LEVANTAMENTO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PALMAS – TO, SOBRE DOENÇAS INFECCIOSAS E CONTAGIOSAS.
Palavras-chave:
Escolas promotoras de saúde, Higiene pessoal e Saúde, Temas TransversaisResumo
Este trabalho está baseado nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, discutidos a nível nacional nos anos de 1995 e 1996 a cerca dos temas transversais, propondo anexá-los ao Projeto Político Pedagógico escolar e trabalhando-os de forma interdisciplinar desde os primeiros anos de escolaridade do indivíduo, até o fim de sua formação básica. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa tem por objetivo subsidiar ações para o PPP da escola Municipal Antônio Carlos Jobim de Palmas – TO, no que se refere ao currículo de ciências sobre doenças infecciosas e contagiosas por meio de um questionário aplicado nas séries finais do ensino fundamental (oitavo e nono ano), contendo perguntas de múltipla escolha, elaboradas seguindo quatro abordagens principais (conceito de doença infectocontagiosa, suas formas de contagio, prevenção e sintomas). Os resultados encontrados permitem visualizar o perfil de saúde expresso por estes alunos, que apresentaram índice de acertos no questionário satisfatório a respeito do conceito, formas de contagio e prevenção destas enfermidades, porém, foi observado que estes discentes possuem uma visão reduzida sobre os sintomas das principais doenças infecciosas e contagiosas.
Referências
BRASIL. 1996. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692.
Brasília.
BRASIL. 1996. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394.
Brasília.
BRASIL. 1997. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília 1997.
BORUCHOVITCH E; FÉLIX-SOUSA I. C; SCHALL V. T. 1991. Conceito de doença e prevenção da saúde de população de professores e escolares do primeiro grau. Ver. Saúde Pública.
BUSQUETS, M. D. 1999. Temas transversais em educação. São Paulo: Ática.
GIL, A. C. 1999. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed, São Paulo: Atlas, 1999.
IERVOLINO, S. A. 2000. Escolas promotoras de saúde: um projeto de qualidade de vida. Dissertação de Mestrado. São Paulo. Faculdade de Saúde Pública da USP - USP, 167p.
IERVOLINO, S. A. ; PELICIONI, M. C. F. 2005. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 15, n.º 2, ago.
MINAYO, M. C. S. 2000. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7ª Ed. São Paulo: Hucitec.
MASSABNI, V. 2000. O conceito sobre sistema imunológico nos livros didáticos de ensino médio. Bauru. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho”, Faculdade de Ciências.
OPAS. 1996. Oficina Sanitária Panamericana. Escuelas promotoras de salud: modelo y guía para la acción. Washington (DC).
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. 1998. Apresentação dos Temas Transversais. Secretaria da Educação, Ensino Fundamental, Brasília: MEC/SEF.
REFERENCIAL CURRICULAR do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano. 2008. 2ª Ed. Secretaria de Estado da Educação e Cultura.
ROCHA, D. G. ; MARCELO, V.C.; PEREIRA, I.M.T.B. 2002. Escola Promotora da Saúde: uma construção interdisciplinar e intersetorial. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, 12(1), p. 57-63.
SALUM E MORAIS, M.L.; SOUZA, B.P. (org.). 2001. Saúde e educação, muito prazer! Novos rumos no atendimento à queixa escolar. Algumas palavras aos profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo; 266p.
SILVA, C. S. 1997. Escolas Promotoras de Saúde: uma visão crítica da saúde escolar. In: Cadernos de Escolas Promotoras de Saúde – I. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Saúde Escolar, p. 14-20.