Decolonizar a universidade e imersão em epistemologias outras: saberes, conhecimentos e práticas

Autores

Palavras-chave:

decolonialidade; ecologia de saberes; interculturalidade crítica

Resumo

O referente trabalho tem como base as reflexões oriundas de uma atividade desenvolvida na disciplina de “Educação Intercultural: aprender com os povos originários amazônidas a decolonizar a educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri, no programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2019. Na oportunidade, refletimos sobre a possibilidade de ruptura de paradigmas hegemônicos oriundos da ciência calcada na universalidade do conhecimento eurocêntrico. De acordo com pensadores/as do movimento político teórico Decolonial, a modernidade tem relação direta com a colonialidade e suas diversas formas de opressão e dominação, as quais se intersectam entre gênero/raça/classe/sexualidade/territorialidade e que se instauraram, principalmente, com a ideologia de racialização das Américas. Portanto, como mecanismo de subversão ao epistemicídio, resultante dessa racialização, propomos como atividade pedagógica a oficina de bonecas Abayomi, inspirados na perspectiva teórica decolonial, a fim de tecermos formas outras de educação acadêmica que apontem em direção à resistência, à insurgência e à mobilização contra a colonialidade do poder, do saber e do ser.

Biografia do Autor

Henrique de Moraes Junior , Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação pelo PPGED/UEPA. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela UEPA. Pesquisador do PPGED/UEPA, Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Roberto Camelier, Nº. 1041, entre Conceição e São Miguel, Jurunas, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66033-640. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-0092-9808.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8531720341749949, E-mail: henriquemoraesjr@gmail.com

Aline Silveira Machado, niversidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestra em Educação pelo PPGED/UEPA. Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela UNAMA. Pesquisadora PPGED/UEPA. Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua do Úna, 156, Telégrafo, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66050-540. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7687-2791 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1935239377387665. E-mail: aline.smachado@aluno.uepa.br

Agatha Leticia Eugênio da Luz, Secretaria de Educação (SEMED) do Município de Salvaterra

Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora de Educação Infantil e Técnica Educacional da Secretaria de Educação (SEMED) do Município de Salvaterra, no Estado do Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Tv Sétima, Vila Real, Nº 01, Centro Salvaterra/Pa, Entre Ru Cearense E Ru Carlos Carneiro Dos Santos, CEP 68860-000, Brasil. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-8616-3692. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2350609560432946 Email: agatha_letici@hotmail.com

Nilberto Sousa Gonçalves, SEMEC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil. Professor de Educação Básica (SEMEC). Endereço para correspondência: Av. Rio Negro, Qd 94 nº 1A, Cj PAAR, Maguarí, Ananindeua, Pará, CEP: 67145-029. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9003-5271 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1481665619503045. E-mail: nilbertomestrando@gmail.com

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Sebastião Laurentino da Silvam, Nº 864, Córrego Grande, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, CEP: 88037400. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-7372-1429 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0966229092773143 E-mail: rfleuri@gmail.com

Referências

BELLEI, Sérgio. Universidade, Mercado e Crise do Pensamento. In: RISTOFF, D. e SEVEGNANI, P. (org.). Universidade e Compromisso Social. Coleção Educação Superior em Debate. Brasília, 2006.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol. 13, n. 13, p. 45-56, jan/abr, 2008.

CANDAU, Vera Maria. “Ideias-força” do pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educação em Revista, v.32, n.01, p. 15-34. Belo Horizonte, 2016.

FLEURI, R. M. Aprender com os povos indígenas. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, p. 277-294, maio 2017. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs /index.php/educacaopublica/article/view/4995>.

HECK, Dionísio Egon; Silva, Renato Santana da; Feitosa, Saulo Ferreira (organizadores). Povos indígenas: aqueles que devem viver – Manifesto contra os decretos de extermínio. Brasília: Cimi–Conselho Indigenista Missionário, 2012.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol. 26, n. 1, p. 15-40, abr, 2010.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos póscoloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, vol. 80, p. 115-147, mar, 2008.

MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.

QUIJANO, Anibal. Colonialidad y Modernidad-Racionalidad. Peru Indig. 13(29): 11-20, 1992.

SANTOS, Boaventura de Souza; FILHO, Naomar de Almeida. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

MORAES JUNIOR , Henrique de; MACHADO, Aline Silveira; DA LUZ, Agatha Leticia Eugênio; GONÇALVES, Nilberto Sousa; FLEURI, Reinaldo Matias. Decolonizar a universidade e imersão em epistemologias outras: saberes, conhecimentos e práticas. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 55–68, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14788. Acesso em: 19 abr. 2024.