Fazer memória: notas para pensar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e na Argentina

Autores

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens e Adultas; História da EPJA no Brasil e na Argentina; Experiências educativas na EPJA

Resumo

O objetivo deste texto é tecer reflexões em torno da história da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e na Argentina a partir do momento de sua incipiente organização como modalidade nas décadas de 30 e 40, passando pela sua consolidação e redefinição nas décadas de 60 e 70, até os processos de institucionalização dos anos 90, após a abertura democrática. Ao longo desse percurso, a intenção do artigo é oferecer reflexões em torno de como a EPJA, e todos os seus sujeitos, foram desenvolvendo práticas e experiências que desestabilizaram os postulados da educação escolar moderna e propuseram outros caminhos para a educação e a pedagogia.

Biografia do Autor

Trinidad Vaccarezza, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Ciencias de la Educación pela Universidad de Buenos Aires, Argentina, Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5183-9891. E-mail: trinidadvaccarezza@gmail.com

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

VACCAREZZA, Trinidad. Fazer memória: notas para pensar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e na Argentina. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 97–115, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14791. Acesso em: 23 dez. 2024.