e CARVALHO, Waldênia Leão de. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: um diálogo para o fortalecimento de direitos so trabalhador/a campesino/a. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/ix-coloquio/paper/download/600/593. Acesso em: 20 de março de 2019.

ARAÚJO, Maria Nalva Rodrigues de. Educação de Jovens e Adultos. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, p. 361-367, 2012.

ASSARÉ, Patativa do. Poeta da roça. Disponível em: <http://letras.mus.br/patativa-do-assare/872145>. Acesso em: 18 jun. 2018.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, 2009, vol. 7, no 1, p. 35-64.

EDER, Soares. A dialogicidade freireana na educação de jovens e adultos. Tese Doutorado – Serviço Social – Faculdade de História, Direito e Serviço Social – UNESP, Franca: UNESP, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 90.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, vol. 3.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

KOHAN, Néstor. Dicionario básico de categorias marxistas. Marxismo para principiantes. http://www. librosenlinea. diccionariocategoriasmarxistas, 2008.

PINTO, Zé. Floriô. Disco “Vozes da Terra”.

PACHECO, Luci Mary Duso. Camponês. In: STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SANTOS, Gilvan. Não vou sair do campo. Caderno de linguagens: música e poesia na Educação do Campo. Brasília, 2010.

SOARES, Leôncio José Gomes e PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Dialogicidade e a formação de educadores na EJA: as contribuições de Paulo Freire. Campinas-SP, UNICAMP. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/vie w/1281. Acesso em: 18 jun. 2018.

SOARES, Leôncio. O educador de jovens e adultos em formação. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 29, p. 15-18, 2006.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

SIQUEIRA, Camila Zucon Ramos de. Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: Diálogo necessário e urgente. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 196–209, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14797. Acesso em: 22 nov. 2024.