Políticas Públicas Educacionais para os quilombos: A Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

Autores

  • Sandra Regina Evangelista Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-0797-3695
  • Maguinólia Bueno Maia Secretária Estadual do Tocantins (SEDUC-TO)
  • Márcia Cristina Gomes Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Kauê Vargas Furtunato Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0003-3968-6188
  • Haiany Silva Tavares Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Quilombo, Políticas públicas educacionais, Pesquisa Bibliográfica, Ações educacionais efetivas

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática das políticas públicas educacionais voltadas às comunidades quilombolas, com o objetivo de verificar como essas políticas vêm se configurando na prática nesses espaços e se elas contribuem para promover   uma educação específica, diferenciada, e de qualidade para essa população. A comunidade quilombola escolhida para desenvolver esta pesquisa foi a comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, localizada no município de Arraias, no estado do Tocantins. Para atingir o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e referencial sobre temas relacionados às políticas públicas, educação, educação quilombola e comunidade quilombola. Os vínculos profissionais e estudantis de uma das autoras foi o fator motivador para a realização do trabalho, a partir do qual, entendeu-se a necessidade de se estabelecer a documentação desses relatos, para que alcancem além da comunidade, na expectativa de contribuir para a ampliação do universo de pesquisas relacionadas às políticas públicas educacionais nas comunidades quilombolas, e com isso, possibilitar o subsídio de ações mais efetivas, que possam de fato atender às necessidades e especificidades destes sujeitos. Ao visitar a comunidade e conversar com moradores e com a Secretária Municipal de Educação do Município, percebemos que muitas ações precisam ser efetivadas, tais como: livro didático, formação de professores, e o projeto político pedagógico dessas escolas.  Assim, observou-se que não basta a lei prever ou garantir políticas públicas, sejam elas de educação, infraestrutura, saúde, entre outras, é preciso antes de tudo que os gestores públicos promovam ações que concretizem de fato o que a lei estabelece.

Referências

APOLINARIO, Juciene Ricarte. Escravidão Negra no Tocantins Colonial: vivências escravistas em Arraias (1739-1800). Goiânia: Kelps, 2007.

ARAUJO, FOSCHIERA. As contradições ente a realidade socioeconômica da Comunidade Quilombola Mimoso do Kalunga e a garantia dos direitos legais de educação e território. Revista Pegada, vol. 13, n. 2, 2012.

ARRUTI José Maurício. Conceitos, Normas e Números: uma introdução à Educação Escolar Quilombola. Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/3454 >. Acesso em 10 jun.2021.

ARRUTI José Maurício. Mocambo: Antropologia e história do processo de formação quilombola . Bauru,São Paulo: Edusc, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Diário Oficial da União, Assembleia Nacional Constituinte, Brasília, DF, 05 out. 1988.

BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. MEC/ SECADI. Uma História do povo Kalunga. Brasília: MEC/SEF. 2002.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e cultura afro-brasileira" e dá outras providências. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.

BRASIL. Resolução nº 13, de 09 de maio de 2013. Estabelece procedimentos para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa de Bolsa Permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior. Diário Oficial da União de 09 de maio de 2013.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC) / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC) / Secretaria de Educação a Distância – SEED. Programa Salto para o Futuro, Boletim 10 de junho de 2007.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 nov. 2012.

BRASIL. MEC/SECAD. Quilombolas. Brasília. 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA, MEMORIAL DESCRITIVO, 2007.

KIDHIR, Kaled Sulaiman. Práticas Socioculturais Quilombolas para o Ensino de Matemática: mobilizações de saberes entre Comunidade e Escola. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

KRAMER. Sonia. Infância, Educação e Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA. Sandra Maria Faleiros. Comunidades Remanescentes de Quilombo Lagoa da Pedra e Kalunga Mimoso, Arraias-Tocantins, 2006. Disponível em: < https://www.anpocs.com/index.php/papers-30-encontro/gt-26/gt20-22/3431-slima-comunidades/file >. Acesso em 12 abr. 2021.

MARQUES. Tatiane Rosa. Festejos de Santo Reis na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso. Monografia (graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental). Universidade Federal do Tocantins. Arraias, Tocantins, 2020. Disponível em: < https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2654/1/RTC%20-%20Monografia%20-%20Tatiane%20Rosa%20Marques.pdf. >. Acesso em: 15 mar. 2021.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Periódico Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica [S.l: s.n.], 2003. Disponível em: < https://repositorio.usp.br/item/001369256 >. Acesso em: 11 jan. 2021.

O’DWYER. Eliane Cantarino. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006,-- (Coleção Primeiros Passos)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO – SEMED, Arraias-TO. Plano de trabalho da Educação Municipal de Arraias, 2020.

SEPPIR. Programa Brasil Quilombola. Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

EVANGELISTA, Sandra Regina; MAIA, Maguinólia Bueno; COSTA, Márcia Cristina Gomes; FURTUNATO, Kauê Vargas; TAVARES, Haiany Silva. Políticas Públicas Educacionais para os quilombos: A Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 78–93, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14497. Acesso em: 22 nov. 2024.