ECOLETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO: LINGUAGENS AMBIENTAIS E CURRÍCULO

Autores

  • Claudionor Renato da Silva

Palavras-chave:

Ecoletramento, Escola do Campo, Linguagens Ambientais

Resumo

O presente estudo é uma proposta de ensino-aprendizagem em educação ambiental para escolas de assentamentos rurais. A prática pedagógica aqui voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental, parte de dois aportes teóricos: ecoletramento e linguagem. O método é o da pesquisa bibliográfica, explorando imagens fotográficas de assentamentos rurais como potenciais à discussão da sustentabilidade nesses espaços; discussão esta, sempre ligada à luta pela terra e pela reforma agrária. Os resultados indicam a potencialidade de tais atividades coadunadas às discussões do currículo destas escolas, bem como às propostas da literatura em ecoletramento. Conclui-se que o estudo aponta para uma prática interdisciplinar em educação ambiental no currículo das escolas do campo.

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da. ECOLETRAMENTO NA ESCOLA DO CAMPO: LINGUAGENS AMBIENTAIS E CURRÍCULO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 112–127, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13516. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos