AS IDEOLOGIAS E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM NOSSO PAÍS

Autores

  • Iremar Sebastião dos Reis

Palavras-chave:

Ideologia, Ensino de Língua Estrangeira, Escola de ensino fundamental e médio

Resumo

Chamamos neste artigo a atenção para as questões de ideologia, sua ligação com o ensino de Língua Estrangeira em nossas escolas, em especial a Língua Inglesa, o seu modo operante e sua influência no processo de ensinoaprendizagem, pois embora a ideologia esteja presente no contexto cotidiano de sala de aula, muitas vezes não nos damos conta dela, o que leva a reflexos no ensino-aprendizagem do nosso sistema educacional. Nosso objetivo é alertar e levar o leitor a uma reflexão sobre o assunto, de forma a entender melhor o motivo pelo qual o ensino de línguas se encontra deficiente em nossas escolas, bem como contrapor ideias a certos componentes ideológicos presentes nesse contexto de ensino-aprendizagem e das pessoas a ele relacionadas. Os autores que serviram de apoio para esse trabalho foram escolhidos por apresentarem questões pertinentes ao tema e levantarem questionamentos oportunos e condizentes com a realidade atual, entre eles Thompson (2002), Rajagopalan (2003), Bakhtin (2004) e Almeida Filho (2007). Seus argumentos favorecem uma educação de qualidade, nosso desejo maior.

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística Aplicada – Ensino de Línguas e Comunicação. José Carlos Paes de Almeida Filho – 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores e ArteLingua, 2007.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem – problemas fundamentais do método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Michael Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. , São Paulo: Hucitec, 2004.

CARPENTIER, Alejo. Literatura e consciência política na América Latina. In: Literatura e consciência política na América Latina. Trad. Manoel J. Palmeirin. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1971.

CULLER, Jonathan. Structural poetics. London: Routledge and kegan Paul, 1975.

DONNINE, Lívia. Ensino de Língua Inglesa/Lívia Donnine, Luciana Platero, Adriana Weigel. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GHIRALDELLI Jr, Paulo. O que é Filosofia da Educação. In: GHIRALDELLI Jr, Paulo. (org). O que é Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LYRA, Pedro. Literatura e Ideologia. Petrópolis: Editora Vozes, 1979.

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem – de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Ideologia e ensino de Línguas e Literaturas estrangeiras. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira.(org). Ensino de Língua Inglesa: reflexões e experiências. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

PENNYCOOK, Alastair. A linguística Aplicada dos anos 90: Em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI I. CAVALCANTI M. C. (Orgs). Linguística Aplicada e Transdiciplinaridade: Questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa, Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

DOS REIS, Iremar Sebastião. AS IDEOLOGIAS E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM NOSSO PAÍS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 121–136, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13470. Acesso em: 29 abr. 2024.