• RELPE, Arraias (TO), v. 3, n.º 1, jan./jul., 2017
    v. 3 n. 1 (2017)

    SUMÁRIO

     

    Título do artigo

    Autor(a) (es)

    Página

    Artigo 1

    Percepções sobre o desenvolvimento da criança com deficiência visual: considerações a partir de um estudo de caso junto a criança, mãe e psicólogo em uma instituição especializada

     

    Thaís Miani; Juliene de Cássia Leiva

     

    4-24

    Artigo 2

    A ética no contexto escolar: ensinando valores e desenvolvendo a cidadania

     

    Nívia Rodrigues de Queiroz

    25-41

    Artigo 3

    Estudos sobre cultura e cotidiano escolar: uma inversão de perspectiva

     

    Ana Maria Falsarella

    42-52

    Artigo 4

    Educação sexual nos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão sobre a formação do professor

    Ricardo Desidério da Silva; Carine Nayara Severiano Almeida

     

    53-64

    Artigo 5

    A construção da corporeidade de crianças que frequentam a educação infantil

     

    Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

    65-76

    Artigo 6

    A educação profissional técnica e sua qualidade na rede pública de ensino

     

    Jailson Alcindo Dias

    77-87

    Artigo 7

    200 horas: inquietações de um estagiário sobre a escolarização hegemônica

    Jonathas Vilas Boas de Sant’Ana

    88-106

    Artigo 8

    Geometria fractal: desvendando as belezas do universo

    Alcione Marques Fernandes; Natália Moura da Rocha; Sidney Soares Porto

    107-115

     

  • RELPE, Arraias (TO), v. 2, n.º 2, jul./dez., 2016.
    v. 2 n. 2 (2016)

    SUMÁRIO

     

     

     

    “DE ARRAIAIS A ARRAIAS”: POESIA E HISTÓRIA, JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DO SABER

     

    Aline Alves Ribeiro

    Willian Douglas Guilherme

     

    5-13

    OS REFLEXOS DO PRECONCEITO NA ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

     

    Flávia Rodrigues Lima da Rocha

    Nayra Lima Braga

     

    14-35

    LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E O COMBATE AO BULLYING RACISTA

     

    Jane Célia Bento da Cunha

     

    36-54

    TEORIAS DO CURRICULO E IDENTIDADE NEGRA SILENCIADA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

     

    Rosana Nobre de Souza

     

    55-64

    A CONSTITUIÇÃO DE SURDOS EM ALUNOS NO CONTEXTO ESCOLAR: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES E EXCLUSÕES

     

    Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu

     

    65-80

    REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: CONTRADIÇÕES ENTRE PUNIR E EDUCAR

     

    Maura Cristina Soares de Carvalho

    Rita de Cássia Petrenas

     

    81-100

    ENSINANDO MÚSICA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E QUESTIONAMENTOS POR PROFESSORES DE ARTE

     

    Susie Pivisan Colaço

    Érica Dias Gomes

     

    101-116

    UMA ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ARRAIAS – TO

     

    Manoel Soares de Aragão

     

    117-132

     

     

  • Dossiê RELPE DOSSIÊ: Infância e educação no contexto do norte do Brasil.
    v. 1 n. 1 (2016)

    A RELPE publica seu primeiro dossiê "Infância no norte do Brasil", com colaborações de docentes e pesquisadores da UFT, da UNIR e da UEA. É o início de uma proposta de formação de uma Rede de pesquisa e produção de conhecimento na temática da infância e da criança. Boa leitura!

     

    SUMÁRIO

     

    RASTROS DA INFÂNCIA: MOVIMENTO INFINITO DE COMPOSIÇÃO

    BIANCA SANTOS CHISTÉ, LUANA PRISCILA DE OLIVEIRA 7-22

    CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, LITERATURA E AS MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO DE LEITORES: TRÊS PONTAS DA TRANÇA TECIDA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA NA CONTEMPORANEIDADE

    RUBENÍLSON PEREIRA DE ARAÚJO, 23-41

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A INFÂNCIA NA AMAZÔNIA: AS EXPERIÊNCIAS DO SEMINÁRIO SOBRE A INFÂNCIA – SEMIN

    RENATA APARECIDA CARBONE MIZUSAKI, BIANCA SANTOS CHISTÉ, FÁBIO SANTOS DE ANDRADE, 42-51

    FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA

    VIVIANE DRUMOND, 52-69

    O DIREITO À CRECHE NA CIDADE DE MANAUS: A VOZ DAS MÃES DE CRIANÇAS PEQUENAS

    VANDERLETE PEREIRA DA SILVA, IVANILDE DOS SANTOS MAFRA, 70-85

    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    MONICA SILVA AIKAWA, LUCINETE GADELHA DA COSTA, 86-100

    A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS POBRES DE 0 A 3 ANOS NO AMAZONAS

    IVANILDE DOS SANTOS MAFRA, VANDERLETE PEREIRA DA SILVA, 101-118

    ESTUDOS COM BEBÊS EM QUATRO FRENTES: PROPOSTAS DE PESQUISA PARA O NORTE DO BRASIL

    CLAUDIONOR RENATO DA SILVA, 119-138

     

  • Volume 2 - RELPE
    v. 2 n. 1 (2016)

    EDITORIAL

    RELPE: rumo à qualidade de produção entre os periódicos científicos nacionais e indicadores de impacto internacionais. Claudionor Renato da Silva e João Nunes da Silva – Editores, 1-3.

     

     

    SUMÁRIO

    Gestão escolar participativa; a relevância da família no processo educacional. Erivan Xavier dos Santos, 6-20.

    Avaliação da aprendizagem no ensino superior segundo os estudantes do curso de pedagogia em Arraias (TO). Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Advanira de MeloVidal, 21-37.

    A escola como espaço de aprendizagem e inclusão. Alexandre de Souza Nascimento; Conceição de Souza Torres; Elton Junior da Silva Cardoso; Flávio Rodrigues da Silva, 38-47.

    Pesquisas em sexualidade infantil e as tendências do método na área da educação. Claudionor Renato da Silva, Ana Claudia Bortolozzi Maia, 48-66.

    A educação sexual na vertente biológica: perspectiva de dirigentes de uma escola pública de ensino fundamental. Ana Carla Vieira, Ana Claudia Bortolozzi Maia, 67-79.

    Nacionalismo, modernização e questões territoriais: tentativas de criação de um velho território no norte de Goiás. George Leonardo Seabra Coelho, 80-100.

    O passado do município de XV de Novembro escondido nas águas do lago passo real: o estudo de geografia e cultura com os alunos da escola Rincão Seco – Ibirubá/RS. Jessica Nene Caetano, Geani Nene Caetano, 101-111.

    Ecoletramento na escola do campo: linguagens ambientais e currículo. Claudionor Renato da Silva, 112-127.

    Levantamento do conhecimento dos alunos de uma escola municipal de Palmas – TO, sobre doenças infecciosas e contagiosas. Ana Paula Martins Guimarães, Aparecido Osdimir Bertolin, 128-138.

    Notas sobre a visualização geométrica de frações. Eudes Antônio da Costa, 139-149.

     

  • �olume 1. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação
    v. 1 n. 1 (2015)

    RELPE, Arraias (TO), v. 1, n.º 1, 2015.

                                                                                         SUMÁRIO

    Apresentação

    Claudionor Renato da Silva. João Nunes da Silva, 1-2

    A avaliação entre a lógica da escola e a lógica dos pais.

    Magda Suely Pereira Costa. Sonia Maria de Sousa Fabricio Neiva, 3-13

    Leituras: (des)prazer literário por parte dos alunos
    Michele Silva Costa. Diego Neves de Sousa, 14-24
    Educação inclusiva e o papel da escola no processo de ensinoaprendizagem
    Elton Junior da Silva Cardoso. Elizandra Cavalcante da Costa, 25-35
    “Selfie” x “Panorama”: um olhar socioambiental sobre o processo educativo.
    Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana. Mariana Ribeiro de Morais. Matheus Vilas Boas de Sant'Ana. Fábio de Melo Bandeira, 36-52
    Padrões e hábitos associados ao uso de dispositivos móveis por alunos de curso técnico.
    Charles Jefferson Rodrigues Alves e Alves, 53-66
    Questões pertinentes quanto as metodologias do ensino de sociologia e da filosofia: contribuições às licenciaturas.
    João Nunes da Silva, 67-81
    A música clássica em sala de aula: os desafios dessa implementação.
    Adriana Demite Stephani. Cláudia Alves Batista Galvão, 82-103
    Saberes e fazeres necessários para a educação de jovens e adultos (EJA): uma abordagem andragógica.
    Wendel Souza Santos, 104-120
    As ideologias e o ensino de língua estrangeira nas escolas de ensino fundamental e médio em nosso país.
    Iremar Sebastião dos Reis, 121-136