Educação e Emancipação no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB): e elementos de transformar (ação) pedagógica na educação superior

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Superior, LEdoCS, Educação, Emancipação

Resumo

O presente texto compõe o Dossiê Temático Educação Superior e Emancipação Social, com foco na temática Educação do Campo, que, a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), tem transformado a Educação Superior no Brasil. O artigo apresenta recorte de uma pesquisa desenvolvida no período de 2014 a 2017, que culminou com a construção da tese “Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília”. O objetivo foi analisar as transformações pedagógicas percebidas na formação de professores e na atuação dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na UnB, em Brasília, a partir da metodologia da pesquisa-ação. Os resultados apontam que a LEdoC/UnB apresenta vários elementos de transformação pedagógica na Educação Superior, contribuindo, assim, para afirmar a Educação do Campo como um novo paradigma da educação brasileira e apontar caminhos para a transformação social.

Referências

ARAUJO, A. C. Discurso que constroem a Organicidade na Licenciatura em Educação do Campo. 2014. 95p. Monografia Especialização. - Departamento de Teoria Literária, UnB, Guararema – São Paulo, 2014.

ARROYO, M. G. Pedagogias em Movimento – o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, Belo Horizonte, v.3, n.1, p. 28-49, jan/jun, 2003.

BARBOSA, A. I. C. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. 2012. 351 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, 2012.

BITTENCOURT BRITO, Márcia Mariana. Formação de Professores na perspectiva da Epistemologia da Práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade de Brasília. / Márcia Mariana Bittencourt Brito; orientador Mônica Castagna Molina. -- Brasília, 2017.346 p.Tese (Doutorado - Doutorado em Educação) -- Universidade de Brasília, 2017.

CALDART, R. S. Desafios à transformação da forma escolar. In: CALDART, R. S.; FETZNER, A.; FREITAS, L. C.; RODRIGUES, R. (Orgs.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, v.1, p. 248, 2010.

CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo - Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG, UnB, UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p.95-122.

FREITAS, L. C. A Escola Única do Trabalho: explorando os caminhos de sua construção. In: Cadernos do ITERRA, v. 09 n. 15, Veranópolis – RS, set., 2010.

FREITAS, L. C. In. Moyses. Pistrak. A escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2001, p.69-90.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

LUEDKE, A. M. S. A formação da criança e a Ciranda Infantil do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). 2013. 182p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Florianópolis, SC, 2013.

MOLINA, M.C ; Sá, Lais M. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Estratégias Político-Pedagógicas na Formação de Educadores do Campo. In: Molina, M. C.; Sá, Lais M. (Orgs.). Registros e Reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG, UnB, UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 35-62.

MOLINA, M.C. Análises de práticas contra hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. In: SOUZA, J. V.

MOLINA, M.C;; HAGE, S. Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. RBPAE, v. 32, n. p. 805-828, set./dez, 2016

QUEIROZ, J, B. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. 2004. 210 f. Tese (Doutorado em Sociologia). Departamento de sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

QUEIROZ, J. B. O Processo de implantação da Escola Família Agrícola (EFA) de Goiás. 1997. 279 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar Brasileira) – Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 1997.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação - liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SANTOS, N. M. C. Ciranda Infantil e a Formação de Educadores do Campo. A experiência da UnB Planaltina. Trabalho de Conclusão de Curso. 2015. 84f.Universidade de Brasília, Planaltina – DF., 2015.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva, Florianópolis, Vol.36, n.1 – P.330 – 350, jan./mar.2018.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Político Pedagógico LEdoC. Faculdade UnB Planaltina. Versão aprovada na 66ª Reunião do Conselho da FUP. Brasília, 2012. Disponível em: <http://backfupunb.esy.es/images/stories/ media/Apresentao/PPPI__FUP.pdf >. Acesso em: 20 de mar. 2016.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Educação e Emancipação no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (UnB): e elementos de transformar (ação) pedagógica na educação superior. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 40–59, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14495. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)