Fazer memória: notas para pensar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e na Argentina

Autores

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens e Adultas; História da EPJA no Brasil e na Argentina; Experiências educativas na EPJA

Resumo

O objetivo deste texto é tecer reflexões em torno da história da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil e na Argentina a partir do momento de sua incipiente organização como modalidade nas décadas de 30 e 40, passando pela sua consolidação e redefinição nas décadas de 60 e 70, até os processos de institucionalização dos anos 90, após a abertura democrática. Ao longo desse percurso, a intenção do artigo é oferecer reflexões em torno de como a EPJA, e todos os seus sujeitos, foram desenvolvendo práticas e experiências que desestabilizaram os postulados da educação escolar moderna e propuseram outros caminhos para a educação e a pedagogia.

Biografia do Autor

Trinidad Vaccarezza, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Ciencias de la Educación pela Universidad de Buenos Aires, Argentina, Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5183-9891. E-mail: trinidadvaccarezza@gmail.com

Referências

ARROYO, Miguel G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, L. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECADI-MEC/UNESCO, 2006.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA. Itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BELO HORIZONTE. Cadernos da Escola Plural – EJA: a construção de diretrizes político-pedagógicas para a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 2000.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11/2000, de 10 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

CARVALHO, Marcelo P. O financiamento da EJA no Brasil: repercussões iniciais do Fundeb. In: RBPAE. v. 30, n. 3, p. 635 - 655, 2014.

DI PIERRO, Maria C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade. v. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial - Out. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.

DI PIERRO, Maria C. Educação de jovens e adultos na América Latina e Caribe: Trajetória Recente. In: Cadernos de Pesquisa. v. 38, n. 134, 2008.

FÁVERO, Osmar. FREITAS, Marinaide. A Educação De Adultos E Jovens E Adultos: Um Olhar Sobre O Passado E O Presente. In: Revista Inter Ação. v. 36, n. 2, pp. 365-392. 2011. Disponível em <https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16712> acesso em 10/10/2021.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria C.. Escolarização de Jovens e adultos. In: Revista Brasileira de Educação. nº 14, 2000.

LEVY, Esther. Educación de Jóvenes y Adultos en Argentina. Historia reciente, sujetos, coyuntura y desafíos. In: Educação. Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 377-386, 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33928

OLIVEIRA, Marta. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera M. (org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado de Letras. 2001. 224 p.

PUIGGRÓS, Adriana, et. al., Dictadura y utopías en la historia reciente de la educación argentina (1955-1983). Buenos Aires: Editorial Galerna, 1997.

RODRÍGUEZ, Lidia. Educación de Adultos y Actualidad. Algunos elementos para la reflexión. In: Revista del Instituto de Ciencias de la Educación, año 5. n. 5, 1996.

RODRÍGUEZ, Lidia. Pedagogía de la liberación y educación de adultos. In: Historia de la educación em la Argentina: dictaduras y utopias em la historia reciente de la educación argentina (1955-193). p. 289-319. Buenos Aires: Galerna, 1997.

RODRÍGUEZ, Lidia. Educación de adultos en la historia reciente de América Latina y el Caribe. In: Efora. v. 3, p. 64-82, 2009.

SUÁREZ, Daniel H. Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolar. In: Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.387-416. abr. 2011.

SOARES, Leôncio J. G.; SILVA, Fernanda R.; SOARES, Rafaela Carla e S. Educação de jovens e adultos e propostas curriculares: (re)conhecer especificidades dos sujeitos. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC Florianópolis. 04 a 08 de outubro de 2015.

SOARES, Leôncio J. G. 30 Anos da EJA na UFMG. Extensão, formação e pesquisa. Revista Teias. v. 17, p. 43-58, ago. 2016. Acesso em: 18 out. 2021. Disponível em: <https://www.e-ublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/25013>.

SOARES, Leôncio J. G.; PEDROSO, Ana Paula F. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): Alinhavando contextos e tecendo possibilidades. In: Educação em Revista. Belo Horizonte. v.32. n. 4. p. 251-268, 2016.

UNESCO. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. (V: 1997: Hamburgo, Alemanha). Brasília: SESI/UNESCO, 1999. 67p.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

VACCAREZZA, Trinidad. Fazer memória: notas para pensar a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil e na Argentina. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 97–115, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14791. Acesso em: 22 nov. 2024.