O DIREITO À CRECHE NA CIDADE DE MANAUS: A VOZ DAS MÃES DE CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

  • Vanderlete Pereira da Silva
  • Ivanilde dos Santos Mafra

Palavras-chave:

Criança pequena, Atendimento em Manaus, Direito à educação, Mãe de classes

Resumo

Este artigo incide sobre o direito das crianças pequenas à educação, no contexto da região norte do Brasil, mais especificamente na cidade de Manaus (AM). Nós centrado o debate a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que buscavam noções das mães relacionadas com o direito das crianças de zero a três anos de idade. A definição deste problema foi construída pelas ações comuns em Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), instigando as investigações de significados sobre o direito à educação apresentados entre as mães que trabalham fora da capital do Amazonas. Nesta análise é encontrada evidência entre a dimensão populacional de Manaus e a falta de lugares em redes de creches das cidades "contrastantes”. O direito à educação de crianças pequenas é mostrado e é conhecido na esfera das práticas sociais, sob os aspectos do direito à educação, sob o olhar/voz apresentadas entre as mães. As metodologias teóricas deste estudo recaem sob o materialismo histórico-dialético, que ocorre à categoria de totalidade. Saber sobre o direito à educação dentro do perfil urbano de Manaus ajudou a conformar-se, ao lado das mães, outras vozes para o link da realidade local com o realidade/cenário nacional. O estudo mostra, discute e convida a conhecer, através do canal de vozes das mães da região norte, alguns aspectos da configuração do direito à educação das crianças de 0 a 3 anos

Referências

ALMEIDA, L. S. e FREIRE, T. 2000. Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilíbrios.

AMAZONAS. Governo do estado. SEPLAN; MANAUS – Prefeitura Municipal; Fundação João Pinheiro. 2010. Desenvolvimento Humano em Manaus. Atlas Municipal, Volume I.

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado.

BRASIL. 1990. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

BRASIL. 1996. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

BRASIL. 2001. Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2009. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2009. Rio de Janeiro, 2010a. Disponível em:

. Acesso em: 10 jul. 2011.

BRASIL. 2010. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições da vida da população brasileira. Rio de Janeiro, 2010b. Disponível em: . Acesso

em: 10 jul. 2011.

BRASIL. 2009. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18

dez de 2009.

BRASIL.2014. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2013. Brasília: MEC, 2014. Disponível em:

www.dataescoabrasil inep.gov.br >. Acesso em: 15 de jan. 2014.

CRAIDY, C. 2001. A educação infantil e as novas definições da legislação. In: CRAIDY, C. ; KAERCHER, G. (orgs.). Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed.

FREIRE, S. 2011. Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas. Manaus: Editora Valer.

KRAMER, S. 2003. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZÍLIO, L. C. ; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez

LEITE FILHO, A. ; NUNES, M. F. 2013. Direitos da criança à educação infantil: reflexões sobre a história e a política. In: KRAMER, S. NUNES, M.F. CARVALHO, M.C. (orgs.) Educação Infantil: Formação e Responsabilidade. Campinas: Papirus.

MARX, K. 2008. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural.

MARX, K. ; ENGELS, F. 1998. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.

ROSEMBERG, F. 2011. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. S. Educação infantil, igualdade racial e

diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo, CEERT.

UNICEF. 1990. Convenção sobre os direitos das crianças. Disponível em: < https://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf >. Acesso em: 20 out. 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Vanderlete; DOS SANTOS MAFRA, Ivanilde. O DIREITO À CRECHE NA CIDADE DE MANAUS: A VOZ DAS MÃES DE CRIANÇAS PEQUENAS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 70–85, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13503. Acesso em: 22 nov. 2024.