Educação e Emancipação no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB): e elementos de transformar (ação) pedagógica na educação superior
Palavras-chave:
Educação do Campo, Educação Superior, LEdoCS, Educação, EmancipaçãoResumo
O presente texto compõe o Dossiê Temático Educação Superior e Emancipação Social, com foco na temática Educação do Campo, que, a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), tem transformado a Educação Superior no Brasil. O artigo apresenta recorte de uma pesquisa desenvolvida no período de 2014 a 2017, que culminou com a construção da tese “Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília”. O objetivo foi analisar as transformações pedagógicas percebidas na formação de professores e na atuação dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na UnB, em Brasília, a partir da metodologia da pesquisa-ação. Os resultados apontam que a LEdoC/UnB apresenta vários elementos de transformação pedagógica na Educação Superior, contribuindo, assim, para afirmar a Educação do Campo como um novo paradigma da educação brasileira e apontar caminhos para a transformação social.
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