Sobre a Revista

Revista RELPE
Revista do Curso de Pedagogia, do Câmpus "Professor Dr. Sérgio Jacintho Leonor" - Arraias - Universidade Federal do Tocantins. O colegiado conta com Grupos e Núcleos de Pesquisa nas mais diversas temáticas do campo educacional, realizando atividades extensionistas nas comunidades tradicionais da região, nas divisas do estado do Tocantins com Goiás e Bahia, principalmente. Nosso câmpus, conta ainda com um Curso vem se solidificando com produção de conhecimento na região, com a finalidade de organizar linhas de pesquisas para o futuro curso de Mestrado Profissional. A ideia é que a Revista seja um veículo de divulgação tanto das pesquisas dos grupos e núcleos como também das orientações desenvolvidas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação. A RELPE também se propõe a divulgar artigos de professores e pesquisadores externos a UFT. Aguardamos vossos trabalhos dos mais diversos locais regionais do nosso país e também do exterior.
Foco e Escopo
A RELPE é uma revista científica na área da Educação que visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à Pedagogia, enquanto ciência da prática social e curso de formação de professores. Com esta ênfase publica estudos e pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil e também do exterior e pretende, assim, contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos na área, em permanente articulação com a Didática e o cotidiano escolar. quisadores externos a UFT. Aguardamos vossos trabalhos dos mais diversos locais regionais do nosso país e também do exterior.
Processo de Avaliação
Os trabalhos encaminhados à publicação na RELPE devem ser inéditos (não foram publicados anteriormente em quaisquer outros veículos) e não estão sendo submetidos, simultaneamente, para outra publicação, tanto em meios impressos como eletrônicos.
A RELPEprocede à avaliação pela modalidade por pares duplo-cego (double blind peer review). Primeiramente, a editora chefe avalia o trabalho recebido quanto à sua adequação à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. Caso aprovado nessa primeira avaliação, o artigo é anonimizado e submetido a um processo de revisão dos Pareceristas ad-hoc externos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho. Em caso de discordância, entre os dois pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador. Este processo pode resultar em uma de três situações:
a) aceitação do trabalho sem modificações;
b) devolução aos autores, com sugestões de modificação;
c) recusa do trabalho.
O Conselho Editorial detém o poder da decisão final. Os autores podem acompanhar pela plataforma todos os passos do processo de avaliação e preparação dos trabalhos.
Autores serão comunicados, via e-mail, da aceitação ou recusa de seus artigos. A Comissão Editorial não se responsabiliza pela revisão ortográfica, linguística e bibliográfica do trabalho. No entanto, a qualidade dos idiomas utilizados nos textos é quesito para a aprovação do trabalho, sendo de responsabilidade de autores as revisões necessárias.
Havendo necessidade de alteração quanto ao conteúdo do texto, será sugerido que autores o façam e devolvam no prazo estabelecido, a falta de cumprimento desse item pode ocasionar a não publicação do artigo.
As datas de submissão e de aceite, bem como o nome do editor responsável são publicados em cada artigo.
Obs.: Esta revista reserva-se o direito de não publicar mais de um artigo de um mesmo autor e/ou coautor por ano.
Periodicidade
A RELPE tem periocidade Anual. A Revista organizará também Dossiês Temáticos e Edições Especiais.
Política de Acesso Aberto, Livre e Gratuito
A RELPE oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização e acesso livre ao conhecimento. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação com o trabalho, simultaneamente, licenciado sob uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autores e publicação inicial neste periódico. A RELPE permite que seus autores cadastrem seus artigos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores (Academia.edu, ResearchGate, etc.), além de divulgá-los em suas redes sociais.
Política de direitos autorais
A RELPE utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0). Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista, os detentores dos direitos são os autores dos manuscritos. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.
Política de auto-arquivo
A RELPE permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do artigo publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial). Por exemplo: PN PKP, LOCKSS e outros.
Política de Compartilhamento de dados
A RELPE segue uma política de incentivo ao compartilhamento de dados de pesquisa, mas comprometida com a não violação de privacidade dos sujeitos participantes e/ou outras questões com implicações éticas. Devido a tendência em que cada vez mais agências de financiamento tem tornado a descrição das formas de compartilhamento de dados das pesquisas um requisito para análise de mérito dos estudos, a RELPE orienta que autores disponibilizem publicamente os dados de suas pesquisas, garantindo transparência e reprodutibilidade. Ao enviar seu artigo para a RELPE pode ser que seja solicitado que o manuscrito, quando for o caso, contenha uma declaração de disponibilidade de dados, informando onde os dados associados ao trabalho estão disponíveis e sob quais condições (licenças) podem ser acessados, incluindo links de direcionamento.
Política Livre de Plágio
A RELPE adota política de combate ao plágio, assim o sendo, os artigos enviados são previamente analisados pelo editor-chefe, com o objetivo de identificar possíveis plágios. Toma como referência as deveres dos autores e os deveres dos avaliadores.  Em caso, de detecção de plágio o artigo é reprovado. 
Política de ética e boas práticas na publicação
A RELPE tem compromisso firmado com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da RELPE utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria RELPE caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da RELPE caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à RELPE seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da RELPE.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da RELPE.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na RELPE e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.