Decolonizar a universidade e imersão em epistemologias outras: saberes, conhecimentos e práticas
Palavras-chave:
decolonialidade; ecologia de saberes; interculturalidade críticaResumo
O referente trabalho tem como base as reflexões oriundas de uma atividade desenvolvida na disciplina de “Educação Intercultural: aprender com os povos originários amazônidas a decolonizar a educação”, ministrada pelo Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri, no programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2019. Na oportunidade, refletimos sobre a possibilidade de ruptura de paradigmas hegemônicos oriundos da ciência calcada na universalidade do conhecimento eurocêntrico. De acordo com pensadores/as do movimento político teórico Decolonial, a modernidade tem relação direta com a colonialidade e suas diversas formas de opressão e dominação, as quais se intersectam entre gênero/raça/classe/sexualidade/territorialidade e que se instauraram, principalmente, com a ideologia de racialização das Américas. Portanto, como mecanismo de subversão ao epistemicídio, resultante dessa racialização, propomos como atividade pedagógica a oficina de bonecas Abayomi, inspirados na perspectiva teórica decolonial, a fim de tecermos formas outras de educação acadêmica que apontem em direção à resistência, à insurgência e à mobilização contra a colonialidade do poder, do saber e do ser.
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